Capacitação, Realizados
Apuração da Rentabilidade dos Negócios Integrada com Performance Corporativa em Bancos
19 e 20 de março de 2015
As informações de performance de resultados gerenciais são de fundamental importância para uma instituição financeira atingir os seus objetivos de retorno. Nesse contexto, os conceitos e os critérios aplicados na apuração de resultados gerenciais devem ser bem compreendidos. Alguns desafios precisam ser resolvidos: É necessário haver consistência no modelo de mensuração dos resultados entre áreas de negócios, mesas de operações e capital institucional. Os procedimentos de apuração no sistema gerencial devem estar alinhados com os demonstrativos contábeis. Os critérios de cálculos precisam ser coerentes e possuírem clareza de entendimento.
O processo de apuração de resultados gerenciais implantado em um banco tem os seguintes objetivos: a medição da contribuição gerada pelos gestores de negócios no resultado; a rentabilidade de produtos, clientes e unidades; a possibilidade de alinhamento dos planos de ações com o maior incentivo em resultados e, principalmente, a compreensão pela administração dos fatores de originação e composição do resultado final do banco.
A metodologia de apuração de resultados gerenciais em bancos deve partir da definição da modelagem de precificação interna dos recursos no gerenciamento do “caixa central” na Tesouraria, conhecido como FTP – funds transfer pricing, considerando a intermediação entre a geração de funding versus as alocações de recursos em ativos de créditos, títulos e aplicações. Adicionalmente, a medição da contribuição dos negócios deve considerar modelo de rateio interno dos custos da estrutura e a alocação gerencial do capital econômico.
Participe deste evento de Capacitação InterNews para compreender melhor os conceitos, critérios e a utilização prática de processos de geração de informações para apuração dos resultados gerenciais em bancos. Será utilizada uma base simplificada e simulada de operações e de um balanço para subsidiar esta compreensão. Saiba mensurar e avaliar a contribuição das Áreas Comerciais, da Tesouraria e do Capital na formação do resultado corporativo do banco. Adquira uma visão matricial entre gerencial x contábil.
Instrutor
José do Socorro Assis
Economista, Pós-Graduado em Finanças/Contabilidade e MBA em Gestão Empresarial, trabalhou 27 anos no Unibanco e no Banco Fibra, exercendo cargos de Superintendente nas áreas de Planejamento e Controladoria. É sócio-diretor da JDSA Consultoria, especializado em 1) avaliação gerencial de resultados de bancos : negócios, unidades, produtos, clientes, posições de Tesouraria, eventos no Institucional, bem a consolidação entre gerencial x contábil e 2) informações para Gestão dos Ativos e Passivos (ALM), considerando metodologias de precificação interna, gerenciamento da liquidez, precificação do funding, montagem das posições de Tesouraria e organização do ALCO.
PROGRAMA
1. Estrutura e Modelos
1.1. O papel do Sistema Gerencial no Banco
1.2. Estrutura de Unidades de Resultado
1.3. Modelo de Transferência Interna de Recursos – FTP
2. Resultado Gerencial das Áreas Comerciais
2.1. Os negócios e o MIS no Varejo/Atacado
2.2. Critério de Apuração do Spread Financeiro
2.3. Apuração da Margem Financeira no Varejo/Atacado
2.4. Os custos de Vencidos e Despesas de PDD
2.5. Alocação dos Custos Administrativos no Negócios
2.6. Apuração da Contribuição dos Negócios no Resultado
2.7. Montagem parcial dos Balanços Contábil e Gerencial
3. Resultado Gerencial da Tesouraria
3.1. Estrutura dos Negócios, Livros e o MIS
3.2. Definições da Carteira, Hedge, Exposição e Custo Captações
3.3. Apuração da Margem Financeira e Resultado Operacional
4. Resultado Gerencial do Institucional
4.1. Formação do Capital Líquido em Caixa
4.1. Apuração do Resultado do Institucional
5. Resultado Consolidado e Análise Corporativa
5.1. Resultado Consolidado: Negócios e Institucional
5.2. Visão matricial do Resultado: Contábil x Gerencial
5.3. Alocação Gerencial do Capital aos Negócios
5.4. Análise de Indicadores das Unidades e Corporativos
5.5. Visão Geral do Sistema Gerencial
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