Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

“Grau de Investimento”: O que a sua empresa e o Brasil ganham

18 de maio de 2007

O Brasil está a cada vez mais próximo de obter “grau de investimento”. Entre os fatores que contribuem: a queda do risco Brasil, a redução do custo de capital, o aumento das reservas internacionais a níveis elevados e a revisão do PIB.

A sua empresa terá melhor acesso ao crédito e ao mercado de capitais com o Brasil em “grau de investimento”. O ambiente de negócios será mais favorável, assim como as condições para a realização de novos investimentos.

Do ponto de vista macroeconômico, entretanto, os efeitos da graduação poderá ser muito limitado. Veja o exemplo do México: apesar de “investment graded”, este país continua crescendo pouco. No Brasil, o anacronismo do Estado, a elevada carga tributária, a taxa de juros ainda muito alta, a falta de marcos regulatórios estáveis, a insegurança jurídica e o peso da dívida pública são barreiras ao desenvolvimento econômico.

Estar próximo de atingir o nível de “grau de investimento” pode ser um estímulo para o país atacar os fatores que o mantém estagnado. No entanto, poderemos perder mais esta oportunidade. A janela do Brasil para uma perspectiva mais promissora também poderá se fechar diante de uma desaceleração da economia mundial mais grave.

A InterNews reúne destacados especialistas para debater com você a atual conjuntura, que ao mesmo tempo é decisiva e delicada. Participe para avaliar as reais possibilidades do Brasil chegar a “grau de investimento” e que impacto isto representará para a melhoria do ambiente de negócios e para o acesso em melhores condições da sua empresa ao crédito e ao mercado de capitais.

  • O que falta para o Brasil obter “grau de investimento”?
  • Quais as principais conseqüências reais da mudança de classificação?
  • Em que medida o acesso empresarial ao crédito global e ao mercado de capitais melhora?
  • Qual o risco de uma mexicanização: “grau de investimento” com baixo crescimento?
  • Qual o risco de uma piora grave do ambiente externo?

Conferencistas

Ilan Goldfajn

Ex-diretor de Política Econômica do Banco Central. É professor do Departamento de Economia da PUC-RJ e diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa em Economia da Casa das Garças (IEPE/CdG). Doutor em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), é sócio da Ciano Investimentos .

Lisa Schineller

Diretora do Departamento de Rating Soberano da Standard & Poor’s para a América Latina, sediada em Nova York. Trabalhou na Divisão de Finança Internacional do Federal Reserve Board (Banco Central dos EUA). PhD em Economia pela Universidade de Yale

Francisco Cláudio Duda

Diretor de Mercados de Capitais e Investimentos do Banco do Brasil

Tarcísio Godoy

Secretário do Tesouro Nacional