Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Capacitação, Realizados

Análise da geração de lucros e de definição de preços

9 de dezembro de 2011

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.


Caso não tenha a senha, envie um e-mail para suporte@internews.jor.br que forneceremos a senha.

Não há melhor indicador de eficácia da gestão empresarial do que a geração de lucros. Este fato, por mais simples, muitas vezes, parece cair no esquecimento. O problema é que muitas empresas acabam sendo administradas pelo fluxo de caixa e definem os seus preços a partir desta armadilha. A fixação dos preços de produtos ou serviços é uma das principais decisões estratégicas de uma corporação e eles precisam ser definidos com o olhar voltado para a geração de lucros.

Participe deste evento de Capacitação InterNews para voltar a gestão da sua empresas para a geração de lucros. Saiba definir preços que propiciem os melhores resultados corporativos. Veja como analisar a rentabilidade dos investimentos partindo da premissa de que o modelo de gestão empresarial mais adequado é o que considera o lucro como a melhor medida da eficácia da empresa.

Conheça os conceitos fundamentais para o processo de análise de geração do lucro empresarial, a criação de valor, bem como os fundamentos para a distribuição do valor criado, para os investidores que financiaram o empreendimento. Conceitos como EVA, EBITDA, Custo de Capital, Manutenção do Capital, Fluxo de Caixa Livre, Lucro versus Caixa, serão apresentados de forma integrada e com os instrumentos adequados de análise.

Instrutor

Clóvis Luís Padoveze

Doutor em Contabilidade e Controladoria – FEA/USP. Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. Professor de Controladoria e Contabilidade da Universidade Metodista de Piracicaba. Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos. Autor de 15 livros, dentre eles: “Controladoria Estratégica e Operacional”, “Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria”, “Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas”, “Administração Financeira de Empresas Multinacionais”, “Planejamento Orçamentário”, “Controladoria Avançada” e “Contabilidade Gerencial”.

PROGRAMA

PARTE I – CRIAÇÃO DE VALOR

Módulo I – Princípios da Gestão Baseada no Lucro

  • O lucro absorve o resultado de todos os demais conceitos e modelos de gestão
  • O lucro mede a eficácia empresarial
  • O lucro é que evidencia a geração de valor
  • Uma empresa não pode ser administrada pelo fluxo de caixa
  • Quem tem lucro tem liquidez e solvência
  • O lucro é o maior indicador de responsabilidade social da empresa

Módulo II – Custo de Capital: O elemento que liga todas as decisões financeiras

  • Juro nominal, inflação, juro real
  • Formação do custo de capital
  • Risco e custo de capital
  • Inflação própria da empresa x inflação geral
  • Custo de capital e rentabilidade do investimento

Módulo III O Processo de Criação de Valor e Valor da Empresa

  • Lucro ou Caixa?
  • Lucro Contábil ou Lucro Econômico?
  • Atividades que não adicionam valor
  • Custo de Capital e Valor da Empresa
  • Valor da Empresa e a mensuração dos intangíveis: o goodwill

Módulo IV – As  Decisões Financeiras Fundamentais

  • A decisão do investimento
  • A decisão do financiamento
  • A decisão da distribuição de lucros
  • Critérios para as decisões de investimento e financiamento
  • A empresa alavancada e os limites da alavancagem

Módulo V – Retorno do Investimento e Formação de Preços de Venda

  • Como alcançar a rentabilidade nos preços de venda
  • Modelo geral para gestão dos preços de venda
  • Métodos para formação de preços de venda

PARTE II – ANÁLISE DA RENTABILIDADE

Módulo VI – Fundamentos da Análise de Rentabilidade

  • Lucratividade x rentabilidade
  • Retorno sobre o Investimento, Retorno sobre os Ativos, Retorno sobre o Patrimônio Líquido
  • Produtividade do investimento
  • A equação básica da análise de rentabilidade

Módulo VII – Análise Avançada de Rentabilidade

  • EVA, MVA, EBITDA
  • Fluxo de Caixa Livre
  • Múltiplos, Valor Econômico x  Valor Contábil
  • Modelo de crescimento
  • Modelos de análise da geração de lucro
  • Retorno sobre qual investimento?
  • Integração entre a decisão de investimento e análise de rentabilidade

Módulo VIII – Que lucro pode ser distribuído

  • Abordagens de lucro distribuível
  • Manutenção do capital físico e do capital financeiro
  • Lucro distribuível x custo de capital
  • Lucro distribuível e inflação

Módulo IX – Análise Financeira Global e Setorial

  • Indicadores Econômico – Financeiros
  • Avaliação do desempenho global da empresa
  • Análise da Rentabilidade das Unidades de Negócio
  • Rentabilidade por Recurso