Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Realizados, Seminário

A Revolução da Classe B

28 de maio de 2012

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para suporte@internews.jor.br.

Um novo movimento de ascensão social ganha força no Brasil com a migração para a Classe B, no período de 2010 a 2015, de quase dois milhões de domicílios de Classe C, segundo aponta pesquisa do Ibope Inteligência.

As implicações desta mobilidade social no mercado de consumo são significativas e precisam ser levadas em conta no planejamento estratégico das empresas.

Com renda familiar entre R$ 2,2 mil e R$ 7 mil, os 15,1 milhões domicílios de Classe B terão R$ 753 bilhões para gastar, ultrapassando o potencial de consumo da Classe C, estimado pelo Ibope para esse mesmo ano em R$ 660 bilhões.

Após o seu forte crescimento na última década, a Classe C registrará nos próximos anos um aumento vegetativo. Perderá a liderança para a Classe B, que em 2015 responderá por 41,7% do consumo total das famílias. Os padrões de consumo da Classe B mudarão na medida em que ela não só terá maior contingente (responderá por 27,8% dos domicílios) como a sua renda terá um ganho real de 2% ao ano em 2012 e 2013 e de 1,5% ao ano em 2014 e 2015.

A Classe B parte agora em busca de objetos de desejo antes fora de seu alcance. Muitos são consumidores em ascensão. O acesso ao crédito tem potencializado o seu poder de compra.

Participe deste Seminário InterNews que reúne alguns dos maiores especialistas em varejo e em comportamento do consumidor para melhor posicionar a sua empresa diante dos desafios e das oportunidades que oferecem esse novo movimento de ascensão social e de mudanças em padrões de consumo.

Agenda

8h30 – Credenciamento e welcome coffee

9h00 – Fatores que podem impactar a mobilidade das classe sociais

Celso Grisi – Economista e advogado, Professor Titular da FEA-USP, Coordenador dos cursos de Pós-Graduação e MBA da FIA e diretor-presidente do Instituto de Pesquisa de Mercado Fractal – Forma, Acaso e Dimensão

10h10 – Coffee break

10h30 – Como se movimenta a Classe C rumo à Classe B e o que esperar deste novo contingente de consumidores

  • Dinâmica do processo de mobilidade
  • Fatores determinantes do processo

Márcia Sola – Diretora de Atendimento e Planejamento de Geonegócios do Ibope Inteligência

12h00 – Almoço

13h40 –  Tendências do mercado varejista brasileiro diante da ascensão da nova classe média

  • Linhas de produtos que estarão em alta
  • Novas áreas de atuação

Marcello Monaco – Gerente de atendimento comercial da AC Nielsen

14h50 – Os novos segredos da Classe Média

  • Peculiaridades do consumidor
  • O que os diferencia da tradicional Classe B

Marco Roza – Diretor da Agência Consumidor Popular. É colunista do UOL Empreendedorismo (www.uol.com.br/empreendedorismo) e do Diário de S. Paulo. Autor do livro “Procurar Emprego Nunca Mais”.

 16h10 – Coffee break

16h30 – Dez anos de ascensão da Classe C

  • A mobilidade social da Classe C, gostos e preferências
  • Como empresas varejistas conquistaram mercado durante a transição

Wagner Sarnelli – sócio-diretor do Instituto Data Popular, foi executivo da Salles DMB&B  e da Publicis. Já atendeu as redes de supermercados Carrefour, Barateiro/CompreBem e O Dia. 

18h00 – Encerramento