Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Capacitação, Realizados

Processos Integrados de Planejamento Estratégico e Inteligência Competitiva

25 e 26 de abril de 2013

O Planejamento Estratégico deve traçar diretrizes e metas exequíveis. Para isso, o seu desenvolvimento precisa estar bem fundamentado em análises e informações confiáveis sobre empresas concorrentes e sobre as expectativas e as necessidades do consumidor. É, portanto, essencial a contribuição que o trabalho de inteligência competitiva presta para a elaboração de um planejamento estratégico eficaz.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews para adquirir uma compreensão avançada de como integrar os processos de planejamento estratégico e inteligência competitiva, otimizando os trabalho de inteligência e obtendo assertividade no planejamento estratégico para uma melhor tomada de decisão executiva.

Aproveite a experiência da instrutora Armelle Decaup, uma das mais renomadas especialistas na área de inteligência e veja como usar a inteligência competitiva para agilizar o processo de planejamento corporativo. Compreenda como aplicar as ferramentas e metodologias eficientes de planejamento e de inteligência e como identificar os principais desafios na execução das ações. Desenvolva uma visão integrada dos processos permitindo a empresa otimizar seu diferencial competitivo.

Instrutora

Armelle Decaup

Fundadora da DEFÍ Intelligence, consultoria voltada para a implantação e otimização de práticas de Inteligência de Mercado e de Inteligência Competitiva e de Planejamento Estratégico. Professora da FIA, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, Ibramerc, e FGV. Possui experiência de 15 anos em Inteligência de Mercado nos EUA, Europa e América Latina, em empresas multinacionais como: IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center e em empresas em fase de internacionalização como: Serasa, Expand e Sawtek. Mestre em Economia Aplicada pela University of Central Florida (EUA) e em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM (França). Instrutora especializada da InterNews.

PROGRAMA

Módulo I – Fundamentos dos Ciclos de Planejamento Estratégico e de Inteligência Competitiva da Empresa

  • Conceitos e processos centrais;
  • A Informação como principal insumo aos ciclos estratégicos da organização;
  • Entendendo como otimizar recursos e tempo graças ao uso de metodologias simples e eficientes de Planejamento e Inteligência;
  • Opções de localização e estruturação da(s) área(s) de Inteligência e Planejamento;
  • Integração dos ciclos de Planejamento e da Inteligência: benefícios para a empresa.

Módulo II – O Planejamento Estratégico como Insumo ao Ciclo de Inteligência da Empresa

  • Adequando a prática de Inteligência às necessidades da Organização tendo o Planejamento como guia;
  • Metodologia para o exercício de Planejamento Estratégico e interação com o Ciclo de Inteligência Competitiva;
  • Exploração das fases de Planejamento norteadoras do Sistema de Inteligência de Mercado.

Módulo III – Exploração do Papel da Atividade de Inteligência Competitiva no Exercício do Planejamento Estratégico da Organização

  • Onde a Inteligência cabe no processo de formulação estratégica;
  • A definição dos componentes-chave da Inteligência necessários a um Planejamento bem-sucedido;
  • Tipos de Inteligência necessários para o Planejamento: por planejamento, por vigilância e de suporte;
  • Como melhorar a tomada de decisão executiva com base em insumos sobre as habilidades dos concorrentes, a eficiência relativa das operações da empresa, a avaliação das estratégias da empresa, o monitoramento dos micro e macro ambientes, entre outros;
  • Detalhamento das fases do ciclo de Inteligência que servem de insumo ao Planejamento.

Módulo IV – Conscientização e Aculturação para garantir o Sucesso dos Processos Integrados de Planejamento e Inteligência

  • O uso de redes de informações para alimentar o ciclo de Inteligência e garantir a eficiência do exercício do Planejamento;
  • Design de redes internas e externas de informantes e usuários;
  • Aplicação do conceito de reciprocidade;
  • Principais mecanismos de redes;
  • O gerenciamento de redes e relacionamentos-chave.

Módulo V – Disseminação e Re-calibração das Atividades de Planejamento e de Inteligência

  • O processo de comunicação das recomendações táticas e estratégicas geradas através dos ciclos de Planejamento e Inteligência;
  • Recomendações de formatos para comunicação interna;
  • O papel de cada profissional na re-calibração das metas do Planejamento e do trabalho de Inteligência;
  • A gestão dos processos de Planejamento e de Inteligência por empowerment;
  • Execução de peças (conteúdos, frequências, públicos-alvo e canais) para comunicar, executar e re-calibrar as decisões tomadas a partir dos ciclos estratégicos da empresa.