Realizados, Seminário
Big Data: Desafios e Oportunidades para a sua Empresa
26 de junho de 2013
DOWNLOAD
Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.
Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
suporte@internews.jor.br.
O mundo contém uma inimaginável quantidade de informação digital que está crescendo rapidamente. Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas que captura e analisa este imenso volume dados em tempo real. As empresas que dominam a sua utilização potencializam a sua inteligência de mercado para a tomada de decisões estratégicas.
Um check-in no Foursquare, post no twitter, comentário no facebook, uma compra com cartão de crédito geram algum tipo de dado. Também entram nessa lista conteúdos obtidos em documentos eletrônicos, sensores, etiquetas RFID, GPS, câmeras de vídeo, entre outros tantos dispositivos. Esses dados podem ser produzidos, compartilhados e acessados rapidamente. E tudo que é compartilhado, curtido, assistido, conectado, comprado etc. pode gerar informações relevantes para a sua empresa.
No entanto, não basta a captura de dados. É preciso gerir toda essa informação, para retirar subsídios estruturados dos bancos de dados e construir narrativas de relevância. As oportunidades contidas nos dados podem ser aplicadas nas mais diversas áreas, como relacionamento com consumidor, desenvolvimento de serviços e produtos, insights para campanhas de comunicação e marketing, gerenciamento de potenciais crises de imagem e tendências de comportamento, entre outras.
Aplicar o Big Data nos negócios implica pensar em como as informações extraídas podem apoiar as decisões estratégicas, gerando soluções e novos negócios. Uma das grandes dificuldades que as empresas encontram na utilização do Big Data é fazer as perguntas certas para obter respostas relevantes, diante de um gigantesco volume de dados envolvido (na ordem dos petabytes ou mais), gerados em impressionante velocidade e uma variedade de informações que incorpora dados estruturados e dados não estruturados.
Participe deste Seminário InterNews para compreender Big Data e preparar sua empresa para a implantação desta revolucionária ferramenta de captação e gestão de dados. Abra novas condições de competitividade para a sua empresa.
Programa
8h30 – Credenciamento
9h00 – Os 5 Vs do Big Data: Volume, Variedade, Velocidade, Virtude e Valor
Leo Oliveira
Co-fundador da Semantix, empresa especializada em semantic web, map reduce, enterprise search e engines de recomendação inteligente utilizando ferramentas Open Source. Possui mais de 15 anos de experiência em tecnologia, startups, internet, business intelligence, busca e big data
10h20 – Coffee break
10h40 – Aplicação de Big Data em Marketing Digital e e-Commerce
Marcelo Negrini
Diretor – Developer Evangelism do Buscapé. Chefiou a expansão para América Latina da X Commerce. Foi gerente geral da Zazambia Marketing Solutions e diretor de marketing da LabOne Systems
12h00 – Almoço
13h20 – Big Data aplicado às áreas de Governo, Saúde e Seguradoras
Dan Reznik
Diretor-Fundador da Upper West Soluções – RJ, onde desenvolve soluções de Data Analytics para os setores público e privado. PhD em Computer Sciences pela Universidade da California-Berkeley. No Peixe Urbano, desenvolveu um motor de personalização de email marketing responsável pelo envio diário de 20 milhões de emails. Possui 7 patentes nos EUA e é autor de dezenas de publicações científicas.
14h30 – Entendendo o Comportamento Humano
Célio de Figueiredo Baião Junior
Gerente de Arquitetura de Dados e Informações da Boa Vista Serviços, que engloba as estruturas e processos de Arquitetura de Dados e Business Analytics. Tem sólida experiência em Gestão de Recursos de Informação, Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação e Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento. Atuação nos segmentos de Telecom, Utilities, Financeiro, Governo, Seguros e Educacional, dentre outros.
15h40 – Coffee break
16h00 – Big Data como ferramenta de Inteligência Competitiva
Cezar Taurion
Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas/Technical Evangelist da IBM Brasil. É consultor com experiência profissional tanto no Brasil como no exterior. É autor de seis livros e mantém um dos blogs mais acessados da comunidade: developerworks (www.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion). Foi professor do MBA em Gestão Estratégica da TI pela FGV-RJ e da cadeira de Empreendedorismo na Internet pelo NCE/UFRJ.
17h10 – Mesa-redonda entre os conferencistas
Leo Oliveira
Dan Reznik
Célio de Figueiredo Baião Junior
Cezar Taurion
18h00 – Encerramento
Siga a Internews