Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Estratégias de Governança e Continuidade para Empresas Familiares

5 de outubro de 2006

No atual ambiente de concorrência acirrada e de globalização, as empresas familiares precisam traçar estratégias bem definidas para garantir competitividade e continuidade em longo prazo. Essas estratégias requerem ao mesmo tempo a adoção de princípios de governança corporativa e a modernização da gestão.

A governança corporativa permite que as empresas sejam dirigidas e monitoradas pelo Conselho de Administração, com a presença relevante dos sócios majoritários. Peso importante deve ser atribuído à profissionalização da diretoria executiva. O objetivo é permitir aos proprietários a gestão estratégica da empresa e a monitoração do desempenho da direção executiva.

A governança corporativa tem grande utilidade companhias de diversos tipos, mas presta-se especialmente a empresas familiares ou constituídas por pequeno número de sócios, que representam cerca de 90% do universo empresarial brasileiro. Com uma governança corporativa bem-estruturada, a empresa tem melhores condições de passar pelo processo de sucessão familiar de forma mais tranqüila e, ao mesmo tempo, garantir a competitividade dos negócios, a partir da adoção de soluções e estratégias profissionais.

Conheça as recomendações de profissionais experientes em governança corporativa e modernização da gestão. Participe deste seminário para definir as melhores estratégias de desenvolvimento e de continuidade dos seus negócios

PROGRAMA

08h30    Distribuição de credenciais

09h00    Dilemas e Soluções de Governança e Continuidade para Empresas Familiares

  • Os maiores desafios podem estar dentro da empresa ou da família
  • A fórmula do sucesso em organizações de alto desempenho
  • Como criar condições para a perpetuação do negócio

Herbert Steinberg
Presidente da Mesa Corporate Governance, presidente do grupo de governança corporativa da Amcham-São Paulo, conselheiro de diversas empresas e especialista em modernização de empresas familiares. Autor de vários livros entre eles “A Dimensão Humana da Governança Corporativa”


10h30    Coffee break

10h50    O que as empresas-modelo em governança têm para ensinar

  • Evidências no Brasil e no exterior do valor da boa governança para as empresas
  • Motivações diferentes, caminhos distintos
  • Casos-referência que orientam e inspiram. 13 experiências na América Latina

Sandra Guerra
Sócia-Diretora da consultoria Better Governance; Coordenadora do “Companies Circle”, uma iniciativa da OCDE e IFC (Banco Mundial); Co-Fundadora do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Coporativa); ex-conselheira da International Corporate Governance Network.


12h00    Almoço

14h00    Alternativas para obtenção de recursos via financiamento ou participação no capital

Lidiane Delesderrier Gonçalves
Gerente do Departamento de Inovação em Pequenas e Médias Empresas e Fundos de Investimento na Área de Mercado de Capitais do BNDES, MBA em Direito da Economia e da Empresa na FGV-RJ.

14h50    Abertura de capital como forma de viabilizar o futuro

Wang Jiang Horng
Gerente de Desenvolvimento de Empresas da Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA, área responsável por incentivar a listagem de novas empresas na BOVESPA e implantar projetos que melhorem o relacionamento entre as empresas e os investidores (Novo Mercado, os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa e o BOVESPA MAIS), formada em Finanças pela EAESP/FGV.


15h40    Coffee break

16h00    O Processo de sucessão em empresas familiares

  • O momento certo para planejar e organizar a família no sentido de obter a perpetuação do negócio
  • Riscos e oportunidades na profissionalização da governança e da gestão
  • Instrumentos de formalização: conselho de família, family office, conselho de administração e diretoria executiva

Roberto Faldini
Empresário, conselheiro independente, coordenador em São Paulo do PDA (Programa de Desenvolvimento de Acionistas) do Núcleo da Empresa Familiar da Fundação Dom Cabral e ex-presidente da CVM.

17h00    Como alinhar pessoas ao processo de modernização

  • Por que um processo de modernização incomoda pessoas
  • O que significa alinhar pessoas
  • A importância dos valores humanos para o fortalecimento da organização

Izabela de Toledo
Diretora da Mesa Corporate Governance na área de Capital Humano, carreira em organizações de primeira linha, especializada em coaching de altos executivos.


18h00    Encerramento