Realizados, Seminário
Prevenção e Combate a Fraudes em Instituições Financeiras
13 de novembro de 2008
A fraude é como uma praga que está presente em todas as empresas nacionais, internacionais, de pequeno ou grande porte, independente do tipo de atividade.
Os bancos e outras instituições financeiras são uns dos principais alvos deste tipo de crime. Segundo a Febraban, as instituições financeiras investem no Brasil cerca de US$ 1,5 bilhão por ano para atualizar os mecanismos de combate às fraudes.
Mesmo com tanto investimento na prevenção e no combate, os bancos tem prejuízos expressivos com fraudes na rede, clonagem de cartões, fraudes ocupacionais (praticadas por funcionários) e golpes em caixa eletrônicos.
Esse prejuízos podem ser significativamente reduzidos com a implementação de medidas eficazes de prevenção, identificação e combate a fraude. Identificada a fraude na instituição financeira, a sua caracterização e investigação constitui um processo complexo, que precisa ser criteriosamente executado. A recuperação dos valores também é um processo delicado, pois muitas fraudes são praticadas pelos próprios funcionários e algumas instituições financeiras não querem se expor e mostrar que são vulneráveis.
Cada vez mais os fraudadores utilizam o meio cibernético para praticar seus crimes. Eles aproveitam a ingenuidade, falta de instrução e curiosidade dos clientes internautas para roubarem senhas ou instalarem vírus nas máquinas, abrindo portas à prática da fraude. Além de investir em equipamentos para prevenção, os bancos devem criar barreiras eficazes para impedir a prática da fraude por funcionários.
Participe deste Seminário InterNews e saiba como a seu banco deve melhor se posicionar para agir rapidamente e de forma sistemática no combate às fraudes. Conheça as metodologias necessárias para a prevenção das fraudes corporativas e dos cybercrimes. Saiba os melhores caminhos da investigação forense e como desenvolver um sistema interno de resposta à fraude, de detecção e de recuperação de perdas, através da atuação conjunta do auditor e do advogado.
Descubra com experientes profissionais como agir rapidamente, administrar a crise e recuperar valores.
PROGRAMA
8h30 Credenciamento
9h00 Impactos das fraudes nos bancos e recuperação de valores
- Fraudes bancárias: prevenção e combate
- Organização de equipe para identificação e investigação de fraudes
- Como elaborar código de ética da sua instituição financeira
- Estudo de casos sobre recuperação de ativos
Otto Eduardo Fonseca de Albuquerque Lobo
Sócio do escritório Motta, Fernandes Rocha Advogados, representante no Brasil do International Chamber of Commerce – Commercial Crime Services Fraudnet (rede global de advogados especializados em fraude, recuperação de ativos, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes comerciais)
10h00 Coffee break
10h20 Prevenção de Fraudes Corporativas: ocupacionais e computacionais, e a relação entre as duas
- O que são fraudes ocupacionais (FO) e computacionais (FC)
- Números das fraudes ocupacionais e computacionais
- Programa de prevenção
- Análise e discussão de casos
Mário Sérgio Ribeiro
Sócio da Enigma Security. Auditor, especialista em Segurança da Informação e em Governança de TI. Professor da FIA/USP
12h10 Almoço
13h30 Fraudes Empresariais: Investigação, Inteligência e Análise
- Estrutura e produtos de uma área de investigações / inteligência
- Investigações de denúncia
Varnei Campos
COO do Group Security do Banco Real. Profissional com mais de 19 anos de atuação na área de Segurança da Informação. Possui certificação MCSO – Modulo Certified Security Officer, com diversos cursos de atualização em gerenciamento e novas tecnologias nas áreas de TI e Telecomunicações. Experiência em empresas multinacionais de renome, sempre voltado a implementação e gerenciamento da Área de Segurança da Informação e de áreas relacionadas a controles e segurança como, Segurança Patrimonial, Segurança do Trabalho e Gestão de Riscos Operacionais. Membro do SC02 / CB21 da ABNT. Professor em várias disciplinas relacionadas a segurança e gestão.
14h50 Passo a passo da investigação de fraudes digitais
Volnys Borges Bernal
Doutor em Engenharia Elétrica pela EPUSP. Possui certificação CISA/ISACA e CISSP/(ISC)2. Professor do Mestrado Profissionalizante do IPT, do Mestrado em Segurança do SENAC e colaborador em Ciência Forense da Escola Politécnica da USP
16h00 Coffee break
16h30 Fraudes digitais – Saiba quais são os direitos do cliente lesado, como se proteger eletronicamente e quais são os crimes digitais mais comuns e mais perigosos
Patrícia Peck Pinheiro
Advogada especialista em Direito Digital, sócia de PPP Advogados, com especialização pela Harvard Business School e MBA pela Madia Marketing School. Autora do livro “Direito Digital”. Professora de pós-graduação da FFAP, Impacta e FATEC

Siga a Internews