Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Energia elétrica: como posicionar a sua empresa diante da crise

Otimize o seu suprimento diante do risco de racionamento e alta das tarifas

6 de fevereiro de 2015

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
atendimento@internews.jor.br.

Há sérias dúvidas sobre a disponibilidade de energia elétrica para sua empresa no decorrer de 2015 e em 2016. A possibilidade de racionamento é real. Equívocos do governo em iniciativas de regulação do setor, somados à falta de chuvas, criam graves desafios para o setor elétrico e para as empresas assegurarem disponibilidade de energia elétrica. Os reservatórios nunca estiveram com níveis tão baixos, o que tem reduzido a capacidade de geração das hidrelétricas. As termelétricas, que operam a custos elevados, programadas para despachar apenas 5% do tempo, estão funcionando ininterruptamente há dois anos.

Isso produziu um forte impacto no custo da geração de energia, o que torna o preço da energia elétrica para as empresas uma questão crucial, ao lado da disponibilidade. As tarifas foram recentemente reajustadas em 22% e, para 2015, a previsão é de alta de pelo menos 20% acima da inflação.  Em uma de suas primeiras declarações como futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy confirmou que pretende desafogar os cofres do Tesouro Nacional ao repassar aos consumidores os custos adicionais da geração. E há ainda novas medidas como a bandeira tarifária, que começa a valer em janeiro.

Participe deste Seminário InterNews e tenha acesso a informações cruciais para seu planejamento energético. Compreenda as possibilidades de racionamento e como ele pode afetar seu setor. Avalie as opções de curto prazo para suprir a redução no seu fornecimento de energia. Aprenda mais sobre os mercados cativo e livre e sobre como garantir seu suprimento de energia em um período de crise. Adquira informações que permitam adotar com agilidade medidas eficientes para reduzir os impactos da crise no seu negócio e evitar prejuízos para sua empresa. Entenda os detalhes técnicos de um possível racionamento, seus impactos e como deverão ser definidos os cortes para cada setor da economia.

Programa

8h00 – Credenciamento

8h30 – O cenário meteorológico para 2015 e 2016 e seus impactos para a geração de energia elétrica

Patrícia Madeira
Climatempo

9h40 – Coffee Break

10h00 – Nível dos reservatórios e capacidade de produção: o que podemos esperar de 2015 e 2016

  • Perspectivas para geração e distribuição de energia elétrica
  • Uma análise das afluências até fevereiro por todo o país
  • Perspectivas para uso da capacidade instalada

João Carlos de Oliveira Mello
Presidente da Thymos Energia. Bacharel, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ, conta com mais de 30 anos de experiência no setor de energia. Participou do planejamento para a reestruturação do setor de energia brasileiro em meados dos anos 1990.

11h10 – Segurança jurídica das empresas e judicialização no setor elétrico

  • Aspectos jurídicos da redução do PLD teto e o rateio dos encargos
  • O registro de contratos na CCEE e a Portaria MME 455/2012
  • A nova Metodologia de Garantia Financeiras e a Audiência Pública 42/2014

Raphael Gomes
Sócio da Área de Energia do escritório Demarest Advogados. Atua desde 2001 na área regulatória de energia elétrica. Exerceu nos últimos 7 anos o cargo de Gerente Jurídico-Regulatório na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Membro efetivo da Comissão de Direito da Energia da OAB/SP e do Instituto Brasileiro de Estudo do Direito de Energia.

12h20 – Almoço

13h40 – Suprimento de energia e racionamento

  • Prováveis regras: o que aconteceu em 2001
  • Detalhes em uma decisão de racionamento, porcentagens de redução para cada setor
  • A profundidade do racionamento e sua duração
  • A viabilidade de geradores industriais em caso de racionamento

Silvio Areco
Diretor da consultoria Andrade & Canellas Energia S.A., engenheiro com especialização em Sistemas de Potência e de Proteção pela Power System Engineering Course (EUA) e pela Rayrolle Parson (Inglaterra). Consultor Permanente do Conselho de Administração da APINE (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica). Foi conselheiro Fiscal e de Administração do ONS e vice-presidente da ABRAGE (Associação dos Geradores de Energia Elétrica).

14h50 – Compra de energia elétrica e contratos em 2015

  • Os impactos da MP 579 para o mercado cativo: um comparativo
  • Impacto dos encargos em 2015 e 2016 com o novo teto do PLD
  • Duvidas e incertezas regulatórias
  • Prazos adequados para contratos

Mikio Kawai Jr.
Diretor da Safira Energia, é economista formado pela USP e mestre em Economia pela Unicamp. Conta mais de 17 anos de experiência em mercados de energia e mercado financeiro. Foi gerente de operações da OpenLink, gerente de Suprimento de Energia do grupo AES e trader de energia no grupo CPFL Energia.

Fabiano Fuga
Gerente de Energia da Linde Gases para a América do Sul, é engenheiro pela USP com mestrado em Sistemas de Energia pela mesma universidade e MBA pela FGV. Atua desde 1999 no setor energético, com passagens pela CCEE, CPFL e Andrade & Canellas Energia.

16h30 – Coffee Break

16h50 – Opções emergenciais de curto prazo: geradores industriais

  • Viabilidade técnica e as opções para cada tipo de planta industrial e setor
  • Relação custo-benefício caso a caso
  • Geração e fornecimento no horário de ponta
  • Gás ou diesel?

Brian Brewer
Presidente da OnCorp (antiga Aruanã Energia). Engenheiro pela United States Merchant Marine Academy (EUA).

18h00: Encerramento