Capacitação, Realizados
Como Estruturar um Sistema de Inteligência de Mercado
17 e 18 de outubro de 2012
DOWNLOAD
Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.
Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para suporte@internews.jor.br.
Estruture um eficaz Sistema de Inteligência de Mercado em sua empresa para identificar oportunidades e antecipar ameaças. A captação, interpretação e utilização adequada de informações sobre empresas concorrentes, clientes e mercado permite um expressivo aumento de competitividade.
Saiba planejar as atividades de inteligência, identificar as necessidades da companhia, montar um plano de coleta de informações e aplicar Inteligência nos processos fundamentais da empresa: planejamento, comunicação, tomada de decisões, compras e vendas, entre outros.
Para habilitar a sua empresa a estruturar o Sistema de Inteligência de Mercado, a InterNews traz a experiência internacional de Armelle Decaup, uma das mais renomadas profissionais em IC. Conheça o passo a passo para estabelecer e gerenciar operações de Inteligência promovendo importantes ganhos de competitividade em sua empresa.
INSTRUTORA
Armelle Decaup
Fundadora da DEFÍ Intelligence, consultoria para empresas de diversos portes e setores (petroquímica, farmacêutico, telecomunicações, manufatura, tecnologia, bens de consumo, serviços financeiros, entre outras) para a implantação e otimização de práticas de Inteligência Competitiva, pesquisa de mercado e planejamento estratégico. Professora da FIA, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, Ibramerc, e FGV. Possui experiência de 15 anos em Inteligência Competitiva, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado e Econometria nos EUA, Europa e América Latina em empresas multinacionais como: IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center e em empresas em fase de internacionalização como: Serasa, Expand e Sawtek. Mestre em Economia Aplicada pela University of Central Florida (EUA) e em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM (França). Instrutora especializada da InterNews.
PROGRAMA
Módulo I – Inteligência Competitiva: criando práticas, de A a Z
- Entendendo os elementos-chave ligados a criação de uma função de Inteligência Competitiva bem-sucedida;
- A definição das necessidades em Inteligência baseado no processo decisório da empresa;
- Porque gerar Inteligência ajuda a empresa a ter sucesso.
Módulo II – Os Processos Fundamentais da Inteligência Competitiva
- Adequando a prática de Inteligência às necessidades da Organização – Os papéis da área de Inteligência Competitiva;
- Aprendendo a identificar necessidades em Inteligência;
- O que considerar: sinais fracos, áreas do planejamento estratégico, eventos críticos e áreas de vigilância;
- Operacionalizando os processos de planejamento, coleta, armazenamento, análise, disseminação e mensuração da Inteligência Competitiva.
Módulo III – Métodos para Alavancar o Trabalho de Coleta das Informações para Apoiar a Geração de Inteligência
- O papel das redes nas atividades de Inteligência;
- Melhores práticas para desenvolver redes humanas internas e externas
- Selecionando e criando os tipos de redes necessários;
- Criação e sustentação de redes: objetivos; exemplos de métodos de formação de redes;
- Como mapear fontes de informações e definir um plano de coleta;
- Passo a passo da coleta na prática.
Módulo IV – Geração da Inteligência
- Por onde começar;
- Metodologias de análise;
- Os erros mais comuns na fase de análise e como evitá-los;
- Identificando necessidades estratégicas e gaps e definindo estratégias de ação;
- Aprimorando competências analíticas para transformar informações em Inteligência.
Módulo V – Como Montar um Plano de Disseminação da Inteligência
- Definindo claramente o portfolio ideal de comunicação através da metodologia de Inteligência;
- Etapas e técnicas do Processo de comunicação da Inteligência;
- Estabelecendo formas de divulgação e apresentação, canais, periodicidade e formatos.
Siga a Internews