Capacitação, Realizados
BSC – Balanced Scorecard: Conceitos e Implantação
27 de junho de 2012
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Balanced Scorecard tem se demonstrado uma ferramenta fundamental para muitas empresas manterem-se competitivas em um mercado cada vez mais disputado e em transformação. Alinhar pessoas, selecionar tecnologias e maximizar a alocação dos recursos para atingir os resultados estratégicos são alguns dos objetivos que se tornam exeqüíveis com a utilização competente da ferramenta BSC.
Uma das principais utilidades da ferramenta de BSC é evidenciar os desequilíbrios, permitindo redirecionamento de recursos para os setores fragilizados. Como diferencial, o BSC contém indicadores internos e externos à organização e possibilita equilibrar os resultados de curto e longo prazo.
Participe deste Evento de Capacitação InterNews e saiba como é feita no Balanced Scorecard a escolha dos indicadores de desempenho que controlam a execução da estratégia empresarial, como desenvolver os mapas estratégicos e como são geradas as metas e os projetos que garantem a performance da companhia. Avalie os ganhos que os seus negócios podem ter ao trabalhar melhor o planejamento estratégico e aprimorar a comunicação e o alinhamento entre os setores, conhecendo o papel do BSC em cada unidade do negócio.
Instrutor
Clóvis Luís Padoveze
Doutor em Contabilidade e Controladoria – FEA/USP
Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP
Professor de Controladoria e Contabilidade da Universidade Metodista de Piracicaba
Já conduziu mais de 300 programas de treinamento
Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos
Autor de mais de 15 livros, dentre eles: “Controladoria Estratégica e Operacional”, “Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria”, “Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas”, “Administração Financeira de Empresas Multinacionais”, “Planejamento Orçamentário”, “Controladoria Avançada” e “Contabilidade Gerencial”.
PROGRAMA
I – INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD
- Balanced Scorecard e Estratégia
- A proposta de Kaplan & Norton: monitoramento da estratégia
- O conceito de KPI – Key Performance Indicators – Indicadores Chaves de Desempenho
- Outros modelos de monitoramento da estratégia
- Outros modelos de indicadores de desempenho
II – FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- Responsabilidade pela estratégia e pelo planejamento estratégico
- A empresa como um sistema aberto
- Sistemas de Informação de Controladoria Estratégica
- Análise do ambiente e elaboração de cenários
- O modelo de análise SWOT – Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças
- Sistema de Informação para Acompanhamento do Negócio
III – A CONTROLADORIA ESTRATÉGICA
- Estrutura e Funções da Controladoria
- O papel do controller como apoiador da estratégia
- A responsabilidade do controller pelo Balanced Scorecard
- O papel da Controladoria na gestão do Balanced Scorecard
IV – O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE VALOR
- Criação de Valor para a Empresa
- Criação de Valor para o Acionista
- Valor da Empresa: o objetivo final da estratégia
V – ESTRUTURAÇÃO DO BALANCED SCORECARD
- A visão da estratégia e o papel da direção geral
- Identificando objetivos estratégicos
- Construindo Mapas Estratégicos
- Exemplos de mapas estratégicos
- Estruturação geral do Balanced Scorecard
- Definindo o Sistema de Informação
- Definindo metas e cobrando resultados
- Estruturando planos de ação
VI – A ESTRUTURA DO BALANCED SCORECARD
- As perspectivas do balanced scorecard
- Perspectivas financeiras, dos clientes, dos processos do negócio, dos funcionários
- A relação de causa e efeito dos indicadores
- A abordagem dos intangíveis
VII – IDENTIFICANDO E ESTRUTURANDO OS INDICADORES
- Os principais indicadores em Finanças
- Os principais indicadores em Clientes
- Os principais indicadores dos Processos do Negócio
- Os principais indicadores dos Funcionários (Aprendizado e Crescimento)
VIII – IMPLEMENTANDO O BALANCED SCORECARD
- Traduzindo a visão
- Obtenção do comprometimento
- Desdobramento para unidades de negócio e departamentos
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