Realizados, Seminário
Estratégias de Governança e Continuidade para Empresas Familiares
5 de outubro de 2006
No atual ambiente de concorrência acirrada e de globalização, as empresas familiares precisam traçar estratégias bem definidas para garantir competitividade e continuidade em longo prazo. Essas estratégias requerem ao mesmo tempo a adoção de princípios de governança corporativa e a modernização da gestão.
A governança corporativa permite que as empresas sejam dirigidas e monitoradas pelo Conselho de Administração, com a presença relevante dos sócios majoritários. Peso importante deve ser atribuído à profissionalização da diretoria executiva. O objetivo é permitir aos proprietários a gestão estratégica da empresa e a monitoração do desempenho da direção executiva.
A governança corporativa tem grande utilidade companhias de diversos tipos, mas presta-se especialmente a empresas familiares ou constituídas por pequeno número de sócios, que representam cerca de 90% do universo empresarial brasileiro. Com uma governança corporativa bem-estruturada, a empresa tem melhores condições de passar pelo processo de sucessão familiar de forma mais tranqüila e, ao mesmo tempo, garantir a competitividade dos negócios, a partir da adoção de soluções e estratégias profissionais.
Conheça as recomendações de profissionais experientes em governança corporativa e modernização da gestão. Participe deste seminário para definir as melhores estratégias de desenvolvimento e de continuidade dos seus negócios
PROGRAMA
08h30 Distribuição de credenciais
09h00 Dilemas e Soluções de Governança e Continuidade para Empresas Familiares
- Os maiores desafios podem estar dentro da empresa ou da família
- A fórmula do sucesso em organizações de alto desempenho
- Como criar condições para a perpetuação do negócio
Herbert Steinberg
Presidente da Mesa Corporate Governance, presidente do grupo de governança corporativa da Amcham-São Paulo, conselheiro de diversas empresas e especialista em modernização de empresas familiares. Autor de vários livros entre eles “A Dimensão Humana da Governança Corporativa”
10h30 Coffee break
10h50 O que as empresas-modelo em governança têm para ensinar
- Evidências no Brasil e no exterior do valor da boa governança para as empresas
- Motivações diferentes, caminhos distintos
- Casos-referência que orientam e inspiram. 13 experiências na América Latina
Sandra Guerra
Sócia-Diretora da consultoria Better Governance; Coordenadora do “Companies Circle”, uma iniciativa da OCDE e IFC (Banco Mundial); Co-Fundadora do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Coporativa); ex-conselheira da International Corporate Governance Network.
12h00 Almoço
14h00 Alternativas para obtenção de recursos via financiamento ou participação no capital
Lidiane Delesderrier Gonçalves
Gerente do Departamento de Inovação em Pequenas e Médias Empresas e Fundos de Investimento na Área de Mercado de Capitais do BNDES, MBA em Direito da Economia e da Empresa na FGV-RJ.
14h50 Abertura de capital como forma de viabilizar o futuro
Wang Jiang Horng
Gerente de Desenvolvimento de Empresas da Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA, área responsável por incentivar a listagem de novas empresas na BOVESPA e implantar projetos que melhorem o relacionamento entre as empresas e os investidores (Novo Mercado, os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa e o BOVESPA MAIS), formada em Finanças pela EAESP/FGV.
15h40 Coffee break
16h00 O Processo de sucessão em empresas familiares
- O momento certo para planejar e organizar a família no sentido de obter a perpetuação do negócio
- Riscos e oportunidades na profissionalização da governança e da gestão
- Instrumentos de formalização: conselho de família, family office, conselho de administração e diretoria executiva
Roberto Faldini
Empresário, conselheiro independente, coordenador em São Paulo do PDA (Programa de Desenvolvimento de Acionistas) do Núcleo da Empresa Familiar da Fundação Dom Cabral e ex-presidente da CVM.
17h00 Como alinhar pessoas ao processo de modernização
- Por que um processo de modernização incomoda pessoas
- O que significa alinhar pessoas
- A importância dos valores humanos para o fortalecimento da organização
Izabela de Toledo
Diretora da Mesa Corporate Governance na área de Capital Humano, carreira em organizações de primeira linha, especializada em coaching de altos executivos.
18h00 Encerramento

Siga a Internews