Realizados, Seminário
Os Novos Braços Financeiros das Redes de Varejo
20 de junho de 2006
As instituições financeiras e as redes de varejo estão identificando que sua atuação em comum pode ser muito mais lucrativa do que a simples relação banco-cliente que já mantêm. Bancos e varejo possuem os mesmos clientes e, juntos, podem elevar o volume de negócios, otimizando a especialização de cada um.
A aproximação interessa a ambas as partes, mas há diferentes hipóteses de novos relacionamentos – que vão desde o banco adquirir os recebíveis do varejo, ou ambos compartilharem a administração destes recebíveis e dos financiamentos futuros aos consumidores ou ainda, o varejo criar seu próprio banco.
As redes de varejo têm muito a ganhar e muitos bancos estão interessados nestes tipos de transação.
O melhor acordo para ambos dependerá da análise de cada caso e, nos últimos meses, vários destes diferentes modelos de negócios têm sido adotados.
Este seminário irá transmitir a ambos os lados quais os critérios de avaliação e quais as idéias que podem conduzir uma negociação ao sucesso. O seminário debaterá as diferentes variáveis desta negociação:
- Quais os critérios para o cálculo dos recebíveis?
- Quais as vantagens e os riscos que uma empresa de varejo corre quando decide criar um banco?
- Como especificar os encargos e vantagens de cada lado?
- Como o Banco Central considera estas operações?
PROGRAMA
13h30 Credenciamento
14h00 A visão do Banco Central
José Antônio Marciano
Diretor de Operações Bancárias do Banco Central
15h00 Como estimar o valor dos recebíveis nas negociações entre bancos e varejo?
Os recebíveis – isto é, as contas a receber, em decorrência de um financiamento feito pela loja de varejo – têm um valor que embute riscos e oportunidades – riscos de inadimplência e oportunidades para novos negócios. Há critérios gerados por fatores lógicos e consagrados pela experiência que devem ser considerados nesta avaliação.
Carlos Fagundes
Diretor – Integral Trust, responsável pela avaliação de recebíveis de diversas empresas de varejo
16h00 Coffee Break
16h30 Como criar um banco ou uma financeira? Quando a nova parceria é mais vantajosa? O que diz a legislação e a prática?
Sergio Salgado
Diretor – Controlbanc, responsável pela organização de algumas instituições financeiras para redes de varejo
17h30 Como cada lado deve proceder na negociação – o que deve pedir ao outro lado
Dirigir um banco requer uma sensibilidade diferente da gestão de uma loja comercial: o primeiro precisa relacionar-se com grandes números para ter ponto de equilíbrio, o segundo, precisa tratar cada cliente de forma personalizada.
Claudio Bacellar
Diretor – Lojas Marisa, intermediou os entendimentos de várias empresas de varejo com bancosAntonio Carlos Castrucci
Diretor – Compliance, ex-presidente da Associação Brasileira de Bancos Comerciais – ABBC, especialista em risco de crédito

Siga a Internews