Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Outsourcing de TI para Bancos X Legislação Trabalhista

16 de fevereiro de 2006

A terceirização de serviços de tecnologia por bancos e outras instituições financeiras vem sendo alvo de ação repressiva pela Justiça e pelo Ministério do Trabalho, que em alguns casos interpretam como burla à legislação trabalhista.

O outsourcing de TI vem sendo uma prática cada vez mais adotada por bancos em todo o mundo, não apenas pelo benefício financeiro, como também por permitir ao Banco ou instituição financeira manter o foco no seu core business. No entanto, é necessária que esta transição seja feita de modo rigoroso, dentro dos limites da legislação vigente.

A legislação trabalhista terá de ser modificada, mas não é previsível que esta modificação venha a ocorrer no ano eleitoral de 2006. No entanto, há espaços nas normas legais que podem permitir a prática da terceirização, desde que adotadas medidas preventivas, não somente na redação dos contratos desta espécie, mas também nos controles e execução da terceirização.

Neste Seminário, o ex-presidente da Febraban e Membro do Conselho de Administração do Unibanco, Gabriel Jorge Ferreira, vai abordar esta questão e expor o conjunto de outros problemas de ordem jurídica com que o mercado financeiro vai conviver no ano de 2006.

A adoção de medidas preventivas pode viabilizar a convivência com as atuais normas legais, enquanto se procure suavizar disposições que emanam dos tribunais e aguardar o momento político da reforma da legislação.

Além da questão trabalhista, o mercado bancário estará às voltas com problemas tais como o Código do Consumidor e outros textos legais.

Participe deste seminário e saiba com experientes advogados do ramo, quais as medidas preventivas que permitem às instituições financeiras contratar e administrar operações de terceirização de serviços de base tecnológica, dentro dos requisitos da legislação atualmente em vigor.

Um evento eminentemente prático, para uso imediato nas condições existentes.

PROGRAMA

13h30

Credenciamento

14h00

1º painel – As controvérsias jurídicas do mercado bancário em 2006

Gabriel Jorge Ferreira
Membro do Conselho de Administração do Unibanco e Presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras – CNF

15h00

Debates

15h30

Coffee Break

16h00

— 2º painel – Passo a passo: prevenção do problema trabalhista em outsourcing de bancos

Camilla do Vale Jimene
Advogada, Opice Blum Advogados

16h45

Debates

17h00 — 3º painel

– A questão do outsourcing em bancos na visão de juízes trabalhistas

Jane Granzoto Torres da Silva
Juíza, Tribunal Regional do Trabalho – 2ª Região

Sérgio Pinto Martins
Juiz, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

18h00

Debates

18h30

Encerramento