Capacitação, Realizados
Gestão de Capital em Instituições Financeiras: Pilar II de Basiléia
16 de março de 2011
A gestão de capital nas instituições financeiras assume um lugar de destaque este ano. A implantação de importantes mudanças será uma exigência legal a partir de 2012. A Resolução do Banco Central do Brasil foi no último dia 4 de janeiro colocada em audiência pública, cujo prazo termina em 15 de fevereiro. A medida atende a recomendações de Basiléia III.
Após a regulamentação do gerenciamento dos riscos de liquidez, mercado, operacional e crédito, esta nova etapa trata da normatização da gestão do capital. O Pilar II complementa e fortalece o I, com requisitos de gestão e procedimentos de supervisão.
A partir de 2012, serão exigidas políticas e estratégias, planos, testes de estresse, relatórios regulares e o Processo Interno de Avaliação de Adequação de Capital – ICAAP – para instituições financeiras.
Esta Resolução abrange governança corporativa, regulamentação, tesouraria, testes e planejamento, envolvendo fatores críticos de solidez bancária. Consolida a gestão de todos os riscos e incorpora outros elementos. Para alguns, a gestão de capital é o núcleo de Basiléia, combinando supervisão e gestão.
Participe deste Evento InterNews, que abordará as perspectivas contábil, regulamentar, de risco e financeira. Nesse treinamento os participantes conhecerão as ferramentas para o desenho de uma estrutura de gestão de capital, cobrindo as exigências regulatórias, os requisitos econômicos e os preceitos necessários.
PROGRAMA
- Políticas de capital – delimitação, especificidade, conteúdo, objetivos e condições
- Requisitos econômicos – estrutura, documentação, arquitetura, rotinas e princípios
- Pontos críticos na gestão e planejamento de capital
- Elementos chave na governança de bancos
- Outros riscos incluídos na gestão de capital
- Questões operacionais do dia a dia e exemplos quantitativos
- Testes de estresse abrangentes e cenários
- Processo interno de avaliação da adequação do capital (ICAAP): estrutura, documentação, processo e exemplo
- Princípios e componentes da supervisão do Pilar II (SREP)
- Basiléia III – recomendações do comitê após a crise
- As exigências regulatórias de gestão de capital passo a passo
INSTRUTOR
Roberto Luis Troster
Doutor em economia pela USP, pós graduado em banking, ex-economista chefe da Febraban e da ABBC. Foi professor da USP e da PUC-SP. Membro fundador da CAAR – Câmara para Assuntos de Administração de Risco. Consultor de instituições financeiras nacionais e internacionais, incluindo o Banco Mundial e o FMI.

Siga a Internews