Guerra Fiscal: Como planejar-se diante das Adins declaradas pelo STF

mini

Informações

Data: 28 de setembro de 2011

Local: Golden Tulip Paulista Plaza Hotel
Al. Santos, 85
Bela Vista – São Paulo – SP

Inscrições



Tel.: (11) 3751-3430

Cel: (11) 99936-4690

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Investimento

R$ 1.980,00 para inscrições pagas até o dia 21 de setembro de 2011

R$ 2.240,00 para inscrições pagas após o dia 21 de setembro de 2011

Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou por cartão de crédito

Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3 inscrições

Estão inclusos os custos de material, coffee break, almoço e estacionamento

28 de setembro de 2011

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A situação das empresas envolvidas em programas de benefícios fiscais foi drasticamente atingida no início do mês de junho com a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal de declarar a inconstitucionalidade de programas estaduais de benefícios fiscais. As 14 ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) do STF comprometem os benefícios concedidos sem convênios aprovados pelo Confaz.

Os novos desdobramentos da Guerra Fiscal envolvem a possibilidade de perdas, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), de mais de R$ 250 bilhões por parte das empresas beneficiadas com incentivos. Isso se confirmaria caso os Secretários de Fazenda de todos os Estados brasileiros, em reunião no Confaz, não consigam por unanimidade chegar a um acordo que termine a Guerra Fiscal. Esse acordo por consenso no Confaz teria que ocorrer antes da modulação da sentença do STF, caso esta modulação venha a confirmar a inconstitucionalidade e a cobrança retroativa dos benefícios concedidos sem convênio.

O Confaz estará reunido em 30 de setembro para buscar um acordo por consenso, que de alguma forma estabeleceria um período de transição para a gradual retirada total dos incentivos. Esta unanimidade necessária do Confaz, nesta próxima reunião, não parece provável. Por sua vez, não há data marcada para o STF modular sua decisão de junho. Diante desta situação delicada, algumas empresas beneficiadas com isenção ou redução de ICMS já estão lançando valores de provisionamento para contencioso. Conforme for a modulação da decisão do STF e na ausência de um acordo por unanimidade no Confaz, os governos dos Estados que se consideram lesados seriam praticamente obrigados a cobrar dessas empresas beneficiadas a diferença dos impostos não arrecadados nos últimos cinco anos, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estipula que os Estados não podem abrir mão de um crédito a que têm direito.

Qualquer acordo que previna a cobrança retroativa dos incentivos fiscais concedidos pelos Estados implicará na gradual eliminação desses incentivos. Estão também em questão as decisões de milhares de empresas que localizaram as suas unidades de produção longe dos maiores centros de consumo para se beneficiar de subsídios fiscais e financeiros. Muitas companhias podem reavaliar a situação diante do risco jurídico. Da mesma forma, definições de novos investimentos estão sendo postergadas.

Participe deste Seminário InterNews que, terá a participação do Ministro do STF, Gilmar Mendes, e do Coordenador do Confaz, Carlos Martins. Venha avaliar as melhores decisões que a sua empresa poderá tomar diante desta nova fase da Guerra Fiscal. Compreenda as implicações das Adins decretadas pelo STF. Saiba como o Confaz estará se posicionando para resolver a Guerra Fiscal. Veja como defender-se caso esses incentivos fiscais venham a ser questionados pelos Estados. Avalie como alterar o planejamento estratégico da sua empresa em relação aos programas de incentivos estaduais diante das decisões do STF. Minimize os riscos de prejuízos.

PROGRAMA

8h00    Credenciamento

8h30    A decisão do STF e suas implicações para programas estaduais de incentivos fiscais e financeiros

Gilmar Mendes
Ministro do Supremo Tribunal Federal

10h00    Coffee break

10h30    A Guerra Fiscal e a proposta de alíquota única como solução

Carlos Martins
Coordenador do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) e Secretário da Fazenda do Estado da Bahia

12h00    Almoço

13h30    Questões jurídicas cabíveis às empresas paulistas

  • Os impactos dos desdobramentos da Guerra Fiscal para as empresas

Fábio Nieves Barreira
Diretor titular-adjunto do Departamento Jurídico da Fiesp

14h40    Como o Estado de São Paulo entende a decisão do STF

  • A questão territorial e as obrigações acessórias
  • Qual o processo de utilização da Lei de Responsabilidade Fiscal

Osvaldo Santos de Carvalho
Coordenador adjunto de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

16h00    Coffee break

16h30    Como defender-se no caso de questionamento de incentivos fiscais e como rever a estratégia corporativa

  • Medidas que devem ser tomadas visando possíveis ações decorrentes da decisão do STF
  • A legitimidade para questionamento judicial da concessão de incentivos fiscais
  • A responsabilidade tributária de sócios, administradores e sucessores ante a concessão irregular de incentivo estadual

Marcelo Ribeiro Nogueira
Advogado de Cavalcante Ramos Advogados

18h00    Encerramento


Desmistificando a Reforma Tributária

reforma tributaria

Informações

Data
11 e 12 de junho de 2025

Horário
Das 9h00 às 12h00

Carga Horária 
6 horas

Inscrições



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Agenda

Data
11 e 12 de junho de 2025

Horário
Das 9h00 às 12h00

 

Investimento

R$ 860,00 para inscrições pagas até o dia 27 de maio de 2025

R$ 980,00 para inscrições pagas após o dia 27 de maio de 2025

Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou PIX

Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3 inscrições

Estão inclusos os custos de material e certificado de participação

11 e 12 de junho de 2025

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SEMINÁRIO ONLINE

A reforma em curso representa a mudança mais profunda no Sistema Tributário Brasileiro das últimas décadas. A criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e do Imposto Seletivo (IS), substituindo tributos como PIS, Cofins, ICMS e ISS, demanda que empresas, escritórios de advocacia, consultorias e profissionais da área fiscal, contábil e jurídica se adaptem.

Participe deste Seminário InterNews, que reúne 3 renomados e experientes profissionais, para que você conheça melhor os principais pilares da nova tributação sobre o consumo no Brasil e compreenda os impactos da Reforma Tributária (LC nº 214/25) para a sua empresa.

No primeiro dia, abordaremos a estrutura da LC nº 214/25 e os aspectos gerais da CBS, IBS e IS. Serão tratados temas como normas gerais, hipóteses de incidência, definições fundamentais, base de cálculo, alíquotas, imunidades, split payment, ressarcimento e extinção de débitos.

No segundo dia, serão analisadas as características e as novas formas de tributação sobre o consumo, incluindo a não cumulatividade, regimes especiais, desonerações, regras para importações e exportações, e os critérios de transição entre o sistema atual e o novo modelo. Trataremos, ainda, das alíquotas de referência, vigência concomitante e aproveitamento de créditos acumulados.

Desmistifique conceitos, esclareça dúvidas e prepare-se para as mudanças que já estão em curso.

Programa

 

11 DE JUNHO – QUARTA-FEIRA

Estrutura da LC nº 214/25 e os aspectos gerais da CBS, IBS e IS

Felipe Dias
Sócio da Área Tributária de Marcos Martins Advogados, que incorporou a Arbach e Farhat Advogados. Pós-graduado em Direito Tributário pela FGV Direito SP.

Fábio Bernardo
Advogado Tributarista de Marcos Martins Advogados. Especialista em Direito Tributário pelo IBET e em Gestão de Operações Societárias e Planejamento Tributário pelo INEJE.

  • Considerações introdutórias
  • Das normas gerais do IBS e da CBS
  • Princípio da Neutralidade
  • Operações com bens e serviços
  • Definição de fornecimento
  • Quem é o adquirente? E o destinatário?
  • Das hipóteses de incidência
  • Situações de não incidência
  • Operações com Fornecimento Simultâneo de Bens/Serviços
  • Das imunidades
  • Fato gerador e local da operação
  • Da base de cálculo
  • Das alíquotas-padrão e alíquotas de referência
  • Da sujeição passiva – contribuinte
  • Das modalidades de extinção dos débitos
  • Do Recolhimento na Liquidação Financeira (Split Payment)
  • Do Pagamento Indevido ou a Maior
  • Do ressarcimento

 

12 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA

As características e novas formas de tributação sobre o consumo

Sidney D’Agázio
Bacharel em Direito e Contabilista; Especialista em Direito Tributário pelo IBET/USP; ex-auditor fiscal; membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT); Professor de cursos de extensão profissional há mais de vinte anos. Consultor de empresas; Autor do Livro: “Como Atender o Fiscal de Tributos” – Editora Cenofisco. 

  • Considerações introdutórias
  • Dos Regimes de Apuração
  • Da não cumulatividade
  • Dos bens e serviços de uso ou consumo pessoal
  • Do IBS e da CBS sobre importações
  • Do IBS e da CBS sobre exportações
  • Da desoneração da aquisição de bens de capital
  • Do período de transição das operações com bens imóveis
  • Dos regimes especiais: REPORTO, REIDI, RENAVAL
  • Da redução em trinta por cento das alíquotas do IBS e da CBS
  • Da redução em sessenta por cento das alíquotas do IBS e da CBS
  • Da redução a zero das alíquotas do IBS e da CBS
  • Da fixação das alíquotas durante a transição
  • Da fixação das alíquotas de referência de 2027 a 2035
  • Da transição aplicável aos bens de capital
  • Vigência concomitante dos atuais impostos com a CBS e o IBS
  • Saldos credores de PIS/COFINS/ICMS na transição
  • Das revogações e produção de efeitos

Compliance Trabalhista, Prevenção de Riscos e Gestão Estratégica das Relações de Trabalho

compliance trabalhista

Informações

Data
6 e 9 de junho de 2025

Horário
Das 14h00 às 18h00

Carga Horária 
8 horas

Inscrições



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Investimento

R$ 1.280,00 para inscrições pagas até o dia 20 de maio de 2025

R$ 1.390,00 para inscrições pagas após o dia 20 de maio de 2025

Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou PIX

Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3 inscrições

Estão inclusos os custos de material e certificado de participação

6 e 9 de junho de 2025

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TREINAMENTO ONLINE

O mundo do trabalho atravessa transformações profundas, que exigem atualização por parte de empresários, lideranças de RH, advogados internos e gestores.

A digitalização de processos, o avanço das plataformas de trabalho sob demanda e a consolidação do home office criaram novas dinâmicas e, com elas, novos riscos jurídicos e demandas por governança mais estratégica.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews, ministrado pelo renomado advogado do Direito do Trabalho, Luciano Barros Rodrigues Gago, para analisar a jurisprudência recente e preparar a sua empresa para novos desafios das relações de trabalho.

Saiba construir um ambiente mais seguro, ético e sustentável. Considere as melhores práticas de governança e os cuidados preventivos que devem ser adotados. Avalie as modalidades, riscos e procedimentos no término do contrato de trabalho.

Neste treinamento de conteúdo aprofundado e prático, serão abordados temas que vão da elaboração e gestão de contratos às novas formas de controle de jornada, passando por assédio, doenças ocupacionais, diversidade e o complexo cenário da terceirização. Os participantes terão acesso a análises de jurisprudência atual, simulações e orientações diretamente aplicáveis ao dia a dia das empresas.

O treinamento enfatizará também o papel estratégico do compliance trabalhista na proteção da reputação corporativa e na mitigação de passivos trabalhistas. Diante de um Judiciário atento às condutas empresariais, estar bem preparado é um diferencial competitivo.

Atualize seus conhecimentos e fortaleça os pilares da conformidade em sua organização. Este é o momento de se antecipar aos riscos e promover relações de trabalho mais equilibradas, produtivas e em sintonia com os novos tempos.

Instrutor

Luciano Barros Rodrigues Gago

Sócio do escritório Luciano Gago Advogados Associados, tem mais de 30 anos de experiência em Direito do Trabalho. Foi conselheiro da OAB/RJ, onde participou da primeira banca do concurso nacional e unificado para Juiz do Trabalho. Foi assessor de Desembargador do TRT/RJ, de 1998 a 2000. É pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho. Cursou o Mestrado em Ciência Jurídicas pela Universidade Antônio de Nebrija (Madrid/ES).  Foi professor de Direito Material e Processo do Trabalho nos Cursos de Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá, da Faculdade Cândido Mendes e da ESA – Escola Superior da Advocacia.

Programação

I – Prevenção de Passivos Trabalhistas: Aspectos Econômicos e Sociais nas Empresas

  • Importância da conformidade trabalhista na prevenção de litígios
  • Papel das políticas de governança corporativa no ambiente de trabalho
  • Práticas essenciais do compliance moderno, não engessado
  • Necessidade de dinamismo e personalização das ações de compliance

II – Contratos de Trabalho: Espécies, Modificações e Limites Legais

  • Modalidades de contratos de trabalho e suas aplicações práticas
  • Estratégias para rentabilidade e controle da mão de obra via contratos
  • Alterações contratuais permitidas e seus limites legais
  • Promoções, rebaixamentos e o exercício do poder diretivo do empregador
  • Limites da negociação individual e coletiva
  • Tema 1046 do STF: prevalência do negociado sobre o legislado

III – Compliance na Era Digital: Jornada de Trabalho, Home Office e Direito à Desconexão – Dano Moral

  • Riscos jurídicos relacionados à jornada de trabalho no ambiente digital
  • Uso de ferramentas digitais de produtividade e sobrecarga laboral
  • Dano moral e suas implicações legais
  • Hipóteses de desnecessidade de controle de ponto
  • Controvérsias envolvendo cargo de confiança e trabalho externo
  • Soluções legais para regulamentação do trabalho híbrido
  • Garantia do direito à desconexão com base na Reforma Trabalhista
  • Efeitos da pandemia e jurisprudência recente

IV – Inclusão, Equidade e Diversidade nas Relações Trabalhistas

  • Importância legal e social da diversidade no ambiente de trabalho
  • Cotas para pessoas com deficiência (PCDs) e aprendizes
  • Igualdade salarial: fundamentos e práticas
  • Mecanismos de percepção e correção de desigualdades estruturais

V – Doenças Ocupacionais, Acidentes de Trabalho e Limbo Previdenciário

  • Conceitos de doenças profissionais, ocupacionais e acidentes de trabalho
  • Consequências jurídicas para o contrato de trabalho
  • Responsabilidade civil do empregador: objetiva e subjetiva
  • Riscos e implicações do “limbo previdenciário”
  • Estudo de casos reais com sugestões de boas práticas
  • Protocolos internos e ações preventivas

VI – Assédio Moral e Sexual: A Sociedade em Conflito Ético – O Ego no Centro da Discussão

  • Tipos de assédio no ambiente de trabalho: definição e caracterização
  • Análise jurídica e ética dos casos de assédio
  • Consequências do assédio para a empresa e os envolvidos
  • Procedimentos de prevenção e combate ao assédio

VII – A Recente Reviravolta da Terceirização no Direito do Trabalho: Riscos e Deveres do Tomador de Serviços

  • Atualizações sobre os limites da terceirização: legislação e jurisprudência
  • Interpretação da Súmula 331 do TST e da Lei 13.429/2017
  • ADPF 324 e Tema 725 do STF: impactos práticos
  • Riscos da “pejotização” e uso indevido de MEIs
  • Fim da distinção entre atividade-meio e atividade-fim
  • Deveres do tomador de serviços quanto à fiscalização e garantia de condições dignas de trabalho

VII – Término do Contrato de Trabalho: Modalidades, Riscos e Procedimentos

  • Modalidades de encerramento do vínculo empregatício
    • Dispensa sem justa causa
    • Justa causa do empregado
    • Rescisão indireta (justa causa do empregador)
    • Pedido de demissão
  • Procedimentos legais para aplicação de penalidades
  • Análise para a tomada de decisão de desligamento baseada em riscos trabalhistas e econômicos
  • Mitos e verdades sobre o término contratual


Prevenção e Combate à Fraudes em Corporações

fraudes

Informações

Data
27 e 28 de maio de 2025

 

Inscrições



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Agenda

Horário
Das 14h00 às 18h00

Investimento

R$ 1.860,00 – para inscrições pagas até o dia 16 de maio de 2025

R$ 2.120,00 para inscrições pagas após o dia 16 de maio de 2025

Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou
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Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3
inscrições

Uma  inscrição equivale a link para acesso para uma pessoa

Incluso Material de Apoio e Certificado de Participação

27 e 28 de maio de 2025

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SEMINÁRIO ONLINE

A crescente sofisticação das fraudes corporativas exige das empresas respostas cada vez mais estratégicas, com uso inteligente da tecnologia, fortalecimento da governança e liderança engajada. Em um ambiente de negócios complexo e vulnerável, prevenir e reagir com eficácia é essencial para proteger ativos, reputações e operações.

O Seminário InterNews reúne grandes especialistas com atuação direta em investigações, auditoria, compliance e controles internos. Durante dois dias, será possível aprofundar conhecimentos e analisar abordagens práticas no enfrentamento das fraudes empresariais.

A programação aborda temas como mapeamento de riscos, identificação de sinais de alerta, condução de investigações internas e a aplicação de soluções tecnológicas nas frentes preventiva e investigativa. Também serão discutidas as vulnerabilidades em processos de contratação de fornecedores e prestadores de serviço, assim como a importância de canais de denúncia estruturados e confiáveis.

Casos reais serão debatidos, com foco nos aprendizados que podem orientar decisões mais assertivas e seguras. O evento proporciona uma visão abrangente dos principais desafios enfrentados pelas organizações e contribui para o fortalecimento das estruturas de integridade corporativa.

Programa

27 DE MAIO – TERÇA-FEIRA

14h00 – Mapeamento de riscos e construção de controles eficazes

Camila Silvestre
Diretora de Auditoria, Riscos, Controles e Forenses do GPA (reúne redes e marcas como Pão de Açúcar, Extra, Qualitá e Taeq). Foi diretora do Grupo Makro e executiva do Sky Brasil e de Johnson Controls. Mestre em Gestão de Negócios (com especialização em Avaliação de Risco) pela FIA.

Bruno Giometti
Diretor Executivo de Performance, Riscos e Auditoria da Protiviti, lidera projetos de alta complexidade voltados para regulamentações, fraudes, controles internos e riscos, em diversos segmentos de negócios. Tem mais de 20 anos de experiência em Consultoria e Auditoria. É formado em contabilidade, com MBA executivo pelo Insper.

15h00 – Fraudes internas: identificação de red flags e perfis de fraudadores

Antonio Vaz
Sócio da prática de Forensic & Integrity Services da EY, possui ampla experiência em investigações de fraudes e contabilidade forense. Liderou diversas investigações complexas e de grande visibilidade para empresas nacionais e internacionais. Foi instrutor em Contabilidade Forense pela EYU e foi destacado no ranking da “Lexology Index” como “Future Leaders – Forensic Accountant” por sua atuação em casos relevantes de investigação forense. Antonio é Contador Forense Certificado (CFC) e Examinador de Fraudes Certificado (CFE).

15h50- Intervalo para café

16h00 – Investigação corporativa: boas práticas e cuidados legais

Eloy Rizzo
Sócio das áreas de prática de Compliance & Investigações e ESG do Demarest Advogados, possui mestrado em Direito Concorrencial e Arbitragem Internacional da King’s College London e pós-graduação em Direito Civil Processual pela PUC-SP. Eloy tem experiência expressiva em investigações internas de alta complexidade, concentrando sua prática em possíveis violações de leis anticorrupção e fraudes. É reconhecido por algumas das mais renomadas publicações legais, como Chambers Global, como um dos principais advogados brasileiros com atuação em compliance.

17h00 – Uso de tecnologia e IA nas investigações internas

Bruno Massard
Diretor-executivo da Epiq, maior empresa global de tecnologia para setores jurídicos e compliance, é reconhecido por sua atuação na modernização de investigações corporativas, promovendo o uso de tecnologias e inteligência artificial para tornar os processos mais eficientes. Possui certificações internacionais como CFE (Certified Fraud Examiner). Preside o capítulo brasileiro da Association of Certified Fraud Examiners.

18h00 – Encerramento do 1º dia

28 DE MAIO – QUARTA-FEIRA

14h00 – Fraudes na contratação de fornecedores e prestadores de serviço

Christian Karl de Lamboy
Gerente executivo de Governança, Risco e Compliance da Volkswagen. Graduado em Administração de Empresas com foco em Gestão e Contabilidade pela Goethe Universität Frankfurt e doutor em Administração de Empresas pela Frankfurt School of Finance & Management. ​Reconhecido por sua atuação em investigações corporativas e programas de integridade. É instrutor de diversos cursos nas áreas de auditoria, gestão de risco e compliance para universidades e outras instituições em vários países. ​

15h00 – Governança, compliance e canal de denúncias efetivo

Milena Sbrana
Diretora Jurídica e de Integridade da ABB (multinacional líder em tecnologias de automação e eletrificação). Tem sólida experiência em compliance, governança corporativa, proteção de dados e ESG. Atua na liderança de programas de integridade e na promoção de uma cultura ética e transparente dentro da ABB. Reconhecida por sua atuação em capacitações voltadas à prevenção de fraudes. ​ Presta assessoria jurídica estratégica, com foco em soluções que alinham conformidade legal e objetivos de negócios.

15h50 – Intervalo para café

16h00 – Casos reais: aprendizados de grandes investigações

Carlos Ayres

Sócio fundador de Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados. Atua desde 2002 nas áreas de investigações internas e de compliance. Alguns casos envolveram o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) e a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). É professor na FGV Direito SP. Reconhecido por renomados rankings internacionais como advogado líder na área de compliance e investigações.

17h00 – Cultura de integridade e engajamento das lideranças

Claudio Scatena
Compliance Officer da Norsk Hydro. Possui certificação CPC-A, com mais de 18 anos de experiência nas áreas de ética, compliance e gestão de riscos. Tem resultados comprovados na implementação de programas eficazes de compliance e gestão de riscos. Adota uma abordagem de parceria, sob a perspectiva da conformidade ética, legal e com base no Código de Conduta. Enfatiza a importância de agregar valor ao negócio, promovendo cultura de integridade e crescimento ético e responsável. ​

18h00 – Encerramento


Contratos de TI e SLAs: Elaboração, Negociação e Gestão

contratos TI

Informações

Data
De 9 a 13 de junho de 2025

 

 

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Tel.: (11) 3751-3430

Cel: (11) 99936-4690

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Agenda

Das 14h00 às 18h00

Carga Horária: 20 horas

Investimento

R$ 2.160,00 para inscrições pagas até o dia 9 de maio de 2025

R$ 2.320,00 para inscrições pagas até o dia 23 de maio de 2025

R$ 2.480,00 para inscrições pagas após o dia 23 de maio de 2025

Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou pix

Uma inscrição equivale a link para acesso de uma pessoa

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Incluso Material de Apoio e Certificado de Participação

De 9 a 13 de junho de 2025

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TREINAMENTO ONLINE 

No mundo dinâmico da tecnologia, contratos bem estruturados e SLAs eficientes são fundamentais para garantir segurança, conformidade e qualidade da governança de TI. A adoção das melhores práticas de elaboração, negociação e administração de Contratos de TI permite, ainda, mitigar riscos, reduzir custos, assegurar qualidade nos serviços, melhorar adequação de soluções tecnológicas e garantir segurança jurídica em suas relações com fornecedores e parceiros.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews que aborda de forma prática todas as etapas do ciclo contratual, desde a estruturação jurídica e operacional até a negociação e o monitoramento de acordos com fornecedores de tecnologia e serviços digitais. Veja como aprimorar o gerenciamento dos Contratos de TI.

A gestão eficiente de Contratos de Tecnologia da Informação tornou-se um fator estratégico para a sustentabilidade e segurança das organizações. Aprimore a capacitação de profissionais para tomadas de decisão estratégicas e alinhadas às melhores práticas de governança.

Instrutor

Carlos Renato Behamduni Anderson

Profissional com mais de 30 anos de experiência em TI, especializado em Governança Estratégica de TI, segurança da Informação e gestão de projetos. Tem experiencia adquirida nas empresas CPM S/A (Capgemini), BrasilCenter/Embratel, Comm Soluttions, Stefanini e Oncoclinicas & Co,  com destaque na liderança de projetos, redução de custos operacionais, implementação de políticas de segurança e expertise em infraestrutura crítica e melhoria de processos.

Tecnólogo em processamento de dados, graduado em gestão financeira e gestão de segurança pública e privada. Pós-graduado em gestão de Segurança da Informação, MBA em gestão de projetos, MBA em gestão estratégica de Tecnologia da Informação.

Programa

MÓDULO I – Fundamentos dos Contratos de TI

  1. Introdução aos contratos de TI
  • Evolução histórica e importância
  • Tipos de contratos mais comuns em TI
  • Impactos jurídicos e operacionais
  1. Conceitos essenciais
  • Definição de contratos eletrônicos e tradicionais
  • Princípios jurídicos aplicáveis
  • Diferenças entre contratos de software, hardware, serviços gerenciados e nuvem
  1. Aspectos estratégicos e regulatórios
  • Proteção da propriedade intelectual em contratos de TI
  • Acordos de confidencialidade e preservação de sigilo
  • Monitoramento de segurança e plano de continuidade de negócios
  •  Terceirização de atividades e implicações legais
  • Relacionamento com autoridades regulatórias e investidores
  1. Gestão de contratos e compliance
  • Auditorias e certificações de conformidade
  • Arquitetura integrada de normas e políticas internas
  • Segurança legal da informação

MÓDULO II – Elaboração de Contratos de TI

  1. Estruturação de contratos de TI
  • Diferenças entre contratos próprios e de terceiros
  • Estratégias para cláusulas contratuais eficazes
  • Modelos de contratos para software, cloud, BPO, suporte técnico e licenciamento
  1. Formatos e estilos contratuais
  • Editais de licitação e pregões eletrônicos
  • Contratos comerciais vs. convênios de cooperação
  • Pré-contratos: LOI, NDA, MoU
  1. Principais cláusulas e riscos contratuais
  • Propriedade intelectual e licenciamento
  • Garantias, confidencialidade e penalidades
  • Gestão de riscos trabalhistas, tributários e operacionais
  • Termos de rescisão, transição e auditorias
  1. Integração com Governança de TI
  • Alinhamento com ITIL, COBIT, ISO 27001 e LGPD
  • Harmonização com políticas corporativas

MÓDULO III – Negociação de Contratos de TI

  1. Técnicas de negociação aplicadas
  • Competências para negociação eficaz
  • Equilíbrio entre preço, garantias, SLAs e penalidades
  • Modelos de negociação em outsourcing e cloud computing
  1. Gestão de riscos e alocação de responsabilidades
  • Direitos de propriedade e sigilo
  • Divisão de custos, tributos e encargos trabalhistas
  • Estratégias para mitigação de riscos
  1. Aspectos regulatórios e compliance
  • Contratos eletrônicos: assinaturas digitais, foro e legislação
  • Estratégias de impugnação e defesa em licitações
  • Exigências mínimas para contratos com fornecedores
  1. Gerenciamento da relação contratual
  • Técnicas para manter contratos equilibrados
  • Modelos de revisão contratual e ajustes
  • Métodos de solução de conflitos e mediação

MÓDULO IV – Gestão e Monitoramento de Contratos de TI

  1. Integração com frameworks de Governança
  • Papel do Código de Ética, ITIL, COBIT, COSO e ISO 27001
  • Programa de auditoria contínua
  1. Ferramentas para monitoramento de contratos
  • Sistemas de gestão de contratos e dashboards
  • Relatórios de conformidade e indicadores de desempenho
  1. Gerenciamento de riscos contratuais
  • Identificação e mitigação de desvios
  • Métodos de due diligence e compliance regulatório
  1. Mecanismos de resolução de conflitos
  • Assistência técnica em perícias e análises jurídicas
  • Métodos de mediação e arbitragem

MÓDULO V – SLA em TI: Gestão e Aplicação

  1. Introdução aos SLAs
  • Definição e importância
  • Diferença entre SLA interno e externo
  • Estruturação de SLAs eficientes
  1. Gestão e monitoramento de SLAs
  • Definição de métricas e KPIs
  • Métodos de medição e periodicidade
  • Monitoramento contínuo e controle de qualidade
  1. Cumprimento e penalizações
  • Garantia de aderência aos acordos
  • Penalidades e recompensas por desempenho
  • Erros e acertos na gestão de SLAs
  1. Casos práticos e simulações
  •  Exercícios práticos de análise de SLAs
  •  Simulação de renegociação de SLAs com fornecedores

Reforma Tributária – CBS/IBS Agora é Lei. Prepare-se para mudanças significativas de tributação e em suas atividades corporativas

normas cont setor eletrico (1)

Informações

Data
16 de maio de 2025

 

 

Inscrições



Tel.: (11) 3751-3430

Cel: (11) 99936-4690

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Agenda

Das 10h00 às 17h30 (intervalo para almoço das 12h30 às 14h00)

Carga Horária: 6 horas

Investimento

R$ 860,00 para inscrições pagas até o dia 30 de abril de 2025

R$ 980,00 para inscrições pagas após o dia 30 de abril de 2025

Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou pix

Uma inscrição equivale a link para acesso de uma pessoa

Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3 inscrições

Incluso material de apoio e Certificado de Participação

16 de maio de 2025

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TREINAMENTO ONLINE – 2ª TURMA

As novas regras instituídas na Reforma Tributária, publicada no Diário Oficial da União de 17 de janeiro, como Lei Complementar 214/2025, terão um impacto significativo sobre as empresas. É crucial preparar-se para mudanças significativas.

Com a sua regulamentação, o Brasil adota um modelo de tributação do consumo mais moderno e alinhado às práticas internacionais. Neste treinamento, vamos explorar o que muda, quais impostos foram instituídos e como essas alterações impactam as atividades corporativas, o consumo e a sustentabilidade.

Entre suas principais inovações está a arrecadação no Estado de destino, a criação de novos tributos, com a gradual extinção de outros existentes. O propósito é o de simplificar o complexo sistema tributário brasileiro e de eliminar de vez a antiga guerra fiscal.

É fundamental agir agora objetivando a implementação de determinadas práticas, tais como, analisar o perfil dos fornecedores, revisar contratos, ajustar sistemas de controle e revisar precificações. Estes são passos que podem ser dados desde já. Agir agora proporcionará uma vantagem competitiva e minimizará os riscos associados à incerteza e ao curto prazo de adaptação que teremos quando tudo entrar em vigor.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews, ministrado pelo renomado especialista em Direito Tributário, Sidney D’Agazio, para planejar e tomar desde já iniciativas de ajuste das suas atividades corporativas e da cobrança de tributos sobre o consumo.

Público Alvo

Empresários em geral; profissionais atuantes na área fiscal; advogados; auditores, contadores, controllers; gestores financeiros e demais interessados.

Instrutor

Sidney D’Agazio
Bacharel em Direito e Contabilista; Especialista em Direito Tributário pelo IBET/USP; ex-auditor fiscal; membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT); Professor de cursos de extensão profissional há mais de vinte anos. Consultor de empresas; Autor do Livro: “Como Atender o Fiscal de Tributos” – Editora Cenofisco.

Programa

1) Introdução

  •  Objetivos de Reforma Tributária
  • IVA-Dual – características
  • Cronograma da transição

2) Matriz constitucional (EC 132/23)

3) Regulamentação Nacional – (LC 214/25)

  • Das normas gerais do IBS e da CBS
  • Princípio da Neutralidade
  • Operações com bens e serviços
  • Definição de fornecimento
  • Quem é o adquirente? E o destinatário?
  • Das hipóteses de incidência
  • Situações de não incidência
  • Operações Com Fornecimento Simultâneo de Bens/Serviços
  • Das imunidades
  • Fato gerador – momento da ocorrência
  • Do local da operação
  • Da base de cálculo
  • Das alíquotas-padrão
  • Das alíquotas de referência
  • Da sujeição passiva – contribuinte
  • Das modalidades de extinção dos débitos
  • Do pagamento pelo contribuinte
  • Do Recolhimento na Liquidação Financeira (Split Payment)
  • Do Recolhimento pelo Adquirente
  • Do Pagamento pelo Responsável
  • Do Pagamento Indevido ou a Maior
  • Do ressarcimento
  • Dos Regimes de Apuração
  • Da não cumulatividade
  • Dos bens e serviços de uso ou consumo pessoal
  • Do IBS e da CBS sobre importações
  • Do IBS e da CBS sobre exportações
  • Da desoneração da aquisição de bens de capital
  • Do período de transição das operações com bens imóveis
  • Dos regimes especiais: REPORTO, REIDI, RENAVAL
  • Da redução em trinta por cento das alíquotas do IBS e da CBS
  • Da redução em sessenta por cento das alíquotas do IBS e da CBS
  • Da redução a zero das alíquotas do IBS e da CBS
  • Da fixação das alíquotas durante a transição
  • Da fixação das alíquotas de referência de 2027 a 2035
  • Da transição aplicável aos bens de capital
  • Vigência concomitante dos atuais impostos com a CBS e o IBS
  • Saldos credores de PIS/COFINS/ICMS na transição
  • Das revogações
  • Da produção de efeitos

Construção de cenários em tempos VUCA – Incertezas, desafios e oportunidades

cenários

Informações

Data
12 e 13 de agosto de 2025

Horário
Das 9h00 às 13h00

Carga Horária 
8 horas

Inscrições



Tel.: (11) 3751-3430

Cel: (11) 99936-4690

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Investimento

R$ 1.280,00 para inscrições pagas até o dia 1º de agosto de 2025

R$ 1.390,00 para inscrições pagas após o dia 1º de agosto de 2025

Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou PIX

Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3 inscrições

Estão inclusos os custos de material e certificado de participação

12 e 13 de agosto de 2025

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TREINAMENTO ONLINE

A construção de cenários, num ambiente VUCA – Volátil, Incerto (com “U” em inglês), Complexo e Ambíguo, com fatores de desequilíbrio nacionais e internacionais, com destaque para política tarifária de Donald Trump, é uma tarefa desafiadora. É imprescindível para nortear a tomada de decisões corporativas e para a gestão de carteiras de investimentos.

Participe deste Workshop InterNews com três economistas renomados, Otaviano Canuto, Roberto Padovani e Roberto Luis Troster, para conhecer melhor e reduzir incertezas na construção de cenários, que permitam tirar proveito de oportunidades e fazer frente a riscos.

Saiba estruturar informações, entender transformações, lidar com as incertezas, identificar riscos e definir estratégias para a sua empresa e para a sua carteira de investimentos. Este Workshop debaterá, ainda, as perspectivas para a economia brasileira em 2025.

Programa

  • Construindo cenários – esperados, alternativos e de estresse. Indicadores antecedentes, coincidentes e defasados, projeções, métodos e bases de dados.

  • Roteiro para a elaboração de cenários – as propriedades necessárias, especificidades, as fontes de informação e de projeções, a construção da matriz de riscos, cuidados a serem observados, melhores práticas e qualidades de bons cenários.

  • Simulações, análise de sensibilidade e identificação de vulnerabilidades (reverse stress testing) para avaliar estratégias, tomadas de decisões e antecipação de dificuldades.

  • Um estudo de caso de 2025, variáveis financeiras locais e globais, fragilidades locais e a variável política.

  • Consequências de Trump 2.0 para a economia global. Políticas comercial, fiscal e energética, DOGE, imigração e minerais críticos. Impactos sobre a América Latina e o Brasil.

  • Juntando as partes. Perspectivas para a economia brasileira em 2025.

Instrutores

Otaviano Canuto
Membro sênior do Policy Center for the New South. Foi vice-presidente do Banco Mundial, diretor-executivo do FMI e secretário de Assuntos Internacionais no Ministério da Fazenda.

Roberto Padovani
Economista–chefe do BV (Banco Votorantim). Foi assessor do Ministério da Fazenda, sócio da consultoria Tendências e economista para América Latina do Banco WestLB.

Roberto Troster
É doutor em economia pela USP, foi economista-chefe da FEBRABAN, da ABBC e do Banco Itamarati, foi professor na USP e na PUC-SP e consultor de empresas, governos e instituições financeiras.


Contabilidade de Câmbio e Comércio Exterior – Atualização para as Novas Normas Vigentes em 2025

Câmbio

Informações

Data
26, 27,28 e 29 maio de 2025

Horário
Das 8h00 às 12h45

 

Inscrições



Tel.: (11) 3751-3430

Cel: (11) 99936-4690

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Agenda

Data
26, 27,28 e 29 maio de 2025

Horário
Das 8h00 às 12h45 – 15 min de intervalo para café

Carga Horária 
18 horas

Investimento

R$ 1.970,00 para inscrições pagas até o dia 7 de maio de 2025

R$ 2.360,00 para inscrições pagas após o dia 7 de maio de 2025

Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou PIX

Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3 inscrições

Estão inclusos os custos de material e certificado de participação

26, 27,28 e 29 maio de 2025

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TREINAMENTO ONLINE

Contabilizar operações de câmbio e comércio exterior exige capacitação específica e complexa. O desafio de atualização agora é muito maior, diante das mudanças de normas que em janeiro de 2025 entraram em vigor com a Res. CMN nº 4966, a Res. BCB nº 352 e as Instruções Normativas BCB de 12/23 e 7/24.

Participe online deste evento de Capacitação InterNews, que oferecerá uma abordagem teórica e prática sobre os procedimentos contábeis das operações realizadas pelas instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil, garantindo atualização e conformidade regulatória.

O curso proporcionará conhecimentos teóricos e práticos detalhados sobre os registros contábeis de operações cambiais, estrutura das contas da carteira de câmbio, normas regulatórias e análise da posição cambial. Além do conteúdo técnico, os participantes terão acesso a informações estratégicas e comentários essenciais para compreender as diversas etapas e modalidades de operações de câmbio.

Será ministrado por José Mayer, profissional com mais de 35 anos de experiência no setor de câmbio e comércio exterior. Esta capacitação é direcionada a profissionais de instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil, atuantes nas áreas de câmbio, contabilidade, negócios, controladoria, auditoria, finanças e sistemas, bem como a todos que desejam se especializar na contabilidade de operações cambiais.

O curso é uma oportunidade valiosa para aqueles que buscam atualização diante das abrangentes e complexas mudanças regulatórias que entraram em vigor em janeiro e que procuram conhecer em maior profundidade as melhores práticas do setor.

Durante o treinamento, os participantes terão a oportunidade de interagir diretamente com o instrutor para esclarecer dúvidas e consolidar seu aprendizado. Além disso, receberão materiais exclusivos (apostila e slides de apresentação) após o término do curso, que auxiliarão na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Instrutor

José Mayer

Profissional com mais de 35 anos de experiência no setor de câmbio e comércio exterior. Atuou no Banespa e Banco Santander Brasil S.A., onde trabalhou na área de câmbio e no departamento internacional, elaborando normas, controlando posições cambiais e conduzindo treinamentos internos. Posteriormente, foi consultor no Banco Itaú S.A., revisando e elaborando roteiros contábeis relacionados a produtos de câmbio e comércio exterior. Autor do livro “Contabilidade de Câmbio e Comércio Exterior – 3ª Edição em dezembro/2024”

Programa

I – Introdução Básica e Escrituração Contábil

II – Normativos do Banco Central do Brasil

  • Resolução CMN nº 4966/21
  • Resolução BCB nº 352/23
  • Instruções Normativas BCB de 12/23 e 7/24
  • Novas Contas COSIF

III – Função e funcionamento

  • Contas Patrimoniais em Moedas Estrangeiras e Moeda Nacional
  • Contas de Resultado – (Receitas e Despesas)
  • Contas de Compensação

IV – Registros Contábeis sobre as Operações de Câmbio e Comércio Exterior

A partir de janeiro/25 as compras e vendas de M/E passaram a ser registradas contabilmente dentro de um novo formato e serão demonstradas detalhadamente durante a apresentação.

Contas patrimoniais, de compensação e de resultado encontram-se dentro do novo formato de títulos, subtítulos e desdobramentos de subtítulos, apresentadas através de lançamentos contábeis completos conforme  produtos/modalidades abaixo e, em conformidade aos normativos do Bacen:

 EXPORTAÇÃO

  • Recebimento Antecipado
    •           Cobrança
    •           Cartas de Crédito
    •           Comissões de Agentes, Fretes e Prêmios de Seguro
      • Cancelamento das Operações de Câmbio
      • Baixa das Operações de Câmbio
      • Linhas de Crédito – (Captações no Exterior)
      • Controle do Lastro

IMPORTAÇÃO

  •  Remessa sem Saque e Pagamento Antecipado
  • Cobrança
    • Cartas de Crédito
  • Linhas de Crédito
  • Comissão de Agente
  • Cancelamento das Operações de Câmbio
  • Baixa das Operações de Câmbio

       FINANCEIRO

  •  Mercado Interbancário
  •  Operações de Arbitragem
  • Transferências do Exterior
  • Transferências para o Exterior
  •  Operações de Câmbio Manual / Câmbio Turismo
    • Espécie, Cartão pré-pago ou Cheques de Viagem
  • Contas em Moeda Estrangeira no País
  • Garantias Recebidas e Prestadas nas Operações de Câmbio e Comércio Exterior

V – Posição de Câmbio


Controladoria em Bancos: Avaliação do Desempenho com Resultados Ajustados aos Riscos

banking

Informações

Data
De 3 a 6 de junho de 2025

Carga Horária
16 horas

Inscrições



Tel.: (11) 3751-3430

Cel: (11) 99936-4690

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Agenda

Das 9h00 às 13h00

Investimento

R$ 1.930,00 para inscrições pagas até o dia 20 de maio de 2025

R$ 2.260,00 para inscrições pagas após o dia 20 de maio de 2025

Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou PIX

Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3 inscrições

Uma inscrição equivale a link para acesso para uma pessoa

Estão inclusos os custos de material de apoio e Certificado de Participação

De 3 a 6 de junho de 2025

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TREINAMENTO ONLINE

PONTUAÇÃO EPC- CRC: AUD – 16 | PERITO – 16 | CMN – 16 | PROGP- 16 | PRORT –  16

A controladoria é uma função essencial no setor bancário, especialmente em um ambiente altamente regulado e competitivo. Sua atuação vai além do simples monitoramento de custos e receitas, oferecendo ferramentas para avaliar e otimizar o desempenho das instituições financeiras auxiliando a tomada de decisões.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews para aprimorar conhecimentos em práticas atualizadas de gestão e controle gerencial no setor bancário. Este treinamento abordará desde os conceitos fundamentais de contabilidade até as complexas metodologias de avaliação de desempenho ajustado ao risco, como RAROC (Retorno Ajustado ao Risco sobre o Capital) e FTP (Precificação de Transferência de Fundos).

Tópicos como a integração entre a contabilidade tradicional e a gerencial, a aplicação do modelo DuPont em bancos e a gestão de custos baseada em atividades (ABC e TDABC) serão explorados, trazendo uma visão prática e estratégica da controladoria.

Examine implicações complexas e as ramificadas que a Resolução CMN 4966/21, que entra em vigor em 2 de janeiro de 2025, terá para Controladoria.

Avalie os desafios da gestão de custos em instituições financeiras. Saiba como alinhar estratégias de custo e precificação aos objetivos financeiros e regulatórios das instituições.

Venha debater a aplicação prática de modelos de gestão de resultados, conciliando dimensões de desempenho, custos e riscos. Veja como explorar ferramentas como o Balanced Scorecards (BSC) e mapas estratégicos, essenciais para o planejamento e para a execução eficaz de estratégias bancárias. Saiba como tratar a questão dos diversos riscos intrínsecos à atividade bancária e como ajustar os resultados aos riscos.

Domine todo o processo de gestão orçamentária, em seus contextos de planejamento, de metodologias, e seus impactos sistêmicos com exemplos numéricos práticos.

Esteja preparado para enfrentar os desafios da gestão bancária, desenvolvendo uma compreensão detalhada das principais técnicas e modelos de avaliação de desempenho ajustados ao risco. Fortaleça a posição da sua instituição no mercado financeiro, dominando os instrumentos essenciais para uma gestão eficiente e estratégica.

Instrutores

Rogério Orsolini

Sócio-diretor da Estratege Assessoria Empresarial Ltda. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA – USP. Engenheiro Civil pela UNICAMP. Atua desde 1994 em projetos nas áreas de Controladoria e Organizacional, implantando modelos de controle gerencial, custos e orçamentos em clientes como Bradesco, Banco Central, Banco Nossa Caixa, BMB, Banco IBI, Banco da Amazônia, Goodyear e Panasonic, entre outros. Atuou em cargo executivo no Banco Itaú, na área de Controladoria. Foi professor de cursos de pós-graduação na FIPECAFI, FMU e UNIP, de Contabilidade e Controladoria. Instrutor em treinamentos para executivos nos bancos Itaú, Bradesco, BCN, Banco do Brasil, CEF, ABN Amro e Santander, entre outros.

Guiomede Guilardi Filho

Sócio-diretor da Estratege Assessoria Empresarial Ltda. Mestre em Administração de Empresas pela FGV – SP, Administrador de Empresas pelo IMES – SCS e Contador pelas Faculdades Tibiriçá. Atua desde 1995 em projetos de consultoria nas áreas organizacional e de controladoria, implantando modelos de controle gerencial, metodologias de custeio e orçamentos em clientes como Bradesco, Banco do Brasil (em parceria com a FIPECAFI), Banco Nossa Caixa, Banco Central, HSBC, BMB, BMG, Banco IBI, GoodYear, entre outros. Atuou em cargos executivos, principalmente nas áreas de custos e orçamentos, nos Bancos da Bahia, União Comercial e Itaú. Foi professor do Centro de Excelência Bancária da FGV – SP e do curso de pós-graduação na UNINOVE. Instrutor em treinamentos para executivos nos bancos Itaú, Bradesco, BCN, Banco do Brasil, ABN Amro e Santander, entre outros.

Programa

Modelo de Gestão; Processo de Gestão

Objetivos; benefícios; alguns problemas; limites de atuação dos gestores

Controle Gerencial – Desafios do Administrador

Modelo de Gestão de Resultados em Bancos

  • Modelo Geral
  • Dimensões da Gestão Bancária
  • Conciliação entre as Dimensões

Contabilidade Tradicional x Contabilidade Gerencial

  • Usuários e objetivos das informações contábeis / gerenciais
  • Principais divergências entre a Contabilidade Tradicional e a Gerencial
  • Legislação principal – a Res. 4.966/21 e outras

Avaliação de Desempenho Tradicional

  • Principais Indicadores utilizados em empresas; exemplo do Método Du-Pont (como utilizar este método em bancos?)
  • Principais Indicadores utilizados em Bancos

Avaliação de Desempenho e a Gestão Estratégica de Custos

  • Gestão de Custos em Bancos
  • Centros de Custos
  • Centros de Resultado
  • Preços de Transferência
  • Modelo de Serviços
  • Modelo de Custos
  • Metodologias de Custeio

 – Custeio por Absorção (Tradicional; Baseado em Direcionadores – DBC; Baseado em Atividades – ABC; e Baseado em Atividades e Tempos – TDABC)
– Custeio Variável
– ABC vs. TDABC

  • Custos de Sistemas
  • Alguns Indicadores de Custos
  • Manutenção do Modelo de Gestão de Custos

Avaliação de Desempenho Ajustado ao Risco:

  • Conceitos de risco, principais riscos, legislação, Basiléia
    – Indicadores de Desempenho Ajustados ao Risco (RAROC, RORAC, RARORAC, RAROA)
  • Algumas Técnicas de Gestão de Riscos de Crédito, de Mercado e Operacional
  • Avaliação de Desempenho da Margem Financeira em Bancos – O Modelo FTP (Funds Transfer Pricing)
  • Precificação de uma operação usando ETTJ
  • Modelo de FTP com Alocação de Capital

BSC – Balanced Scorecards:

  • Embasamento Teórico
  • O Mapa Estratégico

Processo Orçamentário:

  • Contexto do planejamento (planejamento estratégico x operacional)
  • Benefícios
  • Metodologias (Bottom-Up, Top-Down, U-Planning)
  • Formas (Orçamento Tendência e OBZ – Orçamento Base Zero, ABB – Activity-Based Budget, DBB – Driver-Based Budget)
  • Impactos sistêmicos do Orçamento
  • Acompanhamento Real x Previsto

Resolução CMN nº 4966/21: Contabilidade de Hedge na Prática

4966

Informações

Data
24 e 25 de junho de 2025

Horário
Das 8h30 às 12h30

Carga Horária 
8 horas

Inscrições



Tel.: (11) 3751-3430

Cel: (11) 99936-4690

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atendimento@internews.jor.br
Informe seu nome, cargo,
empresa, endereço, telefone, fax


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Investimento

R$ 1.280,00 para inscrições pagas até o dia 22 de maio de 2025

R$ 1.390,00 para inscrições pagas após o dia 22 de maio de 2025

Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou PIX

Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3 inscrições

Estão inclusos os custos de material e certificado de participação

24 e 25 de junho de 2025

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TREINAMENTO ONLINE

A Resolução CMN nº 4.966/2021 entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025. No entanto, a obrigação de aplicação das normas de contabilidade de hedge será exigida apenas a partir de 1º de janeiro de 2026.

Isso significa que, enquanto a norma já terá efeitos para outros aspectos a partir de 2025, as regras específicas para operações de hedge terão um prazo adicional de transição, permitindo que as instituições financeiras se adaptem às novas exigências.

A correta aplicação das normas de contabilidade de hedge é essencial para garantir a precisão na gestão dos riscos financeiros e na proteção contra oscilações de mercado.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews Online, que foi desenvolvido para habilitar profissionais do setor a aplicar de forma eficaz os princípios contábeis e regulatórios em operações de hedge exigidos pela Res. 4966.

Venha debater conceitos fundamentais, tais como a identificação e qualificação dos instrumentos de hedge, a classificação das operações e a contabilização adequada de estratégias de proteção financeira.

Compreenda o impacto dessas operações na estrutura contábil das instituições. Aprimore os processos internos de controle e de evidenciação de informações sobre operações de hedge requeridos pela Res. 4966.

O treinamento abordará temas como hedge de valor justo, hedge de fluxo de caixa e hedge de investimento líquido no exterior. Além disso, será detalhado o tratamento tributário das operações de hedge.

O curso será conduzido pelo renomado professor Joubert da Silva Jerônimo Leite, especialista em contabilidade, auditoria e controladoria. Sua vasta experiência no setor garantirá uma discussão aprofundada e aplicada dos desafios enfrentados pelas instituições financeiras na adoção da contabilidade de hedge dentro das exigências da Resolução CMN nº 4.966/2021.

Não perca a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e garantir que sua instituição esteja plenamente alinhada com as exigências regulatórias.

Instrutor

Joubert da Silva Jerônimo Leite

  • Doutor (Ph.D.) em Administração Empresarial pela AWU (USA);
  • Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP (São Paulo/SP);
  • Pós-graduado em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela PUC-Campinas;
  • Sócio e Diretor Executivo da “BR Auditoria e Consultoria” e “Devout Auditoria e Consultoria”, empresas que prestam serviços profissionais, em todo Brasil, de auditoria, perícia e consultoria empresarial para companhias nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande portes, e de vários segmentos de negócios;
  • Especialista em auditoria, consultoria e perícia com trabalhos focados em Contabilidade, Auditoria, Finanças, Controladoria, Gestão Tributária, Governança Corporativa e Compliance, com mais de 20 anos de experiência atuando em empresas e instituições nacionais e multinacionais;
  • Autor e coautor de livros de Contabilidade, Finanças e Administração Estratégica publicados por Editoras nacionais e estrangeiras;
  • Instrutor e Consultor de cursos e treinamentos empresariais sobre Contabilidade, Controladoria e Finanças realizados em todo Brasil, conduzindo mais de 300 treinamentos abertos e in company.

PROGRAMA 

Módulo I – Definições

Módulo II – Instrumentos de Hedge

Módulo III – Itens Objeto de Hedge

Módulo IV – Qualificação para Contabilidade de Hedge

Módulo V – Classificação das Operações de Hedge

Módulo VI – Contabilidade de Hedge Aplicável

Módulo VII – Hedge de Valor Justo da Exposição à Taxa de Juros de Carteira de Ativos ou de Passivos Financeiros

Módulo VIII – Tratamento Tributário das Operações de Hedge

Módulo IX – Evidenciação de Informações

Módulo X – Estudos de Casos Práticos


Resolução CMN nº 4966/21: Riscos Financeiros de Crédito e Perdas Esperadas com Crédito na Prática

4966

Informações

Data
4, 5 e 6 de junho de 2025

Horário
Das 9h00 às 13h00

Carga Horária 
12 horas

Inscrições



Tel.: (11) 3751-3430

Cel: (11) 99936-4690

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Investimento

R$ 1.860,00 para inscrições pagas até o dia 15 de maio de 2025

R$ 2.120,00 para inscrições pagas após o dia 15 de maio de 2025

Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou PIX

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Estão inclusos os custos de material e certificado de participação

4, 5 e 6 de junho de 2025

Prezado(a) Sr(a) %%First Name%%

TREINAMENTO ONLINE

A Resolução CMN nº 4.966/2021 trouxe mudanças significativas na avaliação e mensuração dos riscos financeiros de crédito, exigindo das instituições financeiras um aprimoramento nos critérios de classificação e tratamento contábil da gestão do crédito, inclusive dos ativos problemáticos.

Com sua aplicação obrigatória desde 1º de janeiro de 2025, torna-se essencial que profissionais do setor estejam preparados para compreender e implementar as diretrizes estabelecidas, minimizando riscos e assegurando conformidade regulatória.

Participe desde Evento de Capacitação InterNews Online para aprofundar conhecimentos sobre a avaliação de riscos de crédito e a mensuração de perdas esperadas, temas fundamentais para a gestão eficaz das carteiras financeiras.

A abordagem prática permitirá uma análise detalhada das exigências contábeis, do reconhecimento de ativos problemáticos e da aplicação da taxa efetiva de juros, proporcionando uma visão abrangente sobre os impactos da norma em sua instituição financeira.

Com uma metodologia interativa e dinâmica, o treinamento abordará conceitos essenciais como mensuração, reconhecimento e cura de ativos financeiros, além do tratamento tributário das perdas esperadas de crédito. Estudos de casos práticos complementam a programação, permitindo que os participantes compreendam a aplicabilidade da resolução, aprimorando sua capacidade de tomada de decisão.

O curso será conduzido pelo professor Joubert da Silva Jerônimo Leite, profissional renomado na área de contabilidade, auditoria e controladoria, com vasta experiência acadêmica e prática no setor financeiro. Sua expertise garantirá um aprendizado qualificado, promovendo discussões aprofundadas sobre os desafios e oportunidades que a Resolução CMN nº 4.966/2021 apresenta para as instituições financeiras.

Saiba atuar com excelência na gestão dos riscos de crédito. A adequação às novas exigências regulatórias é fundamental para fortalecer a solidez das instituições e otimizar seus processos contábeis e financeiros.

Instrutor

Joubert da Silva Jerônimo Leite

  • Doutor (Ph.D.) em Administração Empresarial pela AWU (USA);
  • Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP (São Paulo/SP);
  • Pós-graduado em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela PUC-Campinas;
  • Sócio e Diretor Executivo da “BR Auditoria e Consultoria” e “Devout Auditoria e Consultoria”, empresas que prestam serviços profissionais, em todo Brasil, de auditoria, perícia e consultoria empresarial para companhias nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande portes, e de vários segmentos de negócios;
  • Especialista em auditoria, consultoria e perícia com trabalhos focados em Contabilidade, Auditoria, Finanças, Controladoria, Gestão Tributária, Governança Corporativa e Compliance, com mais de 20 anos de experiência atuando em empresas e instituições nacionais e multinacionais;
  • Autor e coautor de livros de Contabilidade, Finanças e Administração Estratégica publicados por Editoras nacionais e estrangeiras;
  • Instrutor e Consultor de cursos e treinamentos empresariais sobre Contabilidade, Controladoria e Finanças realizados em todo Brasil, conduzindo mais de 300 treinamentos abertos e in company.

PROGRAMA 

Módulo I – Definições

Módulo II – Avaliação de Riscos de Crédito

Módulo III – Tratamento Contábil dos Ativos Problemáticos

Módulo IV – Taxa Efetiva de Juros

Módulo V – Mensuração

Módulo VI – Reconhecimento

Módulo VII – Cura de Ativo Financeiro

Módulo VIII – Tratamento Tributário das Perdas Esperadas de Crédito

Módulo IX – Evidenciação de Informações

Módulo X – Estudos de Casos Práticos