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BSC – Balanced Scorecard: Conceitos e Implantação

27 de junho de 2012

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Balanced Scorecard tem se demonstrado uma ferramenta fundamental para muitas empresas manterem-se competitivas em um mercado cada vez mais disputado e em transformação. Alinhar pessoas, selecionar tecnologias e maximizar a alocação dos recursos para atingir os resultados estratégicos são alguns dos objetivos que se tornam exeqüíveis com a utilização competente da ferramenta BSC.

Uma das principais utilidades da ferramenta de BSC é evidenciar os desequilíbrios, permitindo redirecionamento de recursos para os setores fragilizados. Como diferencial, o BSC contém indicadores internos e externos à organização e possibilita equilibrar os resultados de curto e longo prazo.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews e saiba como é feita no Balanced Scorecard a escolha dos indicadores de desempenho que controlam a execução da estratégia empresarial, como desenvolver os mapas estratégicos e como são geradas as metas e os projetos que garantem a performance da companhia. Avalie os ganhos que os seus negócios podem ter ao trabalhar melhor o planejamento estratégico e aprimorar a comunicação e o alinhamento entre os setores, conhecendo o papel do BSC em cada unidade do negócio.

Instrutor

Clóvis Luís Padoveze

Doutor em Contabilidade e Controladoria – FEA/USP
Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP
Professor de Controladoria e Contabilidade da Universidade Metodista de Piracicaba
Já conduziu mais de 300 programas de treinamento
Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos
Autor de mais de 15 livros, dentre eles: “Controladoria Estratégica e Operacional”, “Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria”, “Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas”, “Administração Financeira de Empresas Multinacionais”, “Planejamento Orçamentário”, “Controladoria Avançada” e “Contabilidade Gerencial”.

PROGRAMA

I – INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD

  • Balanced Scorecard e Estratégia
  • A proposta de Kaplan & Norton: monitoramento da estratégia
  • O conceito de KPI – Key Performance Indicators – Indicadores Chaves de Desempenho
  • Outros modelos de monitoramento da estratégia
  • Outros modelos de indicadores de desempenho

II – FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  • Responsabilidade pela estratégia e pelo planejamento estratégico
  • A empresa como um sistema aberto
  • Sistemas de Informação de Controladoria Estratégica
  • Análise do ambiente e elaboração de cenários
  • O modelo de análise SWOT – Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças
  • Sistema de Informação para Acompanhamento do Negócio

III – A CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

  • Estrutura e Funções da Controladoria
  • O papel do controller como apoiador da estratégia
  • A responsabilidade do controller pelo Balanced Scorecard
  • O papel da Controladoria na gestão do Balanced Scorecard

IV – O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE VALOR

  • Criação de Valor para a Empresa
  • Criação de Valor para o Acionista
  • Valor da Empresa: o objetivo final da estratégia

V – ESTRUTURAÇÃO DO BALANCED SCORECARD

  • A visão da estratégia e o papel da direção geral
  • Identificando objetivos estratégicos
  • Construindo Mapas Estratégicos
  • Exemplos de mapas estratégicos
  • Estruturação geral do Balanced Scorecard
  • Definindo o Sistema de Informação
  • Definindo metas e cobrando resultados
  • Estruturando planos de ação

VI – A ESTRUTURA DO BALANCED SCORECARD

  • As perspectivas do balanced scorecard
  • Perspectivas financeiras, dos clientes, dos processos do negócio, dos funcionários
  • A relação de causa e efeito dos indicadores
  • A abordagem dos intangíveis

VII – IDENTIFICANDO E ESTRUTURANDO OS INDICADORES

  • Os  principais indicadores em Finanças
  • Os principais indicadores em Clientes
  • Os principais indicadores dos Processos do Negócio
  • Os principais indicadores dos Funcionários (Aprendizado e Crescimento)

VIII – IMPLEMENTANDO O BALANCED SCORECARD

  • Traduzindo a visão
  • Obtenção do comprometimento
  • Desdobramento para unidades de negócio e departamentos