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Capacitação, Realizados

Planejamento Estratégico e Organização da TI: Alinhado aos conceitos do COBIT e do BSC – Balanced ScoreCard

4 e 5 de setembro de 2014

Nenhuma empresa consegue hoje desenvolver e executar um planejamento estratégico eficaz sem contar com um Departamento de Tecnologia da Informação (TI) bem estruturado e capacitado. Considerar as operações de TI no plano estratégico da empresa tornou-se imprescindível. É preciso haver em toda corporação um alinhamento eficaz da organização e da disponibilidade de recursos de TI com as necessidades de planejamento estratégico da empresa, tanto para a elaboração como para a efetiva execução desse planejamento global corporativo.

O Departamento de TI deixou de ser apenas um provedor de infraestrutura técnica e de serviço. Tornou-se fundamental para a construção de um plano estratégico global corporativo que de fato crie condições para a inovação, melhor gerenciamento de recursos, aumento da qualidade e diminuição dos riscos inerentes aos processos. TI não tornou-se apenas um componente importante do planejamento estratégico, passou a ser imprescindível como suporte para as empresas atingirem os seus objetivos.

Participe deste evento de Capacitação InterNews e reavalie a Governança em TI na sua empresa. Veja como diagnosticar os níveis de maturidade de alinhamento estratégico para melhor gestão de TI. Analise critérios para implantar processos estratégicos, táticos e operacionais de TI. Saiba mensurar, reportar e controlar indicadores para obter melhores resultados em TI.

INSTRUTOR

André Luis Regazzini

CSO, CISA, CISM, CGEIT

Profissional de Segurança da Informação, Certificado pela ISACA como Certified Information System Auditor (CISA), Certified Information Security Manager(CISM) e Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT), Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC de Campinas e Pós-graduado em Tecnologia de Desenvolvimento e Auditoria de Sistemas pela FURB de Santa Catarina. Possui grande experiência profissional na Gestão de Tecnologia, Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação. Trabalhou nas empresas FEPASA, Perdigão, PricewaterhouseCoopers, Vésper, Ernst & Young e outras. Grande conhecimento e prática na implantação de estruturas de segurança da informação, programas de auditoria de sistemas, estratégias de governança de TI e mecanismos de SLA. Já atuou como consultor de segurança e de TI em empresas de cartão de crédito, seguradoras, bancos, indústrias e operadoras de telecom. Atualmente é Sócio diretor da IPLC do Brasil, empresa especializada em Proteção da Informação.

PROGRAMA

Modulo I – Alinhamento estratégico

  • Evolução de TI
  • Obtendo Alinhamento Estratégico
  • Objetivos da gestão estratégica de TI
  • Conceito e modelo de alinhamento estratégico
  • Desenvolvimento da estratégia de TI: processos e considerações
  • Diagnosticando a Maturidade do Alinhamento Estratégico
  • Os 5 níveis de maturidade do alinhamento estratégico
  • Os 6 critérios caracterizadores dos níveis de maturidade
  • Diagnóstico e processo do alinhamento estratégico

Modulo II – Tecnologia

  • Processos Estratégicos, Táticos e Operacionais de TI
  • Funções e responsabilidades dos gestores com os processos
  • Eficácia e prioridades de melhorias nos processos
  • Planejamento de TI
  • Efeitos do planejamento de TI
  • Planejamento de TI: enfoque estratégico
  • Apetite de risco estratégico
  • Pesquisar e aplicar novas tecnologias

Modulo III – Planejamento dos Recursos Humanos de TI

  • Estruturas organizacionais clássicas
  • Considerações de RH para TI
  • Capacidades necessárias para o sucesso de TI
  • Retenção de talentos em TI
  • Gerenciando aperfeiçoamento do pessoal em TI
  • Mudança: um conceito ainda complexo nas organizações
  • Planejando mudanças

Modulo IV – Governança e BSC – Balanced Scorecard

  • Governança de TI
  • Mecanismos formais para governança de TI
  • Formatos de governança de TI
  • Priorizando projetos e avaliando riscos
  • Medindo, Reportando e Controlando o Valor Agregado de TI
  • Gerenciando TI por projetos (SLA – Service-Level Agreement)
  • O Valor de TI
  • Indicadores financeiros tradicionais para mostrar valor
  • Avaliação dos projetos de investimentos em TI

Modulo V – Comunicação de TI

  • Comunicação TI – Negócios
  • Porque os gestores de negócios tem que ter conhecimento de TI
  • A importância da comunicação no estabelecimento de parcerias
  • Métodos utilizados na melhoria de comunicação de TI