Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

Planejamento Sucessório na Empresa Familiar

5 de agosto de 2008

Crise na sucessão é o principal fator de mortalidade das empresas familiares no Brasil. Antecipar os problemas decorrentes da sucessão familiar é o primeiro passo para garantir a continuidade da sua empresa. Nesse sentido, é fundamental planejar a sucessão, despertar os sucessores para a responsabilidade dos negócios e proteger os ativos familiares.

Além de evitar dispendiosos conflitos na Justiça, o Planejamento Sucessório traz economia às empresas, principalmente com relação aos tributos, e permite maior tranqüilidade na transferência do comando para um sucessor capacitado e consensualmente aceito.

Entre as questões que precisam ser consideradas estão o despreparo dos sucessores para o negócio; divergências ou rivalidade entre familiares; e resistência dos funcionários às futuras mudanças.

Muitas oportunidades que o mercado oferece deixam de ser plenamente aproveitadas por empresas familiares que se negam a profissionalizar a gestão. O Planejamento Sucessório aparece como uma necessidade para minimizar conflitos entre familiares, herdeiros e gestores empresariais, aumentando as chances da sobrevivência da empresa familiar e a inserindo melhor na economia de mercado.

Segundo estudo de 2005 da Family Business Consulting, 65% das empresas familiares desaparecem por conflitos entre os membros controladores. Participe deste Seminário InterNews que reúne grandes especialistas para expor as bases de um eficiente Planejamento Sucessório.

PROGRAMA


08h30    Credenciamento

09h00    Planejamento Sucessório: Faculdade ou Necessidade?

Luís Felipe Baptista Luz
Professor do curso preparatório para Certified Financial Planner – CFP (FKPartners), advogado especializado em Planejamento Patrimonial, Familiar e Sucessório. Sócio-fundador de Baptista Luz, Gimenez e Freitas Advogados

10h00    Coffee break

10h20    Reflexos e Alterações Tributárias Decorrentes da Reorganização Societária: Considerações Técnico-Jurídicas

Marcele Bertoni Adames
Advogada especializada em Direito Societário e Tributos. Sócia de Franco, Kelly, Mattei, Berni & Advogados Associados

11h20    O Papel do Family / Multi Family Office no Planejamento Sucessório

Bernardo Mascarenhas
Economista, MBA em seguros pelo IBMEC-RJ. Sócio e diretor da Turim Family Office & Investment Management

12h20    Almoço

14h00    Quando e Como Preparar o Sucessor: Idéias para Evitar ou Gerenciar Crises Internas

Fabiano Calil
Economista, MBA Personal Finance, CFP (Certified Financial Planner), CWC (Certified Wealth Consultant), extensão em Psicologia Econômica. É sócio da Calil Associados, empresa de Gestão Financeira Pessoal. Professor do IBMEC, FIPECAFI/USP e FKpartners

15h00    Transformando a empresa familiar em família empresária

Renata Bernhoeft
Sócia da Bernhoeft Consultoria Societária e consultora para a implantação de estruturas de governança para sociedades empresariais, estruturação de acordos societários e familiares. Auxilia no planejamento societário, no alinhamento entre negócios e família para novas gerações. Formada no MBA Executivo pela Business School São Paulo e University of Toronto. Membro da rede mundial de consultores FBCGi – Family Business Consulting Group Internacional

15h50    Coffee break

16h10    Planejamento Tangível e Captação de Recursos para Investimentos: Vantagens da Governança Corporativa

Herbert Steinberg
Presidente da Mesa Corporate e presidente do comitê estratégico de Governança Corporativa da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham-SP).

17h00    Planejamento Sucessório: A importância de descobrir o DNA Familiar

Ricardo Braga de Andrade
Economista pela Universidade de São Paulo (USP), Certified Financial Planner e Certified Wealth Mentor (USA). Managing Partner da Financial DNA Resources – Brasil

18h00    Encerramento