Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Capacitação, Realizados

Como implementar ou aprimorar a Gestão por Competências

20 e 21 de junho de 2013

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
suporte@internews.jor.br.

A gestão por competências tem sido cada vez mais adotada nas empresas, por ser uma solução bastante eficaz para o aumento de produtividade, a retenção de talentos e o ganho de competitividade. Esse modelo de gestão estimula os colaboradores conhecer o que são capazes de executar e compreender o que a empresa espera deles.

Os resultados positivos da implementação de Gestão por Competências são imediatos. Além de facilitar a avaliação do desempenho de colaboradores, permite planejar e monitorar de maneira estratégica as ações de capacitação. Oferece maior garantia de contratações bem sucedidas, faz com que a adequação do profissional à empresa seja mais rápida e eficiente e diminui o turnover.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews e conheça os modelos de Gestão de RH por competências. Saiba como superar os desafios para a contratação e a retenção de talentos. Veja como alinhar gestão por competências às estratégias da corporação.

INSTRUTORA

Merry L. Rodrigues

Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Recursos Humanos pela FAAP, especialista em Orientação Profissional e Gestão de Carreira pelo Instituto Sedes Sapientiae. Consultora Associada da SerTotal, Especialista nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento, Aconselhamento de Carreira e Desenvolvimento Organizacional. Experiência adquirida ao longo de 20 anos, com atuação na área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, em organizações de grande porte, multinacionais e nacionais dos setores de indústria, varejo, serviços telecomunicações e financeiro, como Ericsson, TIM Celular, Lopes Consultoria de Imóveis e Grupo Mapfre.

PROGRAMA

A Evolução dos Modelos de Gestão de Recursos Humanos nas Organizações

  • Do papel administrativo de controle ao papel estratégico da gestão de pessoas
  • As diversas funções de RH e a contribuição para agregação de valor ao negócio
  • Como adequar a Gestão das Pessoas às Necessidades da Organização
  • Recursos Humanos falando a mesma linguagem do negócio
  • O que muda nas Ações de RH com o uso das Competências

O Modelo Conceitual da Gestão de Pessoas por Competências

  • Por que usar Competências ajuda a Empresa a ter Sucesso
  • Usando Competências para Multiplicar as Melhores Práticas
  • Relacionando Competências às Estratégias do Negócio
  • Alinhamento com a alta direção
  • Competências chave para o sucesso do modelo

O Processo Mapeamento de Competências

  • Identificando Competências, métodos e técnicas.
  • Técnicas de Mapeamento
  • Definição das Competências e suas Classificações
  • Comunicando as Competências à organização,
  • À hora da verdade, alinhamento das expectativas

O Conceito de Competências Aplicado ao Recrutamento e Seleção de Talentos

  • Elaboração do Perfil
  • Construção e planejamento das entrevistas por Competências
  • Como o modelo de competência ajuda a prever tendências de comportamentos.
  • Construção e elementos do Perfil
  • Título, definição genérica, comportamentos de referência e níveis de proficiência.
  • Processo de Validação do Perfil e a divulgação para atração de candidatos

A Gestão das Competências Mapeadas

  • A Finalidade do Modelo de Competência
  • Competências e os Sub-Sistemas de RH
  • Identificando Necessidades de Desenvolvimento e Capacitação e Definindo Plano de Ação
  • Entendendo A Relação Entre Competências, Desempenho, Potencial, Talento e  Evolução de Carreira.
  • Recrutamento e Atração de Talentos
  • Formação, Treinamento e Desenvolvimento de pessoas com Base em Competências
  • Alinhando Seu Modelo Ao Contexto de Valor, Missão E Visão da Organização
  • O Uso dos Indicadores Para Acompanhar A Execução do Plano
  • Competências Alavancando Estratégias de Crescimento E Desenvolvimento da Organização; Cenário Global, Gestão de Mudança, Relacionamento Com Clientes, Inovação, Melhoria Continua.

O Impacto de Gestão de Competência no Negócio: Área de Vendas

  • Avaliar os Resultados do Modelo de Gestão por Competências é preciso?
  • Como saber se estamos fazendo o uso correto do Modelo de Gestão de Pessoas por Competência?