Realizados, Seminário
Petróleo e Gás: os desafios para o cumprimento dos índices de conteúdo local
12 de agosto de 2013 - Rio de Janeiro
DOWNLOAD
Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.
Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
suporte@internews.jor.br.
O compromisso de uso de conteúdo local na exploração e desenvolvimento de campos de petróleo e gás é um dos principais desafios que as concessionárias assumem ao arrematar áreas nas licitações da ANP. Na 11ª Rodada, os índices de conteúdo local variaram de 37% a 85%, dependendo da localização dos blocos em águas rasas, ultra profundas ou áreas terrestres.
Os desafios para o cumprimento dos índices de conteúdo local é proporcional ao atual baixo grau de competitividade internacional da indústria brasileira naval e de bens e equipamentos que serve a este setor. Para o concessionário, é fundamental saber escolher os equipamentos que devem ser encomendados localmente e, sobretudo, saber escolher fornecedores e redigir cláusulas contratuais adequadas.
Para os fornecedores, inclusive os que pretendem ainda ingressar nesta cadeia produtiva, é essencial conhecer melhor a aquecida demanda por bens e equipamentos do setor de petróleo e gás, assim como as especificações de produtos e serviços e os termos contratuais mais adequados.
Preços, prazos, tecnologia e economia de escala são barreiras para o cumprimento dos índices de conteúdo local. Mas, sobretudo, faltam fornecedores e investimentos para a Petrobras e as diversas outras concessionárias, nacionais e internacionais, encomendarem no mercado brasileiro o que precisam para cumprirem seus compromissos de uso de conteúdo local assumido na 11ª Rodada e em rodadas anteriores e futuras.
Os índices de conteúdo local exigidos pela ANP são uma forma de estabelecer reserva de mercado para uma indústria nascente. Para a cadeia produtiva do setor, esta política traz importantes oportunidades e desafios. Participe deste Seminário InterNews para melhor posicionar a sua empresa.
Como melhor ajustar a sua empresa ao Sistema de Certificação de Conteúdo Local
Estratégias para cumprir metas de Conteúdo Local através de parcerias entre fornecedores nacionais e estrangeiros
Acesso a fontes de financiamento para investimentos no setor de petróleo e gás
Pontos críticos na redação de contratos e contingências por não cumprimento contratual
Conferencistas
Luis Mendonça
Superintendente da ONIP – Organização Nacional da Indústria do Petróleo
Augusto Mendonça
Presidente da ABENAV – Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore
Pedro Dittrich
Sócio responsável pela área de Petróleo e Gás do escritório Tozzini Freire Advogados
Antonio Gil
Superintendente de Petróleo e Gás da Caixa Econômica Federal
Thereza Moreira
Gerente do Departamento de Conteúdo Local da ABS Group

Siga a Internews