Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Inteligência Competitiva: Saiba coletar e analisar informações sobre seus concorrentes

19 de maio de 2014

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
suporte@internews.jor.br.

Diante de um ambiente de concorrência mais acirrado, a Inteligência Competitiva (IC) torna-se fundamental para a sua empresa alavancar a competitividade e melhorar o posicionamento no mercado. Muitas empresas tem melhorado o resultado de suas decisões com o aprimoramento da capacidade de coletar e de analisar informações sobre os concorrentes e sobre o mercado consumidor.

A eficácia da área de IC adquiriu recentemente um novo patamar, com a possibilidade de aplicação de novas tecnologias, em especial do Big Data, na coleta de informações.

O objetivo da implantação de um núcleo de IC é o de prover aos principais executivos da empresa inteligência sobre questões críticas relacionadas às atividades e aos planos de empresas competidoras, assim como sobre tendências de mercado. Além de coletar dados, é fundamental em IC a atividade de análise e de interpretação de informações. É necessário ainda estabelecer canais apropriados de comunicação entre o núcleo de inteligência e a cúpula da empresa.

Muitos imaginam que a área de inteligência requer muitas pessoas, mas uma equipe enxuta com três profissionais bem selecionados, especializados respectivamente em coleta, análise e comunicação/gestão de inteligência, pode ser suficiente.  Inteligência Competitiva permite às empresas identificar oportunidades de negócios e também antecipar ameaças.

Participe deste Seminário InterNews que reúne alguns dos melhores especialistas para a adoção ou o aprimoramento das melhores técnicas, métodos e práticas de Inteligência Competitiva. Saiba implantar com eficácia a Inteligência Competitiva em sua empresa. Conheça o perfil dos profissionais que devem compor uma equipe. Adote as melhores técnicas de coleta de dados, análise de informações e de gestão e comunicação de inteligência. Veja as possibilidades de aplicação de Big Data em atividades de IC. Avalie com a experiência da Shell os desafios para a implantação de uma área de IC.

Programação

8h00 – Credenciamento

8h30 – Metodologia e táticas de estruturação das atividades de inteligência competitiva

  • O Modelo Dinâmico®: metodologia eficiente para a implementação das práticas de Inteligência
  • A integração do ciclo de Inteligência com o exercício do Planejamento Estratégico
  • Exemplos de sucesso em diversos setores de atividade

Armelle Decaup
Sócia-Diretora da DEFÍ Inteligência Competitiva

9h50 – Coffee break

10h10 – Perfil profissional, novas tendências e mudanças no formato de análise

Alfredo Passos
KMC – Knowledge Management Company, primeiro profissional da América Latina a receber o Prêmio SCIP Catalyst Award (em 2003), por seu trabalho de pesquisa e divulgação sobre Inteligência Competitiva no Brasil. É Doutor em Administração e professor da ESPM.

11h30 – A Gestão estratégica da informação para a aplicação da Inteligência Competitiva

  • IC como radar para monitorar o ambiente competitivo, identificar tendências, oportunidades e evitar ameaças da competição

Cláudio Starec
Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC). Doutor em Ciência da Informação pela UFF/IBICT. Especialista em Inteligência Competitiva.

12h40 – Almoço

14h00- Big Data como ferramenta de Inteligência Competitiva

Cezar Taurion
Foi Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas/Technical Evangelist da IBM Brasil. É consultor com experiência profissional tanto no Brasil como no exterior. Foi professor do MBA em Gestão Estratégica da TI pela FGV-RJ e da cadeira de Empreendedorismo na Internet pelo NCE/UFRJ.

15h20 – Métodos de análises praticadas em Inteligência Competitiva

Fernando Domingues
Diretor da Mentor Consulting

16h30 – Coffee Break

16h50 – Case Shell: os desafios de implantar uma área de IC

Fernando Cortezi
Ex-gerente de Planejamento Estratégico da Shell. Consultor e professor universitário

18h00 – Encerramento