Capacitação, Compliance, Controladoria, EAD, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Legislação e Contratos, Tributário, Tributos, Vendas & Comercial
A Reforma Tributária no Agronegócio
Ministrado por Sidney D'Agázio
16 de setembro de 2025
TREINAMENTO ONLINE
A Reforma Tributária será um divisor de águas para o agronegócio brasileiro. É preciso se preparar para as mudanças que vão transformar a tributação do agronegócio, considerando os seus impactos específicos para produtores rurais, cooperativas e todos os elos dessa cadeia vital para a economia nacional.
A simplificação e a transparência propostas pelo novo modelo tributário prometem tornar o cumprimento das obrigações fiscais mais claro e acessível. Com a incidência “por fora” do IBS e da CBS, eliminam-se os efeitos indesejados de tributação sobre tributação, abrindo espaço para um planejamento financeiro mais eficiente.
O sistema de não cumulatividade plena abre caminho para que despesas antes comprometidas com tributos possam ser integralmente aproveitadas como créditos fiscais. Esse cenário pode significar redução de custos operacionais e maior previsibilidade de fluxo de caixa para o agronegócio.
Além da desoneração imediata de investimentos e do rápido ressarcimento de créditos, a devolução do IVA incidente sobre insumos voltados à exportação reforça o caráter estratégico do setor.
Apesar da proposta de uma alíquota padrão estimada em 26,5%, o agronegócio terá tratamento diferenciado, com redução de alíquotas, incluindo produtos e implementos agrícolas destinados a produtores rurais não contribuintes de IBS/CBS.
Participe deste Evento de Capacitação InterNews, que será realizado online, conduzido pelo reconhecido especialista em Direito Tributário, Sidney D’Ágázio. Avalie as alterações trazidas pela Reforma Tributária para o agronegócio. Saiba implementar as novas regras de IBS/CBS, com vistas à melhor utilização dos créditos fiscais e aos melhores resultados econômico-financeiro dos produtores.
Público-Alvo
Contadores, gestores do agronegócio, administradores, pecuaristas, ruralistas, aquicultores, e demais interessados.
Instrutor
Sidney D’Agázio
Bacharel em Direito e Contabilista; Especialista em Direito Tributário pelo IBET/USP; ex-auditor fiscal; membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT); Professor de cursos de extensão profissional há mais de vinte anos. Consultor de empresas; Autor do Livro: “Como Atender o Fiscal de Tributos” – Editora Cenofisco.
Programa
I – Regrais gerais do IBS e CBS
II – Tratamento dispensado ao Agronegócio
- Conceito de produtos in natura
- Produtos que não perderão a qualidade de in natura
- Fornecimento de produto florestal
- Insumos agropecuários e aquícolas – alíquotas
- Diferimento do recolhimento para insumos
- Apropriação de crédito – dispensa do pagamento
- Bens de capital: tratores, máquinas e veículos agrícolas
- Preservação do ato cooperativo
- Diferencial mínimo competitivo
- Fundos de Investimento nas cadeias produtivas
- Agrônomos, técnicos agrícolas, médicos veterinários e zootecnistas
- Produtores PF e PJ com receita inferior a R$3.600.000,00
- Insumos adquiridos de não contribuintes – crédito presumido
- Estímulo às exportações – suspensão tributária
- Cooperativas – aquisições de associados não contribuintes
- Operações entre a cooperativa e o consumidor final
- Comparativo da carga tributária: atual e futura