Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

O Processo de Pricing Estratégico no Mercado Varejista

3 de dezembro de 2008

Nada pode ser mais importante para o lucro de sua empresa do que a determinação dos preços cobrados dos consumidores por produtos ou serviços. É no mercado varejista que as empresas têm maior liberdade para diferenciar atributos dos seus produtos ou serviços, compreender e atuar sobre o valor percebido pelos consumidores e praticar preços que potencializam os seus resultados. No business to business, já não há tanta liberdade na fixação de preços.

Além do valor percebido, a elasticidade da demanda, a natureza da concorrência, a situação do mercado e a variação de custos também devem ser levados em consideração na fixação de preços e serão analisados neste evento.

Em tempos difíceis, como o que se avizinha, a sua empresa deve evitar o desperdício. No entanto, não há maior desperdício de receita do que a fixação de preços abaixo do que podem e devem ser cobrados. O aumento do volume de vendas, a redução de custos e o aumento de preços são três fatores que influenciam resultados das empresas. Mantidos os demais dois fatores constantes, 1% de aumento de preços exerce efeito muito maior nos resultados do que a redução de 1% nos custos fixos ou o aumento de 1% no volume de vendas.

De acordo com Pesquisa McKinsey, baseada em balanços das Global 1 200 em 2002, citada pelo presidente da Quantiz Pricing Solutions, Frederico Zornig, que participará deste seminário, 1% a mais de preço resulta em 11% a mais de lucro, contra o aumento de 3,7% de lucro por 1% de acréscimo de volume e 2,7% de lucro por 1% a menos de custos fixos.

No entanto, a maioria das empresas, no Brasil e no exterior, é pouco eficiente na fixação de preços dos seus produtos e serviços. Um erro freqüente é meramente calcular custos e adicionar um mark-up arbitrário para chegar ao preço. O valor percebido pelo consumidor deve ser a principal referência em um processo racional de determinação de preços.

Participe deste Seminário InterNews para saber modificar atributos dos seus produtos ou serviços, compreender o valor percebido pelo consumidor e praticar preços que melhorem os resultados da sua empresa. Aprenda com alguns dos melhores especialistas o processo de precificação estratégica no mercado varejista. Veja porque acertar em pricing é sempre uma das iniciativas mais importantes que a sua empresa pode tomar. A sua participação neste evento pode fazer diferença para a lucratividade no crítico ano de 2009.

PROGRAMA

8h30    Credenciamento

9h00    Melhores práticas de pricing para o varejo

  • Conceitos de Valor Percebido aplicados
  • Melhores práticas e tendências de pricing no varejo

Frederico Zornig
Presidente da Quantiz Pricing Solutions e do Capítulo Latino Americano da Professional Pricing Society. Professor da FGV/SP. PhD com tese em Pricing pela St. John’s University, EUA. Autor do livro “Acerte o Preço e Aumente Seus Lucros”, Ed. NOBEL. Certificado como Black Belt em Seis Sigma.

11h00    Coffee break

11h20    Estudo de caso – Lojas Riachuelo

  • Comportamento de compra de moda
  • Alternativas de estratégias de preços
  • Elasticidade de preços

Marco Muraro
13 anos no Varejo de Moda nas Lojas Riachuelo onde ocupa atualmente o cargo de Diretor de Compras. Mestre em Administração de Empresas pela FGV, MBA Marketing – Ibmec Business School, Pós-graduação em Administração em Marketing pela Universidade São Marcos.

12h30    Almoço

14h00    Precificação de promoções do varejo brasileiro

  • Complexidade do preço
  • Rentabilização das promoções x imagem de preço
  • Rentabilização do crediário
  • Estratégias de antecipação de compra

José Roberto de Almeida Resende
Administrador de empresas. Sócio diretor da Shopping Brasil e Informa Brasil, empresas de inteligência de mercado.

15h10    Táticas de Preço apoiando Estratégias Competitivas

João Carlos Lazzarini
Diretor de Retail Service da Nielsen Brasil. Graduado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing – PUC-SP; MBA Gestão Empresarial FIA-FEA/USP; Professor dos Cursos de MBA da FIA.

16h30    Coffee break

17h00    Transformando precificação em lucratividade através da automação do processo decisório

  • Principais desafios para automação do pricing no varejo
  • Abordagens diferentes para capa etapa do ciclo de vida do produto
  • Benefícios da precificação próativa

Américo de Paula
Engenheiro Eletrônico formado pela PUC-SP e MBA em Comércio Internacional pela FIA-USP, Certificado CPIM – APICS. Responsável pela prática de varejo do SAS, empresa internacional de software analítico, líder em soluções de otimização de preço, promoção e markdown.

17h50    Encerramento