Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Estruturação e Operacionalização da Área de Gestão de Risco de Crédito

7 de junho de 2010

As instituições financeiras precisam ter em pleno funcionamento até o dia 29 de outubro de 2010 a área de Gestão de Risco de Crédito, de acordo com as determinações técnicas da Resolução 3.721 do Conselho Monetário Nacional (CMN), de abril de 2009.

A 3.721 traz exigências específicas, como estrutura de gestão de risco de crédito, unidades independentes de concessão de crédito, divulgação da estrutura adotada e responsabilização do Conselho de Administração.

Participe deste Seminário InterNews e saiba com renomados especialistas como implementar as medidas que ainda faltam à sua instituição financeira para estruturar e colocar em funcionamento a área de Gestão de Risco de Crédito.

Veja como desenvolver uma estrutura de gestão mais apropriada à sua instituição. Considere a implementação das métricas, base de dados e sistemas para Risco de Crédito (IRB) previstas pelo Comunicado 18.365/09 do BC. Saiba como o Banco do Brasil está superando os desafios para a adequação à Resolução 3.721/09.

PROGRAMA

8h30    Credenciamento

9h00    Estruturação da Área de Gestão de Risco de Crédito e os Requisitos da Resolução 3.721/09

Carlos Fagundes
Sócio Diretor da Integral-Trust Serviços Financeiros. Professor no IBMEC Business School. Pós-graduado pela Harvard Business School

10h30    Coffee break

11h00    Operacionalização da 3.721/09 e Preparação para o Processo de Candidatura IRB (Risco de Crédito), de acordo com o Comunicado 18.365/09 do BC

Marcelo Villaça
Diretor de riscos da Ernst & Young no Brasil. Exerceu funções em Gestão de Riscos em grandes instituições financeiras como Citibank, Unibanco, Santander e Itaú-Unibanco. MBA pela Greenwich University – Londres, e pós-graduado em “Finanças Corporativas” pela FGV. Especialização em tecnologia de redes neurais e decisões pela USP.

12h30    Almoço

14h00    Impairment da Carteira de Crédito no IFRS: Como Fica o Banking Book Depois da Resolução 3.721/09 e do IFRS

Ênio Bonafé
Membro do Expert Advisory Panel do IASB – International Accounting Standard Board (entidade sediada na Inglaterra cujos modelos normativos foram adotados pela CVM). Tem mais de 20 anos de experiência, atuando em instituições financeiras, como o Banco Itau BBA

15h30    Coffee break

16h00    Case Banco do Brasil: Desafios da Implementação da Resolução 3.721/09

Luiz Alexandre Garcia de Barros
Gerente de divisão da diretoria de risco do Banco do Brasil

17h30    Encerramento