Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

O Impacto do PAC sobre a economia em 2007

26 de março de 2007

O PAC poderá de fato acelerar o ritmo do crescimento econômico? Participe deste Seminário InterNews para avaliar as reais condições de desempenho da economia.

A maioria das variáveis econômicas sugere que o Brasil está preparado para uma taxa de crescimento mais elevada. A inflação está sob controle, os juros caem há 19 meses, a balança comercial continua muito favorável, o país acumula amplas reservas e o ambiente externo segue positivo.

Esses fatores, além do PAC, são suficientes para o Brasil crescer 4,75% em 2007, como está previsto na proposta de orçamento da União?

O PAC coordena e direciona investimentos. Entretanto, o cenário fiscal continua se deteriorando. O governo não anunciou reduções de gastos correntes para gerar maior capacidade de investimentos públicos. Dois meses após a posse, o novo ministério ainda não havia sido anunciado. O congresso tampouco havia iniciado discussões mais substanciais sobre as medidas do PAC. Por sua vez, o Banco Central em fevereiro já se preocupava com os efeitos do PAC sobre a inflação.

Existem ainda fatores econômicos negativos para a aceleração do crescimento. A massa real de renda deverá crescer menos do que em 2006. A expansão do crédito bancário também deverá ser mais modesta este ano.

Para você formar a sua opinião e melhor posicionar os seus negócios, a InterNews reúne neste seminário alguns dos mais experientes economistas brasileiros que analisaram o PAC em profundidade e que mantém pontos de vista divergentes sobre as suas possibilidades. Os debates entre esses conferencistas proporcionarão uma excelente oportunidade para você compreender as perspectivas econômicas e melhor orientar a sua estratégia empresarial.

  • Qual a real possibilidade de crescimento do PIB em 2007?
  • Quais segmentos da economia serão beneficiados pelo PAC?
  • As inconsistências do PAC comprometem seus resultados desejados?
  • A taxa de câmbio continuará inibindo os investimentos em ativos fixos no Brasil?
  • Qual a capacidade do governo de executar o Programa de Aceleração do Crescimento?

Conferencistas

Delfim Netto

Ex-deputado federal, foi ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento

Winston Fritsch

Sócio diretor da Rio Bravo Investimentos. Foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e presidente do Dresdner Bank Brasil. PhD em Economia pela University of Cambridge, Inglaterra

Cláudio Adilson Gonçalez

Fundador e diretor-presidente da MCM Consultores, ex-assessor especial dos Ministérios do Planejamento e da Fazenda (1985-1990). Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo