Realizados, Seminário
Saúde Mental no Ambiente de Trabalho: Prevenção, Diagnósticos e Condutas
23 de junho de 2008
É crescente o número de pessoas com saúde mental afetada pelo ambiente de trabalho. As exigências, pressões e mudanças estão entre os fatores que cada vez mais contribuem para o estresse ocupacional. Funcionários dos mais variados níveis hierárquicos e de companhias de todos os segmentos têm apresentado distúrbios psíquicos. As empresas precisam voltar a sua atenção para as questões que envolvem a saúde mental dos funcionários. Essa atenção deve ir muito além da tradicional triagem psicológica no momento da contratação.
As repercussões pessoais e organizacionais do adoecimento mental no trabalho geram efeitos nocivos que justificam medidas de monitoramento e de prevenção. É necessário considerar as conseqüências do estresse ocupacional no sofrimento pessoal e na produtividade do trabalho. As responsabilidades empresariais precisam ser assumidas até mesmo para evitar ações trabalhistas, crescente no Ministério Público do Trabalho (MPT).
Os profissionais de diversos departamentos, tais como Recursos Humanos, Jurídico, Medicina e Segurança do Trabalho, Psicologia Organizacional e Administração, entre outros, devem estar preparados para adotar medidas preventivas e também para agir diante dos casos de comprometimento de saúde psíquica de funcionários. A atuação preventiva diminui as licenças do trabalho ocasionadas por doenças psíquicas e impacta positivamente a produtividade, a criatividade e o clima de trabalho. Doenças ou transtornos mentais são a terceira causa mais incidente nos requerimentos de auxílio-doença, e têm mantido curva de crescimento nos últimos anos.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentará neste Seminário InterNews o recém elaborado projeto Diretrizes Médico-Periciais em Transtornos Mentais. Esse documento identifica os transtornos mentais e define as condutas a serem implementadas pelos peritos médicos do INSS durante a avaliação dos pedidos de auxílio-doença.
Participe deste seminário que reúne renomados especialistas e estudo de caso para analisar os principais fatores associados ao adoecimento mental no ambiente de trabalho, os métodos de aferição e diagnóstico e as formas de prevenção e de condutas.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 A influência do ambiente de trabalho na saúde psíquica
- O que a empresa tem a ver com o “sofrimento mental” de seus empregados?
- Qual a relação entre a saúde mental e o desempenho profissional e organizacional?
- Como prevenir os riscos à saúde mental e psíquica?
Hilda Alevato
Professora e Pesquisadora do Mestrado em Sistemas de Gestão, na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, Psicanalista e Doutora em Educação. Coordenadora do NEST (Núcleo de Educação e Saúde no Trabalho)
10h15 Coffee break
10h45 Saúde mental para e pelo trabalho
Ricardo Tadeu Marques da Fonseca
Procurador Regional do Ministério Público do Trabalho – 9ª Região (Paraná), Especialista e Mestre em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade de São Paulo e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná
12h00 Almoço
13h30 Projeto do INSS para identificar os transtornos mentais
- O conteúdo e os objetivos das Diretrizes Médico-Periciais em Transtornos Mentais
Filomena Maria Bastos Gomes
Coordenadora-Geral de Benefícios por Incapacidade do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)
14h45 Métodos de aferição e diagnóstico
Roberto Cruz
Psicólogo, Doutor em Engenharia de Produção e docente do Programa de Pós- Graduação em Psicologia na UFSC. Pesquisador e consultor em estratégias gerenciais de Recursos Humanos. Autor de diversos livros e artigos sobre psicologia das organizações e do trabalho
16h00 Coffee break
16h20 Case Banco Nossa Caixa: Equilíbrio das Emoções
Maria Alice Moretti
Coordenadora da Área de Suporte à Gestão da Saúde do Banco Nossa Caixa, Psicóloga, Psicoterapeuta, Pós-graduação em Administração de Recursos Humanos, Psicopedagogia e Psicodrama Terapêutico

Siga a Internews