Realizados, Seminário
O desafio do fornecimento de cana na expansão sucroalcooleira
9 de abril de 2007
Em um cenário em que a demanda internacional por fontes de energia renováveis cresce de forma exponencial, o Brasil desponta como líder natural deste abastecimento por sua capacidade de atuar como grande fornecedor mundial de álcool combustível. A importância do etanol brasileiro pode ser medida por um fato: a visita do presidente norte-americano, George W. Bush. Um dos pontos chave para o Brasil consolidar esta liderança é assegurar o cumprimento de contratos em um ambiente de produção em crescimento. A escassez de terras em algumas regiões do interior paulista acende uma luz amarela no mercado e evidencia a importância de se atrair novos fornecedores e fidelizar os já existentes.
Participe deste Seminário Internews e conheça diversos modelos de gestão para atrair, incremendar relações e fidelizar fornecedores de cana. Avalie o Modelo Bunge de Fidelização do Produtor Rural, que tem levado a multinacional a ampliar negócios e gerar mais segurança aos agricultores, favorecendo seu próprio desenvolvimento. Saiba o que os fornecedores esperam dos fabricantes. Venha compreender e aplicar em sua empresa os melhores conceitos e práticas de gestão junto aos seus fornecedores.
Vários fatores contribuem para a acelerada expansão do setor sucroalcooleiro. No Brasil, a frota de veículos bicombustíveis já conta com 2 milhões de veículos. No cenário externo, o combustível limpo e renovável ganha cada vez mais espaço diante das preocupações ambientais e da escassez e incertezas em relação ao petróleo. Para completar o quadro, o país deve se beneficiar da redução dos subsídios ao açúcar na União Européia. A expectativa é de que, em 2013, as exportações do produto atinjam 27 milhões de toneladas.
Para atender às demandas interna e externa, o setor terá de aumentar sua produção dos atuais 425 milhões de toneladas de cana-de-açúcar para cerca de 700 milhões em 2012, segundo estimativa da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica).
Não perca este Seminário InterNews em Ribeirão Preto. Venha debater com renomados especialistas as melhores práticas de gestão para atrair e reter seus fornecedores de cana.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 ‘Cenário atual e potencial do mercado de açúcar e álcool
Ricardo Caiuby
Diretor da Sucral Soluções em Açúcar, Álcool e Co-geração
10h00 Coffee break
10h20 Relacionamento entre indústria e fornecedores
José Coral
Presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de PiracicabaManoel Ortolan
Presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo
12h00 Almoço
14h00 O Modelo Bunge de Fidelização do Produtor Rural
Carmem Piske
Gerente de Marketing de Relacionamento e Parcerias da Bunge
15h00 Casos sobre fornecimento de cana – com matéria-prima própria ou de terceiros
Fernando Perri
Diretor-superintendente da Usina CampestreSilvio de Castro Cunha Júnior
Diretor da Canacampo
16h45 Coffee break
17h15 Perspectivas do mercado sucroalcooleiro no Brasil e no mundo”
Carlos Nunes
Consultor de Investimentos da Coinvalores
18h00 Encerramento

Siga a Internews