Realizados, Seminário
MVNOs – Mobile Virtual Network Operator: uma nova oportunidade de negócios
30 de junho de 2010
MVNO (Mobile Virtual Network Operator) consiste na prestação de serviço de telefonia móvel por uma empresa que não possui licença própria de alocação de espectro de frequência. A operadora virtual (MVNO) não tem rede própria. Para prestar o serviço a seus clientes, ela firma acordos comerciais com operadoras móveis tradicionais (MNO), como a Vivo, Claro, Oi ou TIM.
O conceito de MVNO é popular há alguns anos em outros países. Alguns exemplos de sucesso no exterior são os celulares operados pela loja de discos britânica Virgin ou a empresa de correios italiana PostMobile. São evidentes as vantagens competitivas que algumas grandes redes de comércio varejistas – além de bancos, cartões de crédito e até clubes de futebol – possuem para explorar esta oportunidade de negócio.
Após realização da Consulta Pública nº50, finalizada em março, a Anatel estima concluir até julho o Regulamento Sobre Exploração de Serviço Móvel Pessoal (SMP) por meio de Rede Virtual, que permitirá a prestação de serviços MVNO no Brasil.
O regulamento diferencia duas formas de operadora móvel virtual: a com autorização e a credenciada. Uma operadora com autorização terá maior controle sobre a rede e maior responsabilidade sobre a qualidade do serviço. A credenciada atuará mais como distribuidora de serviços, potencializando exclusivamente o poder de sua marca e a capacidade da sua rede varejista.
A regulação da Anatel deverá exigir garantia de continuidade dos investimentos, incentivar a competição no setor e requerer ofertas que atendam alguns parâmetros de interesse do consumidor. Há incertezas sobre a própria regulação que deverá ser anunciada e sobre critérios e procedimentos para a sua implementação.
Em que condições as operadoras terão interesse em compartilhar as suas infraestruturas de redes? Qual será o papel da operadora móvel virtual em relação às vendas e distribuição? As MVNOs contribuirão para o melhor aproveitamento do espectro de frequência no Brasil? Como adequar modelos internacionais de sucesso para MVNOs brasileiras?
Participe deste Seminário InterNews para melhor identificar oportunidades de negócio e desenvolver ou ajustar planos e estratégias que explorem o mercado de Mobile Virtual Network Operator.
PROGRAMA
8h30 Credenciamento
09h00 Marco Regulatório do MVNO no Brasil
- Abordagem Proposta pela Anatel na Consulta Pública nº 50/2009
- Modelo regulatório das empresas credenciadas
- Modelo regulatório das empresas autorizadas de rede virtual
- Principais Desafios ao Desenvolvimento das MVNOs no Modelo Proposto
Fabio Ferreira Kujawski
Sócio da Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves (BKBG). Advogado especializado nas áreas de telecomunicações, mídia e tecnologia da informação.
10h20 Coffee break
10h50 MVNOs: Aspectos Contratuais e Negociação com Operadoras
Luciano Costa
Sócio da Caldas Pereira Advogados. Especialista em Regulação de Telecomunicações.
12h00 Almoço
14h00 MVNO: Oportunidade ou Ameaça?
- Os diferentes modelos de MVNOs e Sub-branding
- Fator de sucesso: MNO e MVNO complementares
- MVNO dá lucro? Para quem?
Luís Minoru Shibata
Diretor da PromonLogicalis, maior integradora independente de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação da América Latina. Foi Managing Director do Yankee Group para a América Latina, onde trabalhou por 7 anos e participou de diversos projetos estratégicos para operadoras, vendors e investidores no segmento de telecomunicações e TI.
15h10 Benchmarking: Quais modelos internacionais de MVNOs funcionariam para o mercado brasileiro?
- Análise de modelos de MVNOs que funcionam no mercado estrangeiro
- Proposta da Consulta Pública nº 50/2009 x Modelos Internacionais
Eduardo Tude
Presidente da Teleco – Inteligência em Telecomunicações.
16h20 Coffee break
16h40 Case Titans Group: Lançamento do “Chip do Timão”
- Desafio de fechar um acordo com um nicho de mercado
- Desenvolvimento do projeto: Como fazer todos os parceiros envolvidos no projeto entenderem o valor do negocio e fazerem suas estruturas se movimentarem a favor do produto
- O que é um Sim Card De Marca e quais vantagens para seu nicho
- Sim Card De Marca x MVNOs: saiba porque esse modelo de negócio fica refém da operadora e seus processos.
Marcelo Zylberkan
Diretor Geral da Titans Group

Siga a Internews