Capacitação, Realizados
Business Plan: Como Elaborar e Implantar um Plano de Negócios
11 e 12 de março de 2013
O Business Plan, ou Plano de Negócio, é uma das mais eficientes e indispensáveis ferramentas para a gestão corporativa e, em particular, para auxílio ao processo gerencial.
Capaz de mapear todo o ambiente competitivo, desde concorrentes e consumidores até cenários macro-econômicos, o Business Plan permite ganhos de competitividade. O Business Plan é, frequentemente, exigência técnica para a captação de recursos junto a instituições financeiras, equity partners e em joint ventures. Deve ser ainda elaborado na estruturação de novas áreas de negócios e apresentado a outras empresas que tenham interesse em adquirir participação em sua companhia.
O Business Plan deve ser constantemente atualizado, acompanhando as mudanças de mercado, mantendo-se útil na execução do planejamento e no atingimento de metas.
Participe deste Evento de Capacitação InterNews que oferecerá uma abordagem prática para a elaboração de um Business Plan. Saiba como desenvolver análises e conheça definições estratégicas necessárias na implantação, ou reestruturação, do seu próprio negócio ou produto, seja ele já existente ou a ser lançado.
Instrutor
Renato Senatore
Diretor Executivo da Drachma Consultoria, especializada em desenvolvimento de novos produtos e mercados. Já atendeu a empresas como Batavo, Extra Hipermercados, OSRAM, BOSCH, Swiss Air, Alpargatas, Laboratórios Aché e Melitta. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV e em Liderança e Organização Humana pelo Instituut voor Mens & Organisatieontwikkeling, da Holanda. Membro de diversos comitês na Câmera Americana de Comércio. Membro dos Conselhos Administrativo do Grupo Terra Viva, de Holambra, SP.
PROGRAMA
Identificação da empresa, dos shareholders e do empreendimento
- Definição do Negócio
- Histórico
- Cenário
- Visão
- Análise Estratégica
- Fatores Críticos de Sucesso
- Missão
- Metas
Detalhamento dos produtos e serviços
- Descrição
- Disponibilidade de produtos e serviços
- Produtos e serviços em fase de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
- Fluxo dos processos
- Recursos necessários
- Fornecedores
- Normas e Regulamentos Técnicos
- Riscos e Impactos ao Meio Ambiente
- Registros necessários
- Propriedade Intelectual
- Sistema de Qualidade
- Alianças estratégicas necessárias
- Metas
Análise de Mercado
- Identificação do Público-alvo
- Identificação dos clientes
- Segmentação
- Tamanho do mercado
- Concorrentes
- Tendências
- Participação pretendida no mercado
- Metas
Plano de Marketing
- Política de preços
- Localização
- Canais de distribuição
- Registro de Domínio
- Diferencial perante a concorrência
- Estratégias de Promoção
- Pós-venda
- Fluxo de atendimento ao cliente
- Metas
Aspectos Financeiros
- Planilha de Investimentos
- Planilha de Custos e Despesas
- Planilha de Receitas
- Planilha de Investimento Externo
- Cálculo da Taxa de Retorno
- Cálculo do Valor Presente
Cronograma Físico Estratégico
Informações Adicionais
Sumário Executivo
Apresentação de outras Ferramentas à Disposição dos Gestores
OBJETIVOS
O treinamento oferece um roteiro prático para as análises e definições estratégicas necessárias para a implantação, ou reestruturação, de um negócio ou produto. Através do amplo entendimento das necessidades do negócio e das potencialidades das ferramentas apresentadas, os participantes se tornam aptos a desenvolver e aplicar seu Plano de Negócios.
Siga a Internews