Capacitação, Realizados
Prevenção e Controle de Fraudes Corporativas
26 e 27 de março de 2015
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Nenhuma empresa está imune à fraude, independente do porte ou ramo de atividade. Os ataques são frequentes e ocorrem em qualquer parte do mundo. Nos EUA, a perda por fraudes nas corporações está estimada em US$ 400 bilhões. As fraudes no Brasil afetam quase 70% das empresas.
Impunidade e falta de controle beneficiam as ações. Mesmo que a fraude seja identificada, a sua caracterização e a investigação da extensão e origem é bem mais complexa. Quase todas as fraudes são praticadas pelos próprios funcionários e os responsáveis pela empresa são os últimos a saber.
Participe deste Evento de Capacitação InterNews para melhor desenvolver ações preventivas e de combate à fraude em sua empresa. Saiba como reconhecer situações de fraude, definir políticas preventivas e preparar estratégias e iniciativas de combate.
Renomado profissional em segurança da informação e na implantação de estruturas de segurança, prevenção e combate à Fraude, André Regazzini, apresentará um roteiro estruturado para o planejamento, implantação e operação do processo de apuração interna, proteção de ativos e resposta a incidentes, garantindo a prevenção e o controle de fraudes corporativas.
INSTRUTOR
André Luis Regazzini
CSO, CISA, CISM, CGEIT
Profissional de Segurança da Informação, Certificado pela ISACA como Certified Information System Auditor (CISA), Certified Information Security Manager(CISM) e Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT), Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC de Campinas e Pós-graduado em Tecnologia de Desenvolvimento e Auditoria de Sistemas pela FURB de Santa Catarina. Possui grande experiência profissional na Gestão de Tecnologia, Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação. Trabalhou nas empresas FEPASA, Perdigão, PricewaterhouseCoopers, Vésper, Ernst & Young e outras. Grande conhecimento e prática na implantação de estruturas de segurança da informação, programas de auditoria de sistemas, estratégias de governança de TI e mecanismos de SLA. Já atuou como consultor de segurança e de TI em empresas de cartão de crédito, seguradoras, bancos, indústrias e operadoras de telecom. Atualmente é Sócio diretor da IPLC do Brasil, empresa especializada em Proteção da Informação.
PROGRAMA
I. Tipificando a fraude corporativa
- Causas das fraudes corporativas
- A influência da cultura e do ambiente sobre as pessoas
- Comparação da fraude com outras ameaças
- Personificação do fraudador
- Caracterização do ambiente de fraudes
II. Tratamento da fraude corporativa
- Detecção e reconhecimento da situação de fraude
- Apuração inicial da fraude
- Cuidados e armadilhas na apuração de fraudes
- Controles sobre o fraudador e sobre o ambiente de fraude
- Reaproveitando as lições aprendidas
III. Evitando a recorrência de fraudes e fraudadores
- Controles preventivos para fraudes;
- Monitoração e detecção;
- Conscientização e ambiente colaborativo
- Proteção dos recursos da empresa
- Processos e características das áreas que lidam com fraudes
- Relatórios e comunicação de fraudes corporativas
IV. Tratando as fraudes tecnológicas
- Análise de riscos e ameaças
- Diferenciação da fraude em recursos de TI
- Mudanças no cenário de fraudes em decorrência da TI
- Prevenção às fraudes tecnológicas.
- Efeito do encadeamento e da interdependência de empresas, negócios e informações
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