Realizados, Seminário
A Revolução da Classe B
28 de maio de 2012
DOWNLOAD
Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.
Caso tenha perdido ou esquecido a senha, envie um e-mail para suporte@internews.jor.br.
Um novo movimento de ascensão social ganha força no Brasil com a migração para a Classe B, no período de 2010 a 2015, de quase dois milhões de domicílios de Classe C, segundo aponta pesquisa do Ibope Inteligência.
As implicações desta mobilidade social no mercado de consumo são significativas e precisam ser levadas em conta no planejamento estratégico das empresas.
Com renda familiar entre R$ 2,2 mil e R$ 7 mil, os 15,1 milhões domicílios de Classe B terão R$ 753 bilhões para gastar, ultrapassando o potencial de consumo da Classe C, estimado pelo Ibope para esse mesmo ano em R$ 660 bilhões.
Após o seu forte crescimento na última década, a Classe C registrará nos próximos anos um aumento vegetativo. Perderá a liderança para a Classe B, que em 2015 responderá por 41,7% do consumo total das famílias. Os padrões de consumo da Classe B mudarão na medida em que ela não só terá maior contingente (responderá por 27,8% dos domicílios) como a sua renda terá um ganho real de 2% ao ano em 2012 e 2013 e de 1,5% ao ano em 2014 e 2015.
A Classe B parte agora em busca de objetos de desejo antes fora de seu alcance. Muitos são consumidores em ascensão. O acesso ao crédito tem potencializado o seu poder de compra.
Participe deste Seminário InterNews que reúne alguns dos maiores especialistas em varejo e em comportamento do consumidor para melhor posicionar a sua empresa diante dos desafios e das oportunidades que oferecem esse novo movimento de ascensão social e de mudanças em padrões de consumo.
Agenda
8h30 – Credenciamento e welcome coffee
9h00 – Fatores que podem impactar a mobilidade das classe sociais
Celso Grisi – Economista e advogado, Professor Titular da FEA-USP, Coordenador dos cursos de Pós-Graduação e MBA da FIA e diretor-presidente do Instituto de Pesquisa de Mercado Fractal – Forma, Acaso e Dimensão
10h10 – Coffee break
10h30 – Como se movimenta a Classe C rumo à Classe B e o que esperar deste novo contingente de consumidores
- Dinâmica do processo de mobilidade
- Fatores determinantes do processo
Márcia Sola – Diretora de Atendimento e Planejamento de Geonegócios do Ibope Inteligência
12h00 – Almoço
13h40 – Tendências do mercado varejista brasileiro diante da ascensão da nova classe média
- Linhas de produtos que estarão em alta
- Novas áreas de atuação
Marcello Monaco – Gerente de atendimento comercial da AC Nielsen
14h50 – Os novos segredos da Classe Média
- Peculiaridades do consumidor
- O que os diferencia da tradicional Classe B
Marco Roza – Diretor da Agência Consumidor Popular. É colunista do UOL Empreendedorismo (www.uol.com.br/empreendedorismo) e do Diário de S. Paulo. Autor do livro “Procurar Emprego Nunca Mais”.
16h10 – Coffee break
16h30 – Dez anos de ascensão da Classe C
- A mobilidade social da Classe C, gostos e preferências
- Como empresas varejistas conquistaram mercado durante a transição
Wagner Sarnelli – sócio-diretor do Instituto Data Popular, foi executivo da Salles DMB&B e da Publicis. Já atendeu as redes de supermercados Carrefour, Barateiro/CompreBem e O Dia.
Siga a Internews