Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

A Volta da Inflação: Como Planejar 2009

25 de agosto de 2008

A volta da inflação precisa ser levada em conta nas decisões sobre preços, nas negociações com fornecedores e sindicatos e na formulação da estratégia da sua empresa. O governo está disposto a manter o dinamismo econômico dos últimos quatro anos, mas não abre mão de tomar as medidas necessárias para o controle da inflação.

A preservação de um ambiente favorável a sua empresa é o cenário mais provável, mas ele não está assegurado. Depende da intensidade das pressões inflacionárias a serem enfrentadas e de como o governo irá agir. Há muitos desafios: além do aumento dos preços das commodities, os reajustes salariais em 2009 ficarão em 13% a 14%, enquanto que a política fiscal em vigor não ajuda no combate à inflação.

Até a realização deste seminário, em 25 de agosto, haverá mais informações, que permitirão dissipar o atual alto grau de incertezas sobre as tendências dos preços das commodities e da inflação a curto prazo. Este seminário será, portanto, realizado em um excelente momento para você, com a ajuda de alguns dos melhores especialistas, nortear decisões estratégicas de sua empresa.

Você poderá avaliar melhor a possibilidade de um cenário positivo, em que a inflação permanece em torno de 6,5% em 2008, 5,5% em 2009 e 4,5% em 2010, com crescimento econômico acima de 4% ao ano. Será também possível melhor avaliar a possibilidade de um cenário adverso, de descontrole inflacionário e volta da reindexação.

Participe deste Seminário InterNews que reúne o diretor de Política Econômica do Banco Central, consultores do governo, especialistas em inflação e formadores de opinião – todos renomados economistas. Ouça análises, assista debates e faça perguntas que irão lhe auxiliar na formulação das suas decisões empresariais.

  • O Brasil consegue manter o dinamismo econômico e a inflação sob controle?
  • O centro da meta de inflação de 4,5% em 2010 é realista?
  • Todo o esforço de combate à inflação recairá novamente sobre a política monetária?
  • A hipótese de quedas acentuadas dos preços das commodities seria a mais prejudicial para o país?
  • Quais os efeitos de uma eventual desvalorização do real nas políticas de combate a inflação?
  • Qual a probabilidade do país sustentar o crescimento acima de 4% nos próximos anos?

Conferencistas

Mário Mesquita

Diretor de Política Econômica do Banco Central, foi economista-chefe para a América Latina do Banco ABN AMRO e diretor setorial de Economia da Febraban. Doutor em Economia pela Universidade de Oxford

Luiz Gonzaga Belluzzo

Professor da Unicamp, fundador da Facamp, diretor da Carta Capital e conselheiro da BM&F

Ilan Goldfajn

Ex-diretor de Política Econômica do Banco Central. É professor do Departamento de Economia da PUC-RJ e diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa em Economia da Casa das Garças (IEPE/CdG). Doutor em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), é sócio-diretor da Ciano Investimentos

Luiz Roberto Cunha

Professor da PUC-RJ, especialista em inflação, mestre em Economia pela Universidade de Vanderbilt (EUA)