Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Como preparar a sua empresa para a NF-e

11 de abril de 2007

A nota fiscal eletrônica vai mudar o relacionamento da sua empresa com o fisco e com a cadeia de fornecedores e clientes. Ela se tornará obrigatória a partir de 2008. Se você trabalha em uma empresa de grande porte, é provável que ela esteja já no início do ano obrigada a adotar todo uma nova rotina, que compreende a geração de um documento eletrônico antes que a mercadoria saia da fábrica ou o serviço seja prestado. As autoridades fiscais federal e estaduais tomarão conhecimento on line de todas as suas transações, que precisarão ser informadas com a devida transparência. Essas declarações permitirão o imediato cruzamento de informações das empresas envolvidas na cadeia produtiva, desde os fornecedores de matérias prima.

A Receita Federal e as Secretarias de Fazenda ganharão com a nota fiscal eletrônica um poderoso instrumento para identificar e combater a sonegação fiscal. Os fiscais não precisarão mais visitar empresas para realizar suas diligências. Terão condições de apurar em tempo real a inadimplência de qualquer um dos seus fornecedores antes da sua mercadoria ter sido transportada. A fiscalização poderá ser conduzida e praticamente concluída em pouco tempo sem que o fiscal esteja presente em sua empresa. Essa mudança fará grande diferença na capacidade de fiscalização dos governos federal e estaduais, considerando o número inadequado de fiscais que todas as esferas de governo dispõem.

Você precisa se preparar a partir de agora para as mudanças das rotinas fiscais. As empresas, que deixarem para adequar os seus procedimentos tributários na última hora, correrão o risco de interromper no início do ano a normalidade das suas transações comerciais. Com a geração do documento eletrônico, todas as informações fiscais precisarão ser fornecidas em tempo real, antes do embarque da mercadoria. As especificações técnicas para geração de arquivos eletrônicos vêm sendo disciplinadas por legislações federais e estaduais. Desta forma, as empresas podem e devem a partir de agora ir se preparando para a rotina da emissão digital de seus documentos fiscais.

A nota fiscal eletrônica é parte do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que visa digitalizar todas as informações contábeis e fiscais das empresas. Este projeto permitirá às empresas trocarem entre si valiosas informações em tempo real, permitindo a melhoria das cadeias produtivas e abrindo novas perspectivas para redução de custos, aprimoramento de qualidade e ganhos de competitividade.

A adoção da nota fiscal eletrônica requer, sobretudo, uma revisão imediata da estratégia fiscal da sua empresa. A nova capacidade das autoridades fiscais em cruzar informações em tempo real requer um cuidado maior nos procedimentos adotados por sua empresa para a apuração dos impostos. Não deixe para depois essa preocupação. Você deve atuar sobre ela antes da adoção da nota fiscal eletrônica. A sua empresa, da mesma forma, não deve pagar mais impostos do que é demandado pela legislação. Você precisa saber as possibilidades de engenharia fiscal que serão abertas.

A InterNews reúne neste seminário alguns dos melhores especialistas para você se preparar para a nota fiscal eletrônica. Participe deste evento. Não corra riscos deixando para se adequar às mudanças na última hora.

PROGRAMA

08h30    Credenciamento

09h00    Como se preparar para a NF-e

Vagner Diniz
Presidente do Instituto Conip (Conhecimento, Inovação e Práticas de Tecnologia da Informação na Gestão Pública)


09h50    Coffee Break

10h10 Case I — Abordagens para Implementação da NF-e

  • Os desafios de um projeto de sistema de NF-e
  • Avaliação dos principais modelos de implementação
  • Modelos aplicados pela Serasa em sua solução para NF-e
  • Quais modelos são mais adequados para cada empresa

Igor Rocha
Gerente de Certificação Digital/ Serasa S.A

11h10    Aspectos Jurídicos: O que muda na engenharia tributária com a entrada da NF-e

Adolpho Bergamini
Senior da Divisão do Contencioso do escritório de advocacia Braga & Marafon


12h00    Almoço

14h00    As Mudanças nas Rotinas Fiscais na sua Empresa

Roberto Paiva
Gerente de Assessoria Tributária da Ernst &Young

15h00    Como se preparar para a adoção da NF-e e do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital)

Fábio Luíz Florentino
Advogado Associado do escritório Felsberg e Associados. Especialista Tributário e em Impostos de Renda de Pessaos Jurídicas pela Associação Paulista de Estudos Tributários – APET-SP


15h50    Coffee Break

16h20    Aceitação e resistência às mudanças de rotina nas empresas

Alberto Di Santi
Coordenador de Ações de Mercado do Confeb (Conselho Privado da Nota Fiscal Eletrônica) e Sócio-diretor da Ecorp – Empresa de tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas

17h10    Case II — Objetivos atingidos, benefícios e desafios encontrados com a implantação da NF-e

  • Desafios do projeto
  • Modelo aplicado pela Módulo

Fernando Nery
Sócio Fundador da Módulo


18h00    Encerramento