Realizados, Seminário
Como Desenvolver as Melhores Práticas de Compliance em sua Empresa
12 de março de 2008
Seja como departamento, seja como conceito, compliance torna-se cada vez mais fundamental nas empresas. A sua função é garantir que a corporação atue em concordância com as regras de mercado e com as regulamentações legais.
Compliance é mais difícil de ser executada quando a sua referência é predominantemente a auto-regulamentação, em oposição ao antigo regime de controle por rédeas curtas do Estado.
Compliance exige o comprometimento de toda a empresa. Requer mudanças da cultura corporativa. Necessita da supervisão de um departamento ou de pessoas designadas pela sua implementação e manutenção.
Saber atuar em conformidade com regras, normas e procedimentos internos e externos é um ativo cada vez mais valorizado que pode determinar o sucesso empresarial. A missão da área de compliance inclui garantir uma conduta ética e profissional do seu quadro de funcionários e de colaboradores.
Em empresas em que o marco regulatório não justifique a criação de uma área específica de compliance, esta função poder ser realizada por profissionais das áreas jurídica, de RH, de riscos ou financeira.
A área de TI precisa colaborar permanentemente nesse processo, por ser a responsável pela implementação e acompanhamento dos controles internos. É fundamental a criação de uma cultura de compliance na empresa.
Participe deste Seminário InterNews e conheça como algumas empresas estruturam suas áreas de Compliance, implementam esta cultura na corporação e assumem um maior compromisso com uma gestão ética e eficiente. Saiba como a sua empresa pode desenvolver com sucesso mecanismos de compliance.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 A importância da implementação de compliance como parte da cultura corporativa
Alexandre Dalmasso
Diretor de Compliance da Bristol-Myers Squibb. MBA em Direito Empresarial pela FGV e MBA em Auditoria Fiscal e Contábil pela ACP/FUNCEFET.
10h00 Coffee break
10h20 A estruturação da área de Compliance e seus desafios
Guilherme Ribas
Advogado Coordenador da área de Direito antitruste e compliance de Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar Advogados. Ex-coordenador da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça e relator do guia de estruturação de programas de compliance editado pela SDE em 2004.
11h20 Case Royal & SunAlliance: Compliance e Gerenciamento de Riscos
Denia Moura
Gerente de Risco Corporativo e Compliance da Royal Sunalliance. Trabalhou nas áreas de Controles Internos e Compliance da Generali Seguros e Bradesco Seguros. Mestre em Gerenciamento Internacional pela FGV-RJ.
12h20 Almoço
14h00 Alguns aspectos regulatórios no Brasil (BOVESPA, CVM e Banco Central) em comparação com o exterior (SEC, NYSE, Sarbanes Oxley e FSA)
Sidney Ito
Sócio-Líder da Risk Advisory Services (RAS) da KPMG no Brasil e sócio responsável por projetos relacionados à Lei Sarbanes-Oxley.
15h10 Compliance e TI
Patrícia Peck Pinheiro
Advogada especialista em Direito Digital, com especialização em negócios pela Harvard Business School e MBA em marketing pela Madia Marketing School. Autora do livro “Direito Digital”. Professora da pós-graduação da FAAP.
16h20 Coffee break
17h00 Case Redecard: Estruturação da área de compliance
Douglas de Oliveira
Diretor responsável pelas áreas de Controles Internos, Segurança da Informação, Compliance, Administração de Riscos e Prevenção à Fraudes da Redecard.

Siga a Internews