Realizados, Seminário
Cultura Organizacional: como tornar a sua empresa mais saudável e competitiva
20 de setembro de 2006
Um organismo é um ser vivo. A definição, aplicada em Biologia e Zoologia, pode facilmente migrar para a Administração. Como todo ser vivo, as organizações possuem órgãos que desempenham diferentes funções, cuja interação e bom funcionamento é vital à saúde do todo.
A exemplo do mensalão e de várias outras crises institucionais, o meio externo pode influir adversamente no comportamento de funcionários e na cultura organizacional. Com uma política definida e precisa, a empresa deve construir uma cultura corporativa que no seu meio prevaleça em relação à cultura externa, quer ela esteja onde estiver.
Em época de rápidas e contínuas transformações tecnológicas, também o cuidado ativo com a cultura organizacional é imprescindível para a empresa desenvolver o seu potencial produtivo, inovador e competitivo. É mais fácil uma corporação adquirir equipamentos e softwares em Tecnologia da Informação, do que romper as barreiras culturais para a utilização plena, abrangente e integrada destas tecnologias.
Da mesma forma, as barreiras culturais constituem os principais obstáculos para qualquer corporação instituir as melhores práticas de Inteligência Competitiva, que requer o hábito dos seus funcionários compartilharem de forma organizada conhecimentos sobre competidores e clientes.
A cultura corporativa permeia toda empresa, independentemente da consciência que cada um que nela trabalhe tenha deste fato. Os mais variados aspectos da vida de uma empresa, como os estilos de liderança que prosperam ou a frequência com que as fraudes ocorrem, estão fortemente correlacionados com a cultura organizacional. Uma consultora americana afirma precisar de apenas 10 minutos para perceber a cultura de uma organização.
A organização não só pode, como deve determinar a sua cultura. Os elementos para a construção de uma estratégia de desenvolvimento cultural, adaptável a diversos contextos, estarão presentes neste Seminário InterNews.
Questões que atingem profundamente os negócios, como desenvolvimento de idéias, aproveitamento de talentos, agilidade, versatilidade, estratégia competitiva e segurança, estão também intimamente ligados com a cultura organizacional. A cada tema, comentários e ilustrações com exemplos da importância são oferecidos aos participantes do seminário.
Não é apenas o ambiente de trabalho que pode estar comprometido, caso se desenvolva uma cultura perniciosa dentro da organização. Ela é decisiva nos negócios e faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma companhia. Organizações com uma forte cultura adaptativa e mecanismos para estimular a criatividade costumam desenvolver importantes vantagens competitivas. Estudos indicam grandes ganhos de eficácia nas organizações com uma cultura mais inteligente.
A cultura de uma organização não é uma entidade fixa, ela muda e pode ser reorganizada. O importante é que a companhia tenha uma visão clara dos seus objetivos.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 Cultura e Comunicação
Suzane Veloso, diretora de Comunicação Corporativa da DM9DDB
10h00 Coffee Break
10h30 Diversidade na cultura da organização: uma questão de oportunidade ou de adversidade?
Inês Meneses, Consultoria United Globe
11h30 Inovação na Cultura Organizacional
Antônio Carlos Teixeira, Consultoria Pense Diferente
12h30 Almoço
14h00 Cultura Organizacional e Estratégia Competitiva
Gerson Luiz Baffini, Baffini Consultoria
15h00 Adaptando a cultura em casos de aquisições e fusões
Ricardo Fortes, Intent Consultoria
15h50 Coffee Break
16h20 Cultura ética nas organizações
Fernando Fleider, sócio-proprietário da ICTS Global
17h10 Resistências culturais às novas tecnologias
Luiz Marcatti, sócio Mesa Corporate Governance
18h00 Encerramento

Siga a Internews