Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Controladoria Jurídica: Implantação e benefícios desta tendência em gestão do departamento jurídico

7 de outubro de 2015

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
atendimento@internews.jor.br.

A crescente quantidade de processos e litígios, especialmente nas áreas de contencioso de massa e de direito do consumidor, tem levado diversos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas a aderir a uma recente tendência de gestão: Controladoria Jurídica.

Cabe à Controladoria Jurídica assumir todo o trabalho administrativo, de controle e processual, oferecendo o suporte necessário para que a equipe técnico-jurídica dedique-se exclusivamente às atividades jurídicas propriamente ditas.

Muitos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia registram com esta inovação expressivos ganhos de produtividade. Ao implantar a Controladoria Jurídica estão obtendo melhor qualidade e mais agilidade na prestação de serviços. A demonstração de resultados da área jurídica se torna mais assertiva com a utilização pela Controladoria Jurídica de indicadores de desempenho consolidados.

Participe deste Seminário InterNews e conheça os benefícios da Controladoria Jurídica estruturada, assim como os principais desafios para a sua implantação. Compreenda o passo a passo para estruturar a área de Controladoria Jurídica. Fortaleça estratégias de segmentação e classificação de carteira. Saiba identificar o perfil ideal do controller Jurídico e os modelos existentes de Controladoria Jurídica. Veja como gerenciar riscos adotando o modelo de contingenciamento e provisionamento mais adequado ao seu contexto. Otimize a gestão da qualidade com a consolidação de indicadores de desempenho.

PROGRAMA

8h00 – Credenciamento

8h30 – Controladoria Jurídica: conceito e benefícios para Departamentos Jurídicos e escritórios de advocacia

Samantha Albini
Advogada e consultora especialista em Produção ou Gestão de Serviços Jurídicos na 4Pros – Gestão para Advogados. Atuou como Controller Jurídico, Gerente Jurídico e advogada em departamento jurídico de empresa multinacional. Possui experiência na implantação da ISO 9001 em ambiente jurídico. É professora permanente da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR e do Informa Group, com cursos voltados à gestão e indicadores de desempenho na advocacia. Possui mais de 15 anos de experiência na implantação de Controladorias Jurídicas, reestruturação da gestão jurídica e Organização e Métodos na Advocacia. É vice-presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR e autora do livro “Controladoria Jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos” (Juruá, 2014).

9h40 – Coffee break

 

10h00 – A importância de uma boa ferramenta de TI para a organização do escritório ou departamento jurídico

Pedro Amaral Salles
Sócio-fundador da Salles, Franco de Campos, Bruschini Advogados. Formado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (2002). É especialista em Direito Civil e Processual Civil pela EPD – Escola Paulista de Direito (2005-2006), possui LL.M. em Direito dos Contratos pelo INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa (2008-2010), e LL.M. pela University of Pennsylvania Law School (2011-2012); obteve ainda o Wharton Business and Law Certificate pela The Wharton School, University of Pennsylvania (2011-2012). É fundador do escritório Salles, Franco de Campos, Bruschini Advogados.

11h10 – Como uma visão mais integrada do conhecimento jurídico e de projetos contribuiu para a implantação da controladoria jurídica – Caso Prático

Fernanda Soares Ferreira
Controller Jurídico da Protege S.A. Especialista em Controladoria Jurídica, Gestão de Serviços Jurídicos e implantação de indicadores. Atuou como Consultora Especialista e Gerente de Projetos na TOTVS S.A, atendendo exclusivamente Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. É formada em Direito pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas.

12h20 – Almoço

 

13h40 – Perfil do controller Jurídico e modelagem da Controladoria Jurídica alinhada ao tipo de produção legal de cada empresa

Gustavo Xavier Basseto
Consultor Jurídico do SINDHOSFILVP – Regional do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alta Mantiqueira
Advogado especializado em Administração Hospitalar e em Direito Médico, Odontológico e da Saúde. Palestrante e Professor de Direito Médico, Deontologia e Mercado da Medicina da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo. Consultor Jurídico do SindHosfilVP – Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo – Regional do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alta Mantiqueira. Conselheiro Representante das Empresas na 13ª Junta de Recursos da Previdência Social.

14h50 – Estratégias de segmentação e classificação de carteira para fortalecer a Controladoria Jurídica

Aldrey Liboni
Gerente Jurídica de Contencioso Trabalhista da Contax
Atuando há 10 anos na área trabalhista, com sólida experiência em contencioso empresarial, nas modalidades preventiva e contenciosa. Exercendo cargo de gestão e desenvolvimento de pessoas, processos e projetos há 5 anos. Atuou em escritórios de renome como Siqueira Castro Advogados, Emerenciano Bagio Advogados Associados e Manhães Moreira Advogados. É formada em Direito pela Universidade São Marcos, com cursos de pós-graduação em Direito do Consumidor pela FMU – Centro de Pesquisa e Pós-Graduação e em Direito e Processo de Trabalho pela PUC – Pontifícia Universidade Católica.

 

16h20 – Coffee break

16h40 – Atendimento ao cliente: como melhorar índices de confiança através da Controladoria Jurídica

Roberto Chaves Tonetti
Sócio-gestor de Duarte e Tonetti Advogados Associados
Especialização em Direito Empresarial pela Escola Paulista de Direito e Pós Graduação em Administração de Pequenas e Médias Empresas pela FIA – Fundação Instituto de Administração (FEA/USP). Professor universitário de Direito Comercial para o curso de Administração de Empresas. Coautor do livro “Coaching para Advogados”, publicado pela Editora Leader.

 

18h00 – Encerramento