Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Capacitação, Realizados

Viabilidade Econômica de Projetos: Custos e medição do ROI

17 de setembro de 2010

Determinar a viabilidade econômica de projetos é uma tarefa complexa. O estudo de viabilidade entretanto é fundamental para o sucesso do projeto e para a efetiva concretização do retorno esperado sobre o investimento.

Participe deste Seminário InterNews para dominar técnicas e conceitos multidisciplinares necessários para elaborar e analisar a viabilidade econômica de um projeto e medir o Retorno sobre o Investimento (ROI) esperado. Veja como apurar os custos envolvidos em cada etapa da realização do investimento. Saiba como simular o desempenho econômico do projeto. Interprete corretamente tanto os dados do investimento como os resultados obtidos pelo estudo.

Conheça as medidas efetivas para programação e controle de custos, colocando em uso as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Avalie as práticas de análise de viabilidade financeira, planejamento, controle de prazo e custos. Considere as formas de reporte aos diversos níveis da organização e saiba analisar o retorno do investimento a ser realizado.

INSTRUTOR

Robson Alves de Camargo, PMP, MBA

Master Certificate pela George Washington University / ESI em Gestão de Projetos.
Gerente Sênior de Projetos, aplicando ferramentas e metodologia de gestão de projetos baseados nas práticas do PMI®.
Professor em cursos de Pós-Graduação e MBA na FGV, FIA/USP e Fundação Dom Cabral.
Sócio Diretor da Robson Camargo – Projetos para Negócios e Desenvolvimento Humano, consultoria em Gestão de Projetos e Implantação de Escritório de Projetos (PMO).
Vinte e cinco anos de experiência na área de TI, nas empresas: Bradesco, Itaú, Mercedes Benz, Unibanco, AGF, Sybase, Votorantim Metais, Procwork e Officenet, ocupando cargos executivos.
Certificado PMP® – Project Management Professional pelo PMI® Project Management Institute.
MBA em Administração de Projetos – FEA / USP.

PROGRAMA

1 – Fundamentos

  • Conceitos e Visão geral de projetos
  • Ciclo de Vida
  • Planejamento Estratégico
  • Métodos de Seleção de Projetos
  • Subjetivos
  • Objetivos
  • Análise de viabilidade financeira do projeto:
  • Payback simples
  • Payback descontado
  • ROI
  • VPL
  • Taxa de custo benefício
  • Taxa Interna de Retorno
  • Custo de Oportunidade
  • O início de um projeto
  • As preocupações do gerente do projeto no momento de sua designação

2 – Detalhamento do escopo do projeto

  • Detalhamento / Confirmação do Escopo através do uso da WBS
  • Decomposição do escopo em deliverables
  • Decomposição em atividades

3 – Sequenciamento e estimativa de duração das atividades

  • Regras básicas de estimativa das atividades
  • Níveis de estimativas
  • Ordem de Magnitude
  • Orçamento
  • Definitiva
  • Tipos de estimativas
  • Analogia
  • Paramétrica
  • Detalhada
  • Pert
  • Análise de reservas
  • Sequenciamento das atividades, através da construção do Diagrama de Rede
  • Tipos de relacionamento entre as tarefas
  • Obrigatória
  • Arbitrária
  • Externa
  • Refinamento do sequenciamento, visando otimização do cronograma e consequente diminuição do prazo e dos custos do projeto.

4 – Estimativa de custeio e elaboração do orçamento total

  • Estimativa dos custos dos recursos necessários de cada atividade
  • Análise de produtividade, disponibilidade e custo de cada recurso possível em cada atividade
  • Estimativa de custos de cada atividade
  • Elaboração do orçamento do projeto
  • Refinamento do orçamento
  • Custo de Qualidade
  • Análise de Risco e estimativas de orçamento para Reservas de Contingência
  • Para riscos identificados, baeados em EVM – Valor Monetário Esperado
  • Para riscos não identificados – Reserva Gerencial
  • Análise dos custos através do WBS / agregação por Códigos de Conta
  • Determinação das baselines do projeto

5 – Gerenciamento de Mudanças

  • Identificar as fontes de mudança
  • Analisar como as mudanças afetam os custos do projeto
  • Identificar a forma de controlar as mudanças e evitar estouros de projeto
  • Atualizar o plano do projeto
  • Comunicar a mudança

6 – Avaliação através de Análise de Earned Value e previsão de prazo e custo

  • Identificar o status do projeto no momento da análise
  • EVA – Análise de Earned Value
  • Identificar as causas de variação
  • Fazer análise de tendência
  • Apresentar novas estimativas
  • Ferramentas avançadas de previsão de valores – Análise de Valor Agregado

7 – Execução e controle – atividade prática

  • Execução de um projeto real em sala – montagem de uma ponte em tamanho reduzido
  • Acompanhamento dos prazos e custos do projeto
  • Desenvolvimento de relatório e apresentação da situação do projeto

8 – Encerramento e avaliação dos resultados e benefícios esperados

  • Avaliação dos resultados do projeto – análise do ROI
  • Exercício de lições aprendidas
  • Avaliação dos resultados da implantação do projeto