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Capacitação, Realizados

Business Plan: Como Elaborar e Implantar um Plano de Negócios

11 e 12 de março de 2013

O Business Plan, ou Plano de Negócio, é uma das mais eficientes e indispensáveis ferramentas para a gestão corporativa e, em particular, para auxílio ao processo gerencial.

Capaz de mapear todo o ambiente competitivo, desde concorrentes e consumidores até cenários macro-econômicos, o Business Plan permite ganhos de competitividade. O Business Plan é, frequentemente, exigência técnica para a captação de recursos junto a instituições financeiras, equity partners e em joint ventures. Deve ser ainda elaborado na estruturação de novas áreas de negócios e apresentado a outras empresas que tenham interesse em adquirir participação em sua companhia.

O Business Plan deve ser constantemente atualizado, acompanhando as mudanças de mercado, mantendo-se útil na execução do planejamento e no atingimento de metas.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews que oferecerá uma abordagem prática para a elaboração de um Business Plan. Saiba como desenvolver análises e conheça definições estratégicas necessárias na implantação, ou reestruturação, do seu próprio negócio ou produto, seja ele já existente ou a ser lançado.

Instrutor

Renato Senatore

Diretor Executivo da Drachma Consultoria, especializada em desenvolvimento de novos produtos e mercados. Já atendeu a empresas como Batavo, Extra Hipermercados, OSRAM, BOSCH, Swiss Air, Alpargatas, Laboratórios Aché e Melitta. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV e em Liderança e Organização Humana pelo Instituut voor Mens & Organisatieontwikkeling, da Holanda. Membro de diversos comitês na Câmera Americana de Comércio. Membro dos Conselhos Administrativo do Grupo Terra Viva, de Holambra, SP.

PROGRAMA

Identificação da empresa, dos shareholders e do empreendimento

  • Definição do Negócio
  • Histórico
  • Cenário
  • Visão
  • Análise Estratégica
  • Fatores Críticos de Sucesso
  • Missão
  • Metas

Detalhamento dos produtos e serviços

  • Descrição
  • Disponibilidade de produtos e serviços
  • Produtos e serviços em fase de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
  • Fluxo dos processos
  • Recursos necessários
  • Fornecedores
  • Normas e Regulamentos Técnicos
  • Riscos e Impactos ao Meio Ambiente
  • Registros necessários
  • Propriedade Intelectual
  • Sistema de Qualidade
  • Alianças estratégicas necessárias
  • Metas

Análise de Mercado

  • Identificação do Público-alvo
  • Identificação dos clientes
  • Segmentação
  • Tamanho do mercado
  • Concorrentes
  • Tendências
  • Participação pretendida no mercado
  • Metas

Plano de Marketing

  • Política de preços
  • Localização
  • Canais de distribuição
  • Registro de Domínio
  • Diferencial perante a concorrência
  • Estratégias de Promoção
  • Pós-venda
  • Fluxo de atendimento ao cliente
  • Metas

Aspectos Financeiros

  • Planilha de Investimentos
  • Planilha de Custos e Despesas
  • Planilha de Receitas
  • Planilha de Investimento Externo
  • Cálculo da Taxa de Retorno
  • Cálculo do Valor Presente

Cronograma Físico Estratégico

Informações Adicionais

Sumário Executivo

Apresentação de outras Ferramentas à Disposição dos Gestores

OBJETIVOS

O treinamento oferece um roteiro prático para as análises e definições estratégicas necessárias para a implantação, ou reestruturação, de um negócio ou produto. Através do amplo entendimento das necessidades do negócio e das potencialidades das ferramentas apresentadas, os participantes se tornam aptos a desenvolver e aplicar seu Plano de Negócios.