Realizados, Seminário
Parcerias com Empresas Chinesas: novas possibilidades de negócios
15 de janeiro de 2008
Cada vez mais a China ganha uma importância primordial no cenário econômico mundial e brasileiro, transformando-se em uma fonte decisiva de oportunidades de negócios. Com um crescimento anual médio superior a 9% nas últimas décadas, a China passa a fazer parte do horizonte das empresas brasileiras. Porém, as regras rígidas, as características de mercado e as tradições milenares chinesas precisam ser conhecidas, sendo estes pontos fundamentais para quem pretende fazer negócios com empresas chinesas.
Na China, mais do que em outros países, a parceria com uma empresa local é fundamental para o desenvolvimento de negócios duradouros. O parceiro chinês, bem selecionado, será sempre de grande utilidade em qualquer atividade econômica: seja a de representação comercial, de estabelecimento de canais próprios de distribuição ou de joint ventures para a produção na China, visando o mercado interno ou, sobretudo, o mercado internacional.
Os empresários brasileiros precisam conhecer o comportamento do mercado chinês e os mecanismos existentes para facilitar sua participação nesse mercado, que guarda enormes especificidades, porém, oferece grandes oportunidades. A própria Olimpíada de Pequim, em 2008, poderá trazer grandes possibilidades de negócio. É fundamental também conhecer o funcionamento do sistema tributário, jurídico e governamental.
Participe deste Seminário InterNews para melhor identificar e estabelecer parcerias seguras e rentáveis com empresas chinesas. Saiba como reconhecer oportunidades de negócio e desenvolver planos e estratégias que explorem diferentes possibilidades comerciais e de produção. Este seminário reunirá alguns dos principais especialistas brasileiros em questões jurídicas, econômicas e comerciais chinesas que lhe apresentarão importantes informações para a sua empresa firmar parcerias lucrativas e seguras na China.
PROGRAMA
08h30 Credenciamento
09h00 A China no mundo de negócios
- A evolução da China para uma economia aberta a negócios com empresas estrangeiras
- A percepção chinesa de outros países, em particular o Brasil
- Novas oportunidades de negócio com as Olimpíadas de Pequim
Jayme Martins
Jornalista profissional. Foi professor de Português no Instituto de Línguas Estrangeiras de Pequim, editor do Serviço de Português da Rádio China Internacional e correspondente na China de alguns dos mais importantes veículos de comunicação brasileiros, como O Globo, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e SBT- Sistema Brasileiro de Televisão. Assessora empresas brasileiras no relacionamento com chineses
10h10 Coffee break
10h30 A importância do parceiro chinês nos seus negócios
- Como fechar negócios lucrativos
- Como achar bons parceiros
- Dicas para fechar parcerias
Charles Tang
Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC)
12h00 Almoço
13h30 Doing Business in China
- Modelos de negócios
- Como e onde investir na China
- Melhores práticas de negócios
- Cases de sucesso
Hsieh Yuan
Diretor responsável pelo China Desk da KPMG. Formado em Engenharia Mecânica pela EEM-MIT, possui MBA em Marketing pela FEA-USP. Membro do Conselho Empresarial Brasil e China (CEBC) e da Associação Cultural Chinesa no Brasil
14h45 Como solucionar entraves burocráticos
- As dificuldades para obtenção de vistos
- Problemas burocráticos governamentais
José Ricardo dos Santos Luz Júnior
Advogado do escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra, que mantém filial em Beijing
15h40 Coffee break
16h10 Singularidades da economia e do mercado chinês
- Explicando o crescimento da China e do Brasil
- Como as economias da China e do Brasil se complementam
- Perspectivas para os próximos anos
Roberto Luís Troster
Economista da Integral Trust e ex economista chefe da Febraban, da ABBC e do Banco Itamarati
17h10 Leis, taxas e câmbio
- O que é preciso saber sobre legislação para se estabelecer na China
- O que é importante conhecer para exportar à China
- Como reconhecer e evitar erros e problemas jurídicos
Durval de Noronha Goyos Júnior
Sócio sênior do escritório Noronha Advogados, primeiro da América Latina a ter uma filial na China. Árbitro da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Comissão Internacional de Arbitragem Comercial da China (Cietac)

Siga a Internews