Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Capacitação, Realizados

Como Estruturar um Sistema de Inteligência de Mercado

17 e 18 de outubro de 2012

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para suporte@internews.jor.br.

Estruture um eficaz Sistema de Inteligência de Mercado em sua empresa para identificar oportunidades e antecipar ameaças. A captação, interpretação e utilização adequada de informações sobre empresas concorrentes, clientes e mercado permite um expressivo aumento de competitividade.

Saiba planejar as atividades de inteligência, identificar as necessidades da companhia, montar um plano de coleta de informações e aplicar Inteligência nos processos fundamentais da empresa: planejamento, comunicação, tomada de decisões, compras e vendas, entre outros.

Para habilitar a sua empresa a estruturar o Sistema de Inteligência de Mercado, a InterNews traz a experiência internacional de Armelle Decaup, uma das mais renomadas profissionais em IC. Conheça o passo a passo para estabelecer e gerenciar operações de Inteligência promovendo importantes ganhos de competitividade em sua empresa.

INSTRUTORA

Armelle Decaup

Fundadora da DEFÍ Intelligence, consultoria para empresas de diversos portes e setores (petroquímica, farmacêutico, telecomunicações, manufatura, tecnologia, bens de consumo, serviços financeiros, entre outras) para a implantação e otimização de práticas de Inteligência Competitiva, pesquisa de mercado e planejamento estratégico. Professora da FIA, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, Ibramerc, e FGV. Possui experiência de 15 anos em Inteligência Competitiva, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado e Econometria nos EUA, Europa e América Latina em empresas multinacionais como: IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center e em empresas em fase de internacionalização como: Serasa, Expand e Sawtek. Mestre em Economia Aplicada pela University of Central Florida (EUA) e em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM (França). Instrutora especializada da InterNews.

PROGRAMA

Módulo I – Inteligência Competitiva: criando práticas, de A a Z

  • Entendendo os elementos-chave ligados a criação de uma função de Inteligência Competitiva bem-sucedida;
  • A definição das necessidades em Inteligência baseado no processo decisório da empresa;
  • Porque gerar Inteligência ajuda a empresa a ter sucesso.

Módulo II – Os Processos Fundamentais da Inteligência Competitiva

  • Adequando a prática de Inteligência às necessidades da Organização – Os papéis da área de Inteligência Competitiva;
  • Aprendendo a identificar necessidades em Inteligência;
  • O que considerar: sinais fracos, áreas do planejamento estratégico, eventos críticos e áreas de vigilância;
  • Operacionalizando os processos de planejamento, coleta, armazenamento, análise, disseminação e mensuração da Inteligência Competitiva.

Módulo III – Métodos para Alavancar o Trabalho de Coleta das Informações para Apoiar a Geração de Inteligência

  • O papel das redes nas atividades de Inteligência;
  • Melhores práticas para desenvolver redes humanas internas e externas
  • Selecionando e criando os tipos de redes necessários;
  • Criação e sustentação de redes: objetivos; exemplos de métodos de formação de redes;
  • Como mapear fontes de informações e definir um plano de coleta;
  • Passo a passo da coleta na prática.

Módulo IV – Geração da Inteligência

  • Por onde começar;
  • Metodologias de análise;
  • Os erros mais comuns na fase de análise e como evitá-los;
  • Identificando necessidades estratégicas e gaps e definindo estratégias de ação;
  • Aprimorando competências analíticas para transformar informações em Inteligência.

Módulo V – Como Montar um Plano de Disseminação da Inteligência

  • Definindo claramente o portfolio ideal de comunicação através da metodologia de Inteligência;
  • Etapas e técnicas do Processo de comunicação da Inteligência;
  • Estabelecendo formas de divulgação e apresentação, canais, periodicidade e formatos.