Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Contagem regressiva para o IFRS: As Exigências para as Demonstrações Financeiras 2010/2009

14 de abril de 2010

As companhias de capital aberto e as instituições financeiras estão em contagem regressiva para a primeira apresentação obrigatória de suas demonstrações financeiras pelas novas normas de contabilidade brasileira. Mudanças complexas de procedimentos contábeis passaram a ser mandatórias em consequência da adoção pelo Brasil do International Finance Reporting Standards (IFRS), padrão internacional de contabilidade. O balanço referente ao exercício de 2010 já deverá ser entregue no novo modelo, com dados comparativos de 2009.

As empresas que ainda não avançaram na adequação de seus balanços não têm tempo a perder, para evitar sérias dificuldades. Participe deste Seminário InterNews que reúne alguns dos mais renomados especialistas para você melhor avaliar as novas normas contábeis, as complexidades da transição, a reestruturação de procedimentos internos, a necessária capacitação de pessoal e os impactos nos sistemas de gestão.

PROGRAMA

8h30    Credenciamento

9h00    Os procedimentos para apresentação das demonstrações financeiras de 31/12/10 e 31/12/09 em IFRS

Marcos Sanches
Sócio-fundador da Sponsor Auditores Independentes. Foi Sócio-diretor da BDO Trevisan até março de 2009. Membro do Comitê Nacional de Normas Técnicas do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA – USP.

10h30    Coffee break

10h50    Ativo Intangível – CPC04

Carlos Alexandre Miyahira
Gerente responsável pela condução de auditoria e processos de due diligence da área contábil e consultoria contábil da Hirashima & Associados. Atuou por mais de dez anos na Ernst & Young Auditores Independentes. Graduado em Ciências Contábeis. MBA em Gestão Financeira na FGV/SP.

12h10    Almoço

13h50    Instrumentos financeiros e contabilidade de hedge

Cesar Ramos
Diretor executivo de auditoria e membro do Grupo de IFRS da Ernst & Young. Ampla experiência em projetos de conversão IFRS. Supervisionou diversos projetos na França nas áreas de auditoria, transações, litígio, avaliação e riscos de negócio.

15h10    Tratamento contábil e fiscal do ágio/deságio na aquisição de participações societárias

Rafael Macedo Malheiro
Advogado da Souza, Cescon Avedissian, Barrieu e Flesch Advogados. Especialização em Finanças Corporativas no Laboratório de Finanças da FIA/FEA/USP e Formação em Direito pela Faculdade de Direito da PUC/SP

16h20    Coffee break

16h50    Tecnologia para a convergência IFRS

  • Opções de solução
  • Tecnologia como fator de mudança

Antonio Coló
Sócio fundador da SCA, empresa de sistemas especializada na gestão de finanças. Experiência de 18 anos em empresas como CESP, Light e Eletrobrás. Pós-graduado em Métodos de Otimização pelo COPPE/UFRJ.

18h00    Encerramento