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Governança de TI: Como adequar a área de TI às demandas da empresa

29 e 30 de agosto de 2013

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A Tecnologia da Informação (TI) tem contribuído cada vez mais para os resultados corporativos. As constantes mudanças das necessidades e das aplicações de TI requerem profissionais atualizados e capacitados para adequarem a área de TI às particularidades das demandas da empresa.

A Governança de TI é uma estrutura de processos e de relacionamentos, que deve estar alinhada às estratégias corporativas e ao objetivo de prover informações e soluções para o atendimento de diversas demandas da empresa.

A eficaz implementação de Governança de TI garante coerência na tomada de decisões, favorece a obtenção de resultados e permite interligar as estruturas de processos, tecnologias, competências e informações. A boa Governança de TI também integra e institucionaliza as melhores práticas de planejamento, de organização e de alocação de recursos.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews e aproveite a experiência do renomado instrutor André Regazzini, para conhecer as melhores práticas de Governança em TI. Avalie os riscos e as vantagens em implementar novas formas de gerir Tecnologia da Informação. Veja como melhor utilizar indicadores e métricas de desempenho. Saiba medir o ROI (Return on Investments) em Governança de TI.

Instrutor

André Luis Regazzini

CSO, CISA, CISM, CGEIT

Profissional de Segurança da Informação, Certificado pela ISACA como Certified Information System Auditor (CISA), Certified Information Security Manager (CISM) e Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT), Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC de Campinas e Pós-graduado em Tecnologia de Desenvolvimento e Auditoria de Sistemas pela FURB de Santa Catarina. Possui grande experiência profissional na Gestão de Tecnologia, Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação. Trabalhou nas empresas FEPASA, Perdigão, PricewaterhouseCoopers, Vésper, Ernst & Young e outras. Grande conhecimento e prática na implantação de estruturas de segurança da informação, programas de auditoria de sistemas, estratégias de governança de TI e mecanismos de SLA. Já atuou como consultor de segurança e de TI em empresas de cartão de crédito, seguradoras, bancos, indústrias e operadoras de telecom. Atualmente é Sócio diretor da IPLC do Brasil, empresa especializada em Proteção da Informação.

PROGRAMA

1º Módulo – O que é governança de TI

  • Quais são os conceitos e aplicações
  • Quem está envolvido
  • Quais os pré-requisitos para acontecer Governança de TI
  • Dependências de métricas e indicadores e da existência de serviços em TI
  • Com quem discutir os resultados de GTI
  • Para quem é feita a venda interna

2º Módulo – Quais os benefícios em implantar GTI

  • Benefícios mensuráveis e indiretos
  • Esforço e investimentos necessários
  • Como lidar com as desvantagens
  • Como explorar os resultados obtidos e apresentar para a organização (ROI-Governança de TI)

3º Módulo – Avaliação dos riscos da governança de TI

  • Como avaliar corretamente
  • Identificar os riscos da Governança de TI
  • Classificar os riscos envolvidos
  • Mitigar os riscos inaceitáveis
  • O processo para aceitar riscos

4º Módulo– Como obter recursos para implantar a governança de TI

  • Quem deve estar envolvido na governança
  • Quem patrocina este investimento e o projeto
  • Quem deve implementar o modelo de Governança
  • Quem gerencia a Governança e o projeto GTI
  • Quem audita, verifica conformidade e corrige as divergências e falhas

5º Módulo – Quais são os aspectos que a governança aborda em TI

  • O que trata a governança de TI
  • Alinhamento estratégico de Ti com Negócios
  • Lidando com o valor agregado de TI (ROI/NPV)
  • Como avaliar e medir o alcance dos objetivos e da performance de TI
  • Como utilizar governança na gestão de riscos
  • Como justificar os projetos pela governança de TI

6º Módulo – Como selecionar projetos de TI de interesse dos gestores de negócio

  • Como serão avaliados os indicadores e métricas dos projetos
  • Como demonstrar os resultados dos projetos de TI para os negócios
  • Quais os modelos que podem ser implementados para operacionalizar a GOVERNANÇA de TI
  • CobiT, ITIL, CMM, PMBOK, ISO17799 e outros.

7º Módulo – Escrevendo o roteiro de implementação da governança de TI

  • Como desenhar um plano de ação para GOVERNANÇA de TI
  • Estabelecendo o cronograma de implantação da GOVERNANÇA de TI
  • Definindo e priorizando as ações da GOVERNANÇA de TI
  • Realimentando e corrigindo distorções do processo de GOVERNANÇA de TI

8º Módulo – O processo de Governança de TI e a maturidade de TI

  • A definição do processo de gestão da governança de TI (ME04-CobiT)
  • Como se posicionar no modelo de maturidade CMM-CobiT
  • Como e porque evoluir no modelo de maturidade
  • Estabelecendo indicadores, processos de medição e escalas de comparação que permitam definir e acompanhar o alcance das diretrizes estabelecidas.
  • Diretrizes do CobiT para os gestores e alta administração da Gerência
  • A relação da governança com o BSC Balance Scorecard

9º Módulo – Como definir uma estrutura de GOVERNANÇA de TI adequada para sua empresa

  • Colocando a mão na massa – Sessão prática: De posse de todas as informações sobre GOVERNANÇA de TI, elabore seu projeto de governança de TI, indicando objetivos, envolvidos e etapas.

Metodologia

O evento está baseado no modelo de governança do COBIT versão 4.1 e é comprovado pelo IT Governance Institute. Permite reunir as múltiplas e complexas necessidades de gerenciamento de TI, integrando riscos de negócios, requisitos tecnológicos, competências e necessidades de controle.