Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Os Desafios da Queda dos Juros para os Gestores de Previdência Complementar

29 de janeiro de 2013

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para
suporte@internews.jor.br.

A queda acentuada dos juros e a consequente perda de atratividade dos títulos públicos está promovendo uma silenciosa revolução na gestão dos fundos de pensão e na atuação de outros investidores institucionais. Gestores e analistas precisam rever estratégias e repensar os níveis de risco a que se expõem, a partir da imperativa necessidade de atingir as metas atuariais e cumprir seus compromissos de longo prazo.

Além das alterações na composição das carteiras, temas como índices de benchmark, duração dos mandatos e remuneração dos gestores terceirizados são alguns dos principais assuntos em pauta neste momento.

Participe deste Seminário InterNews, onde você terá a oportunidade de trocar informações com estrategistas de destaque que atuam tanto nas mais importantes empresas de asset management e de risco quanto nos principais fundos de pensão do país.

Esta é uma oportunidade única para municiar você e sua instituição de informações que vão ajudá-lo a tomar as decisões mais eficientes na hora de redirecionar a alocação dos recursos e reposicionar suas carteiras.

Programa

8h30: Credenciamento

9h00: Novas diretrizes para a composição das carteiras de investimento e revisão da distribuição dos ativos

Mauricio Marcellini
Diretor de Investimentos da Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal. Administrador de Empresas com MBA em Finanças pelo IBMEC, especialista em Desenvolvimento Gerencial pela FGV e em Fundos de Investimentos pela PUC-SP, mestrando em Economia Previdenciária. Já foi Gerente Institucional e Diretor Executivo de Novos Negócios da Caixa Participações e fez parte dos Conselhos de Administração da Brasil Ferrovias, Ferronorte, Telemar e Elo Serviços.

10h10: Coffee break

10h30: A bem-sucedida experiência chilena de diversificação dos investimentos nos anos 1990

Bruno Stein
Diretor-administrador, co-responsável pelas operações e responsável pelo desenvolvimento de negócios da BlackRock no Brasil. Administrador de Empresas pela FGV com MBA com ênfase em Finanças e Marketing pela Wharton School, da Universidade da Pensilvânia nos EUA. Foi o responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios e Produtos Internacionais do Itaú Asset Management e pela Distribuição e Desenvolvimento de Produtos e Negócios da Unibanco Asset Management.

11h40: Os desafios para o cumprimento das metas atuariais frente à queda dos juros

Walter Mendes
Sócio da Cultinvest Asset Management e vice-presidente da AMEC (Associação dos Investidores no Mercado de Capital). Formado em Economia pela USP e pós-graduado pela PUC-SP. Até agosto de 2010 era responsável pela gestão de fundos e carteira de ações do Banco Itaú. Antes disso presidiu a Schroder Investment Management e foi Chefe de Pesquisa do Unibanco.

12h50: Almoço

14h10: Novos produtos e novas perspectivas: o que as empresas de asset management têm a oferecer a seus clientes

Walter Maciel Neto
Sócio e diretor Executivo da Quest Investimentos. Formado em Economia pela PUC-RJ, começou sua carreira em 1991, no Banco Safra, como trader de renda variável. Atuou na área de vendas e distribuição do Banco Garantia (mais tarde Credit Suisse) e foi CEO do Trend Bank.

15h20: Novas relações entre gestores e fundos: duração dos mandatos, remuneração, risco e índices de benchmark

Luiz Paulo Brasizza
Diretor Executivo da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) e diretor de Investimentos da Volkswagen Previdência Privada. Bacharel em Ciências Contábeis pelo IESA com MBA em Previdência Complementar e pós-graduação Engenharia de Negócios pela UFRJ e em Política e Estratégia pela USP.

16h30: Coffee Break

16h50: A visão das consultorias de risco: quais as principais armadilhas a serem evitadas

Paul van Neerven
Diretor de Clientes Institucionais da LUZ Engenharia Financeira. Mestre em Administração de Empresas pela FGV e em Ciências Atuariais pela Universidade de Amsterdam. Foi atuário no ING na Holanda e na Argentina, e trabalhou no ABN AMRO em Londres na banca de investimento (Finanças Corporativas) e em Private Equity.

18h00: Encerramento