Realizados, Seminário
Que País é Este?
23 de junho de 2006
O Brasil convive há décadas com instituições frágeis. Fatos recentes sinalizam um processo preocupante de rápida deterioração destas instituições: mensalão, pizza no Congresso, greves no setor público e os recentes acontecimentos criminais em São Paulo.
Participe deste Seminário InterNews para analisar a evolução do quadro de insegurança e o seu impacto nos custos operacionais das empresas e nas decisões de investimentos.
Sempre houve a esperança de que o Brasil alcançasse padrões de país desenvolvido. O Brasil consegue superar a atual erosão de suas instituições ou o hiato estará se abrindo?
O atraso brasileiro tem diversas dimensões: economia ainda fechada, baixa qualidade da educação, insegurança jurídica, labirinto fiscal, elevado custo do capital, alta corrupção, partidos políticos fracos e de baixa representatividade, carência de marcos regulatórios, Estado anacrônico, grande desigualdade social e baixo crescimento econômico. Estes problemas brasileiros podem ainda se agravar se o atual céu de brigadeiro da economia mundial estiver de fato mudando.
Venha avaliar com renomados especialistas se o Brasil consegue enfrentar esses desafios para criar um ambiente econômico favorável e atrair os investimentos de que necessita.
Conferencistas
Eduardo Giannetti
Professor da Faculdade Ibmec/SP. PhD em Economia pela Universidade de Cambridge autor de diversos livros, entre eles ‘O Valor do Amanhã’
Francisco Weffort
Ex-ministro da Cultura, professor visitante da UFRJ e pesquisador do IEPES (Instituto de Estudos Políticos e Sociais). Autor dos livros: ‘O Populismo na Política Brasileira’ e ‘Por que Democracia?’, entre outros. Doutor em Ciência Política pela USP
Luiz Gonzaga Belluzzo
Professor da Unicamp, fundador da Facamp, diretor da Carta Capital
Chaim Samuel Katz
Psicanalista e escritor. Membro da Formação Freudiana do Rio de Janeiro. Autor dos livros: ‘Psicanálise
e Instituição’, ‘Ética e Psicanálise’, ‘Nazismo e Psicanálise’, ‘O Coração Distante’, entre outros. Doutor em Comunicação pela UFRJ.

Siga a Internews