Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Banking, Capacitação, Compras, Contábil, Custos e Orçamentos, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Jurídico & Contratos, Processos Corporativos, Realizados, Recursos Humanos, T.I - Tecnologia da Informação

Mapeamento e Modelagem de Processos

5 e 6 de dezembro de 2013

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
suporte@internews.jor.br.

O Mapeamento e a Modelagem de processos permitem às empresas compreenderem melhor os seus processos, identificando claramente pontos fortes e fracos, os papéis, as responsabilidades e o fluxo de valor. Contribui para melhorar o resultado financeiro da empresa, para aprimorar a qualidade dos seus produtos e serviços, para reduzir custos, para eliminar desperdícios e para melhorar processos de trabalho.

As instituições financeiras, em função dos acordos de Basiléia, deverão adequar seus processos ao mapeamento e modelagem para garantir maior eficácia à redução de riscos.

O Mapeamento de Processos é um elemento importante da metodologia de Gestão de Processos de Negócio. É uma ferramenta gerencial e de comunicação utilizada para buscar uma melhor compreensão dos processos de negócio existentes ou a serem desenvolvidos. Após o mapeamento, inicia-se o trabalho de Modelagem de Processos. Nesta etapa é feito o desenho do processo de negócio, com a descrição das suas propriedades e características e com a identificação das atividades realizadas.

Este Evento de Capacitação InterNews fornece técnicas e habilidades necessárias para realizar o mapeamento e a modelagem de novos processos ou o redesenho e melhoria de processos existentes. O foco está na identificação de oportunidades de mudança de processos. Os participantes saberão como definir o escopo de processos específicos utilizando modelos gráficos para documentar resultados e modelar fluxos de processos AS-IS e TO-BE, utilizando a notação BPMN. O treinamento permitirá identificar oportunidades de melhoria através do mapeamento de gaps.

Instrutora

Angélica Aparecida Regazzini

Pós-Graduada em Derivativos pela BM&F, formada em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP. Cursou: Business Process Management Professional Certificate – Boston University; Gerenciamento de Riscos Operacionais – IBCB, Gerenciamento de Projetos – Impacta. Atuou como gerente de produtos em instituições como BankBoston Banco Múltiplo S.A, Brasil Aconselhamento Financeiro S.A. (Banco do Brasil) e Maxblue Investimentos DTVM S.A. Foi gerente de marketing do Banco Real S.A – Grupo Santander. Atualmente é gerente de Projetos da OM Consulting.

Objetivos do Treinamento

  • Explicar conceitos, definições e benefícios da abordagem por processos de negócio
  • Introduzir os conceitos básicos, propósitos, princípios e técnicas do Mapeamento e Modelagem de Processos de Negócio
  • Fornecer habilidades básicas nos padrões e técnicas de mapeamento e modelagem de processos

Benefícios do Treinamento

  • Entendimento sobre os princípios e benefícios de técnicas reconhecidas de mapeamento e modelagem
  • Obtenção de recursos para identificar oportunidades de melhoria de desempenho de processos
  • Fornecimento de técnicas para compreensão de papéis e responsabilidades das pessoas nos processos
  • Desenvolvimento de linguagem comum para descrever processos de negócio

PROGRAMA

Módulo I – A Gestão de Processos de Negócio

  • Conceitos
  • Processos de Negócio
  • Projetos de Processos de Negócio

Módulo II – O Mapeamento de Processos

  • Entendimento do Processo
  • Análise de Interessados
  • Definição de Objetivo
  • Delimitação de Escopo

Módulo III – Conceitos da Modelagem de Processos

  • Propósito da Modelagem de Processos
  • Perspectivas e Abordagens de Modelagem
  • Definição e Escopo da Modelagem
  • Padrões, Técnicas e Metodologia

Módulo IV – A Modelagem de Processos

  • BPMN
  • Saídas, Entradas, Medições e Problemas
  • Regras, Habilitadores e Problemas
  • Estudo de Caso