Realizados, Seminário
Inteligência Competitiva: Saiba coletar e analisar informações sobre seus concorrentes
19 de maio de 2014
DOWNLOAD
Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.
Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
suporte@internews.jor.br.
Diante de um ambiente de concorrência mais acirrado, a Inteligência Competitiva (IC) torna-se fundamental para a sua empresa alavancar a competitividade e melhorar o posicionamento no mercado. Muitas empresas tem melhorado o resultado de suas decisões com o aprimoramento da capacidade de coletar e de analisar informações sobre os concorrentes e sobre o mercado consumidor.
A eficácia da área de IC adquiriu recentemente um novo patamar, com a possibilidade de aplicação de novas tecnologias, em especial do Big Data, na coleta de informações.
O objetivo da implantação de um núcleo de IC é o de prover aos principais executivos da empresa inteligência sobre questões críticas relacionadas às atividades e aos planos de empresas competidoras, assim como sobre tendências de mercado. Além de coletar dados, é fundamental em IC a atividade de análise e de interpretação de informações. É necessário ainda estabelecer canais apropriados de comunicação entre o núcleo de inteligência e a cúpula da empresa.
Muitos imaginam que a área de inteligência requer muitas pessoas, mas uma equipe enxuta com três profissionais bem selecionados, especializados respectivamente em coleta, análise e comunicação/gestão de inteligência, pode ser suficiente. Inteligência Competitiva permite às empresas identificar oportunidades de negócios e também antecipar ameaças.
Participe deste Seminário InterNews que reúne alguns dos melhores especialistas para a adoção ou o aprimoramento das melhores técnicas, métodos e práticas de Inteligência Competitiva. Saiba implantar com eficácia a Inteligência Competitiva em sua empresa. Conheça o perfil dos profissionais que devem compor uma equipe. Adote as melhores técnicas de coleta de dados, análise de informações e de gestão e comunicação de inteligência. Veja as possibilidades de aplicação de Big Data em atividades de IC. Avalie com a experiência da Shell os desafios para a implantação de uma área de IC.
Programação
8h00 – Credenciamento
8h30 – Metodologia e táticas de estruturação das atividades de inteligência competitiva
- O Modelo Dinâmico®: metodologia eficiente para a implementação das práticas de Inteligência
- A integração do ciclo de Inteligência com o exercício do Planejamento Estratégico
- Exemplos de sucesso em diversos setores de atividade
Armelle Decaup
Sócia-Diretora da DEFÍ Inteligência Competitiva
9h50 – Coffee break
10h10 – Perfil profissional, novas tendências e mudanças no formato de análise
Alfredo Passos
KMC – Knowledge Management Company, primeiro profissional da América Latina a receber o Prêmio SCIP Catalyst Award (em 2003), por seu trabalho de pesquisa e divulgação sobre Inteligência Competitiva no Brasil. É Doutor em Administração e professor da ESPM.
11h30 – A Gestão estratégica da informação para a aplicação da Inteligência Competitiva
- IC como radar para monitorar o ambiente competitivo, identificar tendências, oportunidades e evitar ameaças da competição
Cláudio Starec
Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC). Doutor em Ciência da Informação pela UFF/IBICT. Especialista em Inteligência Competitiva.
12h40 – Almoço
14h00- Big Data como ferramenta de Inteligência Competitiva
Cezar Taurion
Foi Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas/Technical Evangelist da IBM Brasil. É consultor com experiência profissional tanto no Brasil como no exterior. Foi professor do MBA em Gestão Estratégica da TI pela FGV-RJ e da cadeira de Empreendedorismo na Internet pelo NCE/UFRJ.
15h20 – Métodos de análises praticadas em Inteligência Competitiva
Fernando Domingues
Diretor da Mentor Consulting
16h30 – Coffee Break
16h50 – Case Shell: os desafios de implantar uma área de IC
Fernando Cortezi
Ex-gerente de Planejamento Estratégico da Shell. Consultor e professor universitário
Siga a Internews