Capacitação, Realizados
Gestão Integrada de Orçamentos e Custos
com Clovis Padovese
8 e 9 de outubro de 2014
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A Gestão Integrada de Orçamentos e Custos permite detectar e eliminar desperdícios e otimizar ações estratégicas para o controle de gastos. Ao adotar novas técnicas de planejamento orçamentário, como “zero base” e “beyond budgeting”, aliado a métodos de redução de custos, as empresas adquirem melhores condições para priorizar alocação de recursos, aumentar produtividade e lucratividade.
Participe deste Evento de Capacitação InterNews e implemente uma Gestão Integrada de Orçamentos e Custos que forneça informações seguras para melhor acompanhar o desempenho da empresa e para a tomada de decisões estratégicas relacionadas a eliminação de desperdícios, redução de custos, realocação de recursos, melhoria de processos e aumento de produtividade.
INSTRUTOR
Clóvis Padoveze
Doutor em Contabilidade e Controladoria – FEA/USP
Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP
Professor de Controladoria e Contabilidade da Universidade Metodista de Piracicaba
Já conduziu mais de 300 programas de treinamento
Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos
Autor de 15 livros, dentre eles: “Contabilidade Gerencial”, “Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas”, “Administração Financeira de Empresas Multinacionais”, “Planejamento Orçamentário” e “Controladoria Estratégica e Operacional”.
Destaques do Programa
- Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.
- Discussão da estrutura administrativa responsável pelo plano orçamentário e pelo sistema de custos, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada.
- Apresentação das integrações necessárias com o planejamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios.
- Apresentação das melhores técnicas para elaborar todos os orçamentos, considerando-as no grau de detalhamento necessário para obter os melhores resultados previstos.
- Discussão de todas as possibilidades de utilização do orçamento dentro do processo decisório da companhia.
- Discussão dos principais conceitos relacionados a custos e os métodos de custeamento dos produtos e serviços.
- Entendimento da validade das premissas do Custeio ABC, suas vantagens e desvantagens em relação aos demais métodos de custeio.
- Compreender os elementos informacionais básicos para estruturação do sistema de custo para fins contábeis.
- Implementar as integrações necessárias do sistema de custo adotado com os demais subsistemas gerenciais da empresa.
- Identificar os elementos fundamentais para estruturação de uma política permanente de redução de custos.
- Apresentação de um check-list para identificação dos pontos fracos do sistema de custos da sua empresa .
PROGRAMA
PARTE I – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO -FUNDAMENTOS
1 – CONCEITOS E OBJETIVOS
- O que é orçamento
- Orçamento e Contabilidade
- Orçamento e o processo de criação de valor
- Da Estratégia ao Orçamento
- Responsabilidades pela condução do processo orçamentário
2 – ABORDAGEM ORTODOXA (Tradicional )
- Cultura orçamentária
- Modelos de condução do processo orçamentário
- Estrutura do orçamento tradicional
- Rolling Budget e Forecast
- Sistemas de informação para elaboração e controle orçamentário
PARTE II – NOVAS TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
3 – BEYOND BUDGETING
- O que está além do orçamento
- Críticas do BBRT – Beyond Budgeting Round Table
- O que é proposto em lugar do orçamento
4 – ORÇAMENTO BASE ZERO
- O que realmente significa
- O que é preciso para implantar o orçamento Base Zero
- Como fica a cultura da empresa com o orçamento Base Zero
- Exemplo
5 – ORÇAMENTO MATRICIAL
- Como implantar um controle matricial
- Onde vale a pena implantar este conceito
- Vantagens e desvantagens
- Definição das responsabilidades
- Exemplo
6 – ORÇAMENTO, ESTRATÉGIA E BALANCED SCORECARD
- O Balanced Scorecard combina com o orçamento?
- O Balanced Scorecard combina com as novas técnicas orçamentárias?
- Como ligar o Balanced Scorecard ao orçamento tradicional
- Exemplo
PARTE III- ESTRUTURAÇÃO GERAL DE UM ORÇAMENTO
7 – INFORMAÇÕES BASE
- Construção de Cenários
- Premissas Gerais e Específicas
- Comportamento dos custos e receitas
8 – O ORÇAMENTO DE VENDAS E DE PRODUÇÃO
- Métodos de previsão de vendas
- Fatores limitantes
- Orçamento de Produção, Orçamento de Capacidade e Logística
- Exemplos numéricos
9 – DEMAIS ORÇAMENTOS
- Orçamento de Materiais e Estoques
- Orçamento de Despesas Departamentais
- Orçamento de Investimentos e Financiamentos
- Exemplos numéricos
10 – CONCLUSÃO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
- Orçamento de Caixa
- A dificuldade: projeção das receitas financeiras
- Conclusão: Projeção das Demonstrações Contábeis
- A importância do modelo de condução do Controle Orçamentário
- Utilização do ferramental de simulação
- Exemplos numéricos
PARTE IV – CUSTOS – FUNDAMENTOS
11 – CONCEITOS E VISÃO GERAL
- Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
- Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
- Custos para fins contábeis e fins gerenciais
- Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação
- Exemplo
12 – MÉTODOS DE CUSTEIO: A ESCOLHA DO MODELO DECISÓRIO
- Custeio por Absorção e Custeio Direto
- Custeio Variável e Custeio ABC
- Custeio Integral e RKW
- O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
- Exemplos numéricos
13 – CUSTOS PARA FINS LEGAIS E FISCAIS
- Fundamentos legais: custo integrado e coordenado
- O sistema de custos e o ERP
- Contabilização
- Exemplos
14 – ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Acumulação por Processo
- Acumulação por Ordem
- Acumulação por Objetos ou Entidades de Custo
- Exemplos numéricos
PARTE V – CUSTOS – GESTÃO
15 – CUSTO PADRÃO E ANÁLISE DAS VARIAÇÕES
- O que é e para que serve: validade atual
- Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
- Análise das variações: a real necessidade
- Exemplos numéricos
16 – PREÇOS DE VENDA: FORMAÇÃO E GESTÃO
- Formação de preços de venda a partir do custo unitário
- Formação estratégica de preços
- Custo meta: o que é e como calcular
- Utilização de simulação para formar preços de venda
- Exemplos numéricos
17 – PRINCIPAIS MODELOS DE ANÁLISE DE CUSTOS
- Conceitos necessários
- Comprar versus fabricar; Internação de atividades.
- Análise de Rentabilidade de Produtos
- Inflação da empresa: o que é, para que serve.
18 – GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS
- O que é e como conduzir uma Política de Redução de Custos
- Modelos existentes e modelo proposto
- Gestão dos recursos
- Exemplos numéricos
19 – ROTEIRO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS DE MELHORIA DO SISTEMA DE CUSTOS DA SUA EMPRESA
- Questionário de perguntas
- Identificação dos pontos fracos
- Elaboração de um plano de trabalho para implantação das melhorias no sistema de custo
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