Capacitação, Comércio Exterior, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão de Riscos, Gestão Estratégica, Mercado de Capitais, Política, Processos Corporativos, Riscos Corporativos
Construção de cenários – Incertezas, desafios e oportunidades
Com Otaviano Canuto, Roberto Padovani e Roberto Luís Troster
12 e 13 de agosto de 2025
TREINAMENTO ONLINE
A construção de cenários, num ambiente VUCA – Volátil, Incerto (com “U” em inglês), Complexo e Ambíguo, com fatores de desequilíbrio nacionais e internacionais, com destaque para política tarifária de Donald Trump, é uma tarefa desafiadora. É imprescindível para nortear a tomada de decisões corporativas e para a gestão de carteiras de investimentos.
Participe deste Workshop InterNews com três economistas renomados, Otaviano Canuto, Roberto Padovani e Roberto Luis Troster, para conhecer melhor e reduzir incertezas na construção de cenários, que permitam tirar proveito de oportunidades e fazer frente a riscos.
Saiba estruturar informações, entender transformações, lidar com as incertezas, identificar riscos e definir estratégias para a sua empresa e para a sua carteira de investimentos. Este Workshop debaterá, ainda, as perspectivas para a economia brasileira em 2025.
Programa
-
Construindo cenários – esperados, alternativos e de estresse. Indicadores antecedentes, coincidentes e defasados, projeções, métodos e bases de dados.
-
Roteiro para a elaboração de cenários – as propriedades necessárias, especificidades, as fontes de informação e de projeções, a construção da matriz de riscos, cuidados a serem observados, melhores práticas e qualidades de bons cenários.
-
Simulações, análise de sensibilidade e identificação de vulnerabilidades (reverse stress testing) para avaliar estratégias, tomadas de decisões e antecipação de dificuldades.
-
Um estudo de caso de 2025, variáveis financeiras locais e globais, fragilidades locais e a variável política.
-
Consequências de Trump 2.0 para a economia global. Políticas comercial, fiscal e energética, DOGE, imigração e minerais críticos. Impactos sobre a América Latina e o Brasil.
-
Juntando as partes. Perspectivas para a economia brasileira em 2025.
Instrutores
Otaviano Canuto
Membro sênior do Policy Center for the New South. Foi vice-presidente do Banco Mundial, diretor-executivo do FMI e secretário de Assuntos Internacionais no Ministério da Fazenda.
Roberto Padovani
Economista–chefe do BV (Banco Votorantim). Foi assessor do Ministério da Fazenda, sócio da consultoria Tendências e economista para América Latina do Banco WestLB.
Roberto Troster
É doutor em economia pela USP, foi economista-chefe da FEBRABAN, da ABBC e do Banco Itamarati, foi professor na USP e na PUC-SP e consultor de empresas, governos e instituições financeiras.