Realizados, Seminário
Remuneração Variável como Estratégia para Retenção de Talentos
4 de março de 2008
Cada vez mais, empresas inteligentes desenvolvem estratégias para a fidelização de seus talentos. A tradicional estrutura de cargos e salários não é mais suficiente para satisfazer as necessidades das empresas. As constantes alterações do mercado criaram um profissional que não busca apenas construir uma longa carreira em uma única organização. Outro fator de destaque é a competitividade entre as empresas que acirra a disputa por talentos.
Os planos de remuneração variável podem ser de acordo com o sucesso do negócio, desempenho da área ou até mesmo individual. Segundo pesquisa da Towers Perrin realizada em 2006, sobre como atrair, reter e engajar talentos melhorando o desempenho dos negócios, no Brasil, apesar de apenas 19% dos entrevistados estarem procurando ativamente outro emprego, mais da metade da força de trabalho (53%) está aberta a novas oportunidades. É um dos índices mais altos entre os 16 países pesquisados.
A remuneração variável aumenta a produtividade individual e das equipes. E estimula os funcionários a cumprir e superar as metas da corporação. Os planos de remuneração variável podem ser classificados em planos de curto e longo prazo. Uma das possibilidades de remuneração variável a curto prazo é a participação dos funcionários nos lucros ou resultados da empresa (PLR). A Lei 10.101/2000 regula esta participação como instrumento de integração entre o capital e o trabalho e como incentivo à produtividade. Ela fixa as regras para a participação dos trabalhadores, além de livrar este montante de encargos trabalhistas e previdenciários – outra grande vantagem da adesão a este tipo de remuneração.
Os planos de longo prazo são aplicados a ciclos maiores que um ano e tem como principais vantagens reter talentos no longo prazo e gerar no colaborador o compromisso com o sucesso do negócio. Novidade no mundo corporativo é a utilização de planos de longo prazo, antes restritos aos altos executivos, a todos os funcionários da empresa como forma de reter talentos. Veja neste Seminário InterNews o caso da Bematech que implantou com sucesso o programa de remuneração variável de longo prazo.
Com planos adequados de remuneração variável o sucesso e crescimento individual caminham ao lado do sucesso e crescimento da própria empresa.
Participe deste seminário para conhecer os principais planos de remuneração variável e como utilizá-los para atrair e reter talentos na sua empresa.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 A implementação de estratégias eficientes em remuneração variável para manter os grandes talentos de sua organização
Renato Rovina
Atual líder da prática de consultoria de remuneração e recompensas totais da Hewitt Associates Brasil. Atuou nos últimos dois anos na Hewitt Associates Caribe. É membro da equipe regional que gerencia a plataforma de bases de dado da Hewitt (Total Compensation Measurment – TCM) e mantém um papel estratégico para o portal de entrega de pesquisas (Total Compensation Center)
10h10 Coffee break
10h30 Planos de Remuneração Variável de Curto Prazo: Estabeleça um Modelo Alinhado às Estratégias da Organização
- PLR
- Bônus
Fábio Mandarano
Gerente Sênior de Consultoria da área de Gestão do Capital Humano da Deloitte Touche Tohmatsu. Atua há mais de 15 anos em consultoria de RH, já trabalhou na PWC e Arthur Andresen. Co-autor do livro: “Remuneração Estratégica – A Nova Vantagem Competitiva”
11h30 Conheça os cases de sucesso da implementação da remuneração variável em empresas de diversos segmentos
Mateus de Oliveira Silva
Diretor da RH Plus – Cia de Remuneração
12h30 Almoço
14h00 Planos de Remuneração Variável de Longo Prazo
- Stock Options
- Phantom Options
- Bônus Diferido
Sérgio Pinheiro
Vice-presidente e co-líder da Stern Stewart Office no Brasil. Pós-graduado em Finanças pelo IBMEC e MBA pela William E. Simon Graduate School of Business da Rochester University
15h10 Case Bematech: Ampliação do Programa de Remuneração Variável de Longo Prazo para os Diversos Níveis Hierárquicos
Luiz Carlos Valle Ramos
Diretor de Desenvolvimento Organizacional da Bematech SA com responsabilidades nas áreas de Recursos Humanos, Planejamento Estratégico, Processos Organizacionais e Gestão do Conhecimento. Master´s Certificate (2001) – Global Telecommunications Management – Thunderbird University e Master’s Certificate (2000) – Project Management – The George Washington University
16h10 Coffee break
16h30 A Remuneração Variável e seu tratamento no Direito do Trabalho
Paulo Sérgio João
Advogado sócio do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Junior e Quiroga Advogados. Doutor em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1998. Professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da PUC-SP e FGV-SP

Siga a Internews