Realizados, Seminário
Pricing: Fatores que impactam a formação de preços
12 de maio de 2011
Fixar o preço de um produto ou serviço é uma das tarefas mais difíceis e estratégicas de uma empresa, sobretudo em um momento em que a inflação está ascendente. É fundamental determinar os componentes e fatores que devem ser considerados na formação dos preços.
Uma boa gestão estratégica de preços é condição primordial para a maximização dos lucros. A concepção do preço pode e deve envolver muito mais do que aspectos como custos e tributos, ou ainda tomar como base o que pratica o concorrente. É preciso levar em conta, principalmente, o comportamento do cliente.
Os conceitos de valor percebido e valor agregado, por exemplo, podem contribuir sobremaneira para uma adequada precificação, tendo sempre como foco principal o aumento da lucratividade. O primeiro, aquele que o consumidor está disposto a pagar, pode trazer diferenciação para o produto, além da redução da concorrência. Já o segundo, quando são adicionadas novas características e benefícios ao produto, também pode ser um outro grande alavancador de vendas.
Somado a esses conceitos, a gestão de preços deve abranger aspectos técnicos, estratégias de negócios, análise das tendências da inflação, profundo conhecimento da natureza do produto, dos canais de distribuição, de comportamentos, valores e cultura do mercado potencial.
Vale lembrar que as estratégias de pricing abrangem muito mais do que elevação de preços, pois são ferramentas contínuas e eficazes para o equilíbrio entre as metas da organização, atuação da concorrência e expectativas dos consumidores.
Neste Seminário InterNews, experientes especialistas irão indicar como promover a gestão de precificação, a definição dos preços de acordo com o valor percebido pelo consumidor e a criação de produtos diferenciados. Abordarão ainda maneiras de evitar o desgaste da guerra de preços com a concorrência direta.
PROGRAMA
8h30 – Credenciamento
9h00 – Novas Metodologias de Custeio e de Precificação
Luiz Carlos Freire
Sócio Diretor da LC Consultorias; 35 anos de experiência em gestão empresarial, custos, pricing estratégico, avaliação da marca, produção e análises de preços, análise e engenharia de valores. Já atuou em empresas como Bicicletas Monark, MWM Motores Diesel, National Panasonic do Brasil, entre outros.
10h30 – Coffee Break
10h50 – Como desenvolver um modelo de precificação estratégica baseado no valor percebido pelo cliente e nos objetivos estratégicos da empresa
Vinicius Ravalia
Coordenador de Pricing da PPG Industries. Experiência nas áreas de pricing, marketing e produtos, pesquisa e desenvolvimento de produtos.
12h20 – Almoço
14h00 – Componentes mercadológicos e outros fatores que influenciam a correta precificação
Nelson Bruxelas Beltrame
Diretor associado da Felisoni Consultores. Professor da Fia e da FIPECAFI. Especialista em Custos, Formação de Preços e Inteligência de Mercado. Realizou projetos em empresas como: Roche, MSD, Novartis, Unilever, Robert Bosch, Grupo Saint Gobain, Kimberly & Clark, Pepsico, Petrobras, Vale, Scania, Pernod Ricard, Nestlé, L´Oreal.
15h30 – Coffee break
16h00 – Precificação: da estratégia a execução
Fábio Aquino
Sócio da Intelectas Brasil, consultoria especializada em precificação. Atuou em empresas como Cervejeira Brahma, Ambev, Panamco Brasil (atual FEMSA), VR Vales, Carrefour e Suzano Papel e Celulose.
17h30 – Encerramento
Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

Siga a Internews