Capacitação, Realizados
A Implantação Eficaz da Gestão de Risco de Crédito
25 de março de 2010
A gestão de risco de crédito, cada vez mais importante nas instituições financeiras, demanda a criação de uma estrutura que observe os requisitos da Resolução 3721 do CMN e que funcione como uma eficaz ferramenta gerencial. Para melhor orientar o processo de implantação da gestão de risco de crédito na sua instituição, participe deste Treinamento InterNews, com coordenação técnica da Integral Trust.
Faça como o Banco Itaú, Banco Bradesco, Banco do Nordeste, Banco Votorantim, BNDES e diversas outras instituições que participaram das três edições anteriores deste treinamento. Não deixe para a última hora, o prazo é curto. Na data de realização deste treinamento, 25 de março, restarão apenas cerca de 151 dias para a sua instituição cumprir as exigências da Resolução 3721 e das normas do Banco Central. Em outubro de 2010, a estrutura de gestão de risco de crédito precisará ter sido implantada e estar em plena operação.
Venha analisar em detalhes o que a sua instituição precisa fazer. Os requisitos para a plena observação da Resolução 3721/2009 do CMN e das normas do BC serão abordados em profundidade, cobrindo os diversos aspectos da gestão de risco de crédito: políticas, processos, sistemas e procedimentos que deverão ser informados ao Banco Central até abril de 2010 e plenamente implementados até outubro de 2010.
INSTRUTOR
Carlos Fagundes
Engenheiro e administrador, com pós-graduação Harvard Business School. Ocupou cargos de direção em instituições financeiras nacionais e internacionais, tais como presidente da Itaúleasing e vice presidente financeiro (CFO) do Chase Manhattam Bank. Foi presidente da ABEL-Associação Brasileira de Empresas de Leasing e vice presidente da ABBC-Associação Brasileira de Bancos. Atualmente é diretor da Integral-Trust Serviços Financeiros, empresa especializada em gestão de riscos em instituições financeiras.
PROGRAMA
1. O risco em instituições financeiras
- 1.1. Evolução do cenário do risco no mundo e no Brasil
- 1.2. A obrigação regulatória e a oportunidade empresarial
- 1.3. Conceitos básicos de risco
- 1.4. O risco de crédito na Basiléia
2. Como estruturar o controle de risco
- 2.1. Atividades básicas
- 2.2. Definição de políticas
- 2.3. Funcionamento de comitês
- 2.4. Alocação de responsabilidades
3. O risco de crédito na regulamentação do Bacen
- 3.1. Revisão da Resolução 2680
- 3.2. Exposições de crédito e mitigadores
- 3.3. Cálculos de capital requeridos
4. A Resolução 3721 passo a passo
- 4.1. Detalhamento da norma
- 4.2. Modelagem
- 4.3. Requisitos para a observância da Resolução 3721

Siga a Internews