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Guerra Fiscal: Como planejar-se diante das Adins declaradas pelo STF |
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28 de setembro de 2011Prezado(a) Sr(a) %%First Name%% DOWNLOADPara acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha. A situação das empresas envolvidas em programas de benefícios fiscais foi drasticamente atingida no início do mês de junho com a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal de declarar a inconstitucionalidade de programas estaduais de benefícios fiscais. As 14 ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) do STF comprometem os benefícios concedidos sem convênios aprovados pelo Confaz. Os novos desdobramentos da Guerra Fiscal envolvem a possibilidade de perdas, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), de mais de R$ 250 bilhões por parte das empresas beneficiadas com incentivos. Isso se confirmaria caso os Secretários de Fazenda de todos os Estados brasileiros, em reunião no Confaz, não consigam por unanimidade chegar a um acordo que termine a Guerra Fiscal. Esse acordo por consenso no Confaz teria que ocorrer antes da modulação da sentença do STF, caso esta modulação venha a confirmar a inconstitucionalidade e a cobrança retroativa dos benefícios concedidos sem convênio. O Confaz estará reunido em 30 de setembro para buscar um acordo por consenso, que de alguma forma estabeleceria um período de transição para a gradual retirada total dos incentivos. Esta unanimidade necessária do Confaz, nesta próxima reunião, não parece provável. Por sua vez, não há data marcada para o STF modular sua decisão de junho. Diante desta situação delicada, algumas empresas beneficiadas com isenção ou redução de ICMS já estão lançando valores de provisionamento para contencioso. Conforme for a modulação da decisão do STF e na ausência de um acordo por unanimidade no Confaz, os governos dos Estados que se consideram lesados seriam praticamente obrigados a cobrar dessas empresas beneficiadas a diferença dos impostos não arrecadados nos últimos cinco anos, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estipula que os Estados não podem abrir mão de um crédito a que têm direito. Qualquer acordo que previna a cobrança retroativa dos incentivos fiscais concedidos pelos Estados implicará na gradual eliminação desses incentivos. Estão também em questão as decisões de milhares de empresas que localizaram as suas unidades de produção longe dos maiores centros de consumo para se beneficiar de subsídios fiscais e financeiros. Muitas companhias podem reavaliar a situação diante do risco jurídico. Da mesma forma, definições de novos investimentos estão sendo postergadas. Participe deste Seminário InterNews que, terá a participação do Ministro do STF, Gilmar Mendes, e do Coordenador do Confaz, Carlos Martins. Venha avaliar as melhores decisões que a sua empresa poderá tomar diante desta nova fase da Guerra Fiscal. Compreenda as implicações das Adins decretadas pelo STF. Saiba como o Confaz estará se posicionando para resolver a Guerra Fiscal. Veja como defender-se caso esses incentivos fiscais venham a ser questionados pelos Estados. Avalie como alterar o planejamento estratégico da sua empresa em relação aos programas de incentivos estaduais diante das decisões do STF. Minimize os riscos de prejuízos. PROGRAMA8h00 Credenciamento8h30 A decisão do STF e suas implicações para programas estaduais de incentivos fiscais e financeiros
10h00 Coffee break10h30 A Guerra Fiscal e a proposta de alíquota única como solução
12h00 Almoço13h30 Questões jurídicas cabíveis às empresas paulistas
14h40 Como o Estado de São Paulo entende a decisão do STF
16h00 Coffee break16h30 Como defender-se no caso de questionamento de incentivos fiscais e como rever a estratégia corporativa
18h00 Encerramento |
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Desmistificando a Reforma Tributária |
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11 e 12 de junho de 2025Prezado(a) Sr(a) %%First Name%% SEMINÁRIO ONLINEA reforma em curso representa a mudança mais profunda no Sistema Tributário Brasileiro das últimas décadas. A criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e do Imposto Seletivo (IS), substituindo tributos como PIS, Cofins, ICMS e ISS, demanda que empresas, escritórios de advocacia, consultorias e profissionais da área fiscal, contábil e jurídica se adaptem. Participe deste Seminário InterNews, que reúne 3 renomados e experientes profissionais, para que você conheça melhor os principais pilares da nova tributação sobre o consumo no Brasil e compreenda os impactos da Reforma Tributária (LC nº 214/25) para a sua empresa. No primeiro dia, abordaremos a estrutura da LC nº 214/25 e os aspectos gerais da CBS, IBS e IS. Serão tratados temas como normas gerais, hipóteses de incidência, definições fundamentais, base de cálculo, alíquotas, imunidades, split payment, ressarcimento e extinção de débitos. No segundo dia, serão analisadas as características e as novas formas de tributação sobre o consumo, incluindo a não cumulatividade, regimes especiais, desonerações, regras para importações e exportações, e os critérios de transição entre o sistema atual e o novo modelo. Trataremos, ainda, das alíquotas de referência, vigência concomitante e aproveitamento de créditos acumulados. Desmistifique conceitos, esclareça dúvidas e prepare-se para as mudanças que já estão em curso. Programa
11 DE JUNHO – QUARTA-FEIRA Estrutura da LC nº 214/25 e os aspectos gerais da CBS, IBS e ISFelipe Dias Fábio Bernardo
12 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA As características e novas formas de tributação sobre o consumoSidney D’Agázio
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Compliance Trabalhista, Prevenção de Riscos e Gestão Estratégica das Relações de Trabalho |
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6 e 9 de junho de 2025Prezado(a) Sr(a) %%First Name%% TREINAMENTO ONLINEO mundo do trabalho atravessa transformações profundas, que exigem atualização por parte de empresários, lideranças de RH, advogados internos e gestores. A digitalização de processos, o avanço das plataformas de trabalho sob demanda e a consolidação do home office criaram novas dinâmicas e, com elas, novos riscos jurídicos e demandas por governança mais estratégica. Participe deste Evento de Capacitação InterNews, ministrado pelo renomado advogado do Direito do Trabalho, Luciano Barros Rodrigues Gago, para analisar a jurisprudência recente e preparar a sua empresa para novos desafios das relações de trabalho. Saiba construir um ambiente mais seguro, ético e sustentável. Considere as melhores práticas de governança e os cuidados preventivos que devem ser adotados. Avalie as modalidades, riscos e procedimentos no término do contrato de trabalho. Neste treinamento de conteúdo aprofundado e prático, serão abordados temas que vão da elaboração e gestão de contratos às novas formas de controle de jornada, passando por assédio, doenças ocupacionais, diversidade e o complexo cenário da terceirização. Os participantes terão acesso a análises de jurisprudência atual, simulações e orientações diretamente aplicáveis ao dia a dia das empresas. O treinamento enfatizará também o papel estratégico do compliance trabalhista na proteção da reputação corporativa e na mitigação de passivos trabalhistas. Diante de um Judiciário atento às condutas empresariais, estar bem preparado é um diferencial competitivo. Atualize seus conhecimentos e fortaleça os pilares da conformidade em sua organização. Este é o momento de se antecipar aos riscos e promover relações de trabalho mais equilibradas, produtivas e em sintonia com os novos tempos. InstrutorLuciano Barros Rodrigues Gago Sócio do escritório Luciano Gago Advogados Associados, tem mais de 30 anos de experiência em Direito do Trabalho. Foi conselheiro da OAB/RJ, onde participou da primeira banca do concurso nacional e unificado para Juiz do Trabalho. Foi assessor de Desembargador do TRT/RJ, de 1998 a 2000. É pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho. Cursou o Mestrado em Ciência Jurídicas pela Universidade Antônio de Nebrija (Madrid/ES). Foi professor de Direito Material e Processo do Trabalho nos Cursos de Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá, da Faculdade Cândido Mendes e da ESA – Escola Superior da Advocacia. ProgramaçãoI – Prevenção de Passivos Trabalhistas: Aspectos Econômicos e Sociais nas Empresas
II – Contratos de Trabalho: Espécies, Modificações e Limites Legais
III – Compliance na Era Digital: Jornada de Trabalho, Home Office e Direito à Desconexão – Dano Moral
IV – Inclusão, Equidade e Diversidade nas Relações Trabalhistas
V – Doenças Ocupacionais, Acidentes de Trabalho e Limbo Previdenciário
VI – Assédio Moral e Sexual: A Sociedade em Conflito Ético – O Ego no Centro da Discussão
VII – A Recente Reviravolta da Terceirização no Direito do Trabalho: Riscos e Deveres do Tomador de Serviços
VII – Término do Contrato de Trabalho: Modalidades, Riscos e Procedimentos
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Prevenção e Combate à Fraudes em Corporações |
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27 e 28 de maio de 2025Prezado(a) Sr(a) %%First Name%% SEMINÁRIO ONLINE A crescente sofisticação das fraudes corporativas exige das empresas respostas cada vez mais estratégicas, com uso inteligente da tecnologia, fortalecimento da governança e liderança engajada. Em um ambiente de negócios complexo e vulnerável, prevenir e reagir com eficácia é essencial para proteger ativos, reputações e operações. O Seminário InterNews reúne grandes especialistas com atuação direta em investigações, auditoria, compliance e controles internos. Durante dois dias, será possível aprofundar conhecimentos e analisar abordagens práticas no enfrentamento das fraudes empresariais. A programação aborda temas como mapeamento de riscos, identificação de sinais de alerta, condução de investigações internas e a aplicação de soluções tecnológicas nas frentes preventiva e investigativa. Também serão discutidas as vulnerabilidades em processos de contratação de fornecedores e prestadores de serviço, assim como a importância de canais de denúncia estruturados e confiáveis. Casos reais serão debatidos, com foco nos aprendizados que podem orientar decisões mais assertivas e seguras. O evento proporciona uma visão abrangente dos principais desafios enfrentados pelas organizações e contribui para o fortalecimento das estruturas de integridade corporativa. Programa27 DE MAIO – TERÇA-FEIRA14h00 – Mapeamento de riscos e construção de controles eficazesCamila Silvestre Bruno Giometti 15h00 – Fraudes internas: identificação de red flags e perfis de fraudadoresAntonio Vaz 15h50- Intervalo para café16h00 – Investigação corporativa: boas práticas e cuidados legaisEloy Rizzo 17h00 – Uso de tecnologia e IA nas investigações internasBruno Massard 18h00 – Encerramento do 1º dia28 DE MAIO – QUARTA-FEIRA14h00 – Fraudes na contratação de fornecedores e prestadores de serviçoChristian Karl de Lamboy 15h00 – Governança, compliance e canal de denúncias efetivoMilena Sbrana 15h50 – Intervalo para café16h00 – Casos reais: aprendizados de grandes investigaçõesCarlos Ayres Sócio fundador de Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados. Atua desde 2002 nas áreas de investigações internas e de compliance. Alguns casos envolveram o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) e a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). É professor na FGV Direito SP. Reconhecido por renomados rankings internacionais como advogado líder na área de compliance e investigações. 17h00 – Cultura de integridade e engajamento das liderançasClaudio Scatena 18h00 – Encerramento |
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Contratos de TI e SLAs: Elaboração, Negociação e Gestão |
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De 9 a 13 de junho de 2025Prezado(a) Sr(a) %%First Name%% TREINAMENTO ONLINE No mundo dinâmico da tecnologia, contratos bem estruturados e SLAs eficientes são fundamentais para garantir segurança, conformidade e qualidade da governança de TI. A adoção das melhores práticas de elaboração, negociação e administração de Contratos de TI permite, ainda, mitigar riscos, reduzir custos, assegurar qualidade nos serviços, melhorar adequação de soluções tecnológicas e garantir segurança jurídica em suas relações com fornecedores e parceiros. Participe deste Evento de Capacitação InterNews que aborda de forma prática todas as etapas do ciclo contratual, desde a estruturação jurídica e operacional até a negociação e o monitoramento de acordos com fornecedores de tecnologia e serviços digitais. Veja como aprimorar o gerenciamento dos Contratos de TI. A gestão eficiente de Contratos de Tecnologia da Informação tornou-se um fator estratégico para a sustentabilidade e segurança das organizações. Aprimore a capacitação de profissionais para tomadas de decisão estratégicas e alinhadas às melhores práticas de governança. InstrutorCarlos Renato Behamduni Anderson Profissional com mais de 30 anos de experiência em TI, especializado em Governança Estratégica de TI, segurança da Informação e gestão de projetos. Tem experiencia adquirida nas empresas CPM S/A (Capgemini), BrasilCenter/Embratel, Comm Soluttions, Stefanini e Oncoclinicas & Co, com destaque na liderança de projetos, redução de custos operacionais, implementação de políticas de segurança e expertise em infraestrutura crítica e melhoria de processos. Tecnólogo em processamento de dados, graduado em gestão financeira e gestão de segurança pública e privada. Pós-graduado em gestão de Segurança da Informação, MBA em gestão de projetos, MBA em gestão estratégica de Tecnologia da Informação. ProgramaMÓDULO I – Fundamentos dos Contratos de TI
MÓDULO II – Elaboração de Contratos de TI
MÓDULO III – Negociação de Contratos de TI
MÓDULO IV – Gestão e Monitoramento de Contratos de TI
MÓDULO V – SLA em TI: Gestão e Aplicação
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Reforma Tributária – CBS/IBS Agora é Lei. Prepare-se para mudanças significativas de tributação e em suas atividades corporativas |
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16 de maio de 2025Prezado(a) Sr(a) %%First Name%% TREINAMENTO ONLINE – 2ª TURMA As novas regras instituídas na Reforma Tributária, publicada no Diário Oficial da União de 17 de janeiro, como Lei Complementar 214/2025, terão um impacto significativo sobre as empresas. É crucial preparar-se para mudanças significativas. Com a sua regulamentação, o Brasil adota um modelo de tributação do consumo mais moderno e alinhado às práticas internacionais. Neste treinamento, vamos explorar o que muda, quais impostos foram instituídos e como essas alterações impactam as atividades corporativas, o consumo e a sustentabilidade. Entre suas principais inovações está a arrecadação no Estado de destino, a criação de novos tributos, com a gradual extinção de outros existentes. O propósito é o de simplificar o complexo sistema tributário brasileiro e de eliminar de vez a antiga guerra fiscal. É fundamental agir agora objetivando a implementação de determinadas práticas, tais como, analisar o perfil dos fornecedores, revisar contratos, ajustar sistemas de controle e revisar precificações. Estes são passos que podem ser dados desde já. Agir agora proporcionará uma vantagem competitiva e minimizará os riscos associados à incerteza e ao curto prazo de adaptação que teremos quando tudo entrar em vigor. Participe deste Evento de Capacitação InterNews, ministrado pelo renomado especialista em Direito Tributário, Sidney D’Agazio, para planejar e tomar desde já iniciativas de ajuste das suas atividades corporativas e da cobrança de tributos sobre o consumo. Público Alvo Empresários em geral; profissionais atuantes na área fiscal; advogados; auditores, contadores, controllers; gestores financeiros e demais interessados. InstrutorSidney D’Agazio Programa1) Introdução
2) Matriz constitucional (EC 132/23)3) Regulamentação Nacional – (LC 214/25)
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Construção de cenários em tempos VUCA – Incertezas, desafios e oportunidades |
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12 e 13 de agosto de 2025Prezado(a) Sr(a) %%First Name%% TREINAMENTO ONLINEA construção de cenários, num ambiente VUCA – Volátil, Incerto (com “U” em inglês), Complexo e Ambíguo, com fatores de desequilíbrio nacionais e internacionais, com destaque para política tarifária de Donald Trump, é uma tarefa desafiadora. É imprescindível para nortear a tomada de decisões corporativas e para a gestão de carteiras de investimentos. Participe deste Workshop InterNews com três economistas renomados, Otaviano Canuto, Roberto Padovani e Roberto Luis Troster, para conhecer melhor e reduzir incertezas na construção de cenários, que permitam tirar proveito de oportunidades e fazer frente a riscos. Saiba estruturar informações, entender transformações, lidar com as incertezas, identificar riscos e definir estratégias para a sua empresa e para a sua carteira de investimentos. Este Workshop debaterá, ainda, as perspectivas para a economia brasileira em 2025. Programa
InstrutoresOtaviano Canuto Roberto Padovani Roberto Troster |
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Contabilidade de Câmbio e Comércio Exterior – Atualização para as Novas Normas Vigentes em 2025 |
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26, 27,28 e 29 maio de 2025Prezado(a) Sr(a) %%First Name%% TREINAMENTO ONLINEContabilizar operações de câmbio e comércio exterior exige capacitação específica e complexa. O desafio de atualização agora é muito maior, diante das mudanças de normas que em janeiro de 2025 entraram em vigor com a Res. CMN nº 4966, a Res. BCB nº 352 e as Instruções Normativas BCB de 12/23 e 7/24. Participe online deste evento de Capacitação InterNews, que oferecerá uma abordagem teórica e prática sobre os procedimentos contábeis das operações realizadas pelas instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil, garantindo atualização e conformidade regulatória. O curso proporcionará conhecimentos teóricos e práticos detalhados sobre os registros contábeis de operações cambiais, estrutura das contas da carteira de câmbio, normas regulatórias e análise da posição cambial. Além do conteúdo técnico, os participantes terão acesso a informações estratégicas e comentários essenciais para compreender as diversas etapas e modalidades de operações de câmbio. Será ministrado por José Mayer, profissional com mais de 35 anos de experiência no setor de câmbio e comércio exterior. Esta capacitação é direcionada a profissionais de instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil, atuantes nas áreas de câmbio, contabilidade, negócios, controladoria, auditoria, finanças e sistemas, bem como a todos que desejam se especializar na contabilidade de operações cambiais. O curso é uma oportunidade valiosa para aqueles que buscam atualização diante das abrangentes e complexas mudanças regulatórias que entraram em vigor em janeiro e que procuram conhecer em maior profundidade as melhores práticas do setor. Durante o treinamento, os participantes terão a oportunidade de interagir diretamente com o instrutor para esclarecer dúvidas e consolidar seu aprendizado. Além disso, receberão materiais exclusivos (apostila e slides de apresentação) após o término do curso, que auxiliarão na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. InstrutorJosé Mayer Profissional com mais de 35 anos de experiência no setor de câmbio e comércio exterior. Atuou no Banespa e Banco Santander Brasil S.A., onde trabalhou na área de câmbio e no departamento internacional, elaborando normas, controlando posições cambiais e conduzindo treinamentos internos. Posteriormente, foi consultor no Banco Itaú S.A., revisando e elaborando roteiros contábeis relacionados a produtos de câmbio e comércio exterior. Autor do livro “Contabilidade de Câmbio e Comércio Exterior – 3ª Edição em dezembro/2024” ProgramaI – Introdução Básica e Escrituração Contábil II – Normativos do Banco Central do Brasil
III – Função e funcionamento
IV – Registros Contábeis sobre as Operações de Câmbio e Comércio Exterior A partir de janeiro/25 as compras e vendas de M/E passaram a ser registradas contabilmente dentro de um novo formato e serão demonstradas detalhadamente durante a apresentação. Contas patrimoniais, de compensação e de resultado encontram-se dentro do novo formato de títulos, subtítulos e desdobramentos de subtítulos, apresentadas através de lançamentos contábeis completos conforme produtos/modalidades abaixo e, em conformidade aos normativos do Bacen: EXPORTAÇÃO
IMPORTAÇÃO
FINANCEIRO
V – Posição de Câmbio |
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Controladoria em Bancos: Avaliação do Desempenho com Resultados Ajustados aos Riscos |
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De 3 a 6 de junho de 2025Prezado(a) Sr(a) %%First Name%% TREINAMENTO ONLINE PONTUAÇÃO EPC- CRC: AUD – 16 | PERITO – 16 | CMN – 16 | PROGP- 16 | PRORT – 16 A controladoria é uma função essencial no setor bancário, especialmente em um ambiente altamente regulado e competitivo. Sua atuação vai além do simples monitoramento de custos e receitas, oferecendo ferramentas para avaliar e otimizar o desempenho das instituições financeiras auxiliando a tomada de decisões. Participe deste Evento de Capacitação InterNews para aprimorar conhecimentos em práticas atualizadas de gestão e controle gerencial no setor bancário. Este treinamento abordará desde os conceitos fundamentais de contabilidade até as complexas metodologias de avaliação de desempenho ajustado ao risco, como RAROC (Retorno Ajustado ao Risco sobre o Capital) e FTP (Precificação de Transferência de Fundos). Tópicos como a integração entre a contabilidade tradicional e a gerencial, a aplicação do modelo DuPont em bancos e a gestão de custos baseada em atividades (ABC e TDABC) serão explorados, trazendo uma visão prática e estratégica da controladoria. Examine implicações complexas e as ramificadas que a Resolução CMN 4966/21, que entra em vigor em 2 de janeiro de 2025, terá para Controladoria. Avalie os desafios da gestão de custos em instituições financeiras. Saiba como alinhar estratégias de custo e precificação aos objetivos financeiros e regulatórios das instituições. Venha debater a aplicação prática de modelos de gestão de resultados, conciliando dimensões de desempenho, custos e riscos. Veja como explorar ferramentas como o Balanced Scorecards (BSC) e mapas estratégicos, essenciais para o planejamento e para a execução eficaz de estratégias bancárias. Saiba como tratar a questão dos diversos riscos intrínsecos à atividade bancária e como ajustar os resultados aos riscos. Domine todo o processo de gestão orçamentária, em seus contextos de planejamento, de metodologias, e seus impactos sistêmicos com exemplos numéricos práticos. Esteja preparado para enfrentar os desafios da gestão bancária, desenvolvendo uma compreensão detalhada das principais técnicas e modelos de avaliação de desempenho ajustados ao risco. Fortaleça a posição da sua instituição no mercado financeiro, dominando os instrumentos essenciais para uma gestão eficiente e estratégica. InstrutoresRogério Orsolini Sócio-diretor da Estratege Assessoria Empresarial Ltda. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA – USP. Engenheiro Civil pela UNICAMP. Atua desde 1994 em projetos nas áreas de Controladoria e Organizacional, implantando modelos de controle gerencial, custos e orçamentos em clientes como Bradesco, Banco Central, Banco Nossa Caixa, BMB, Banco IBI, Banco da Amazônia, Goodyear e Panasonic, entre outros. Atuou em cargo executivo no Banco Itaú, na área de Controladoria. Foi professor de cursos de pós-graduação na FIPECAFI, FMU e UNIP, de Contabilidade e Controladoria. Instrutor em treinamentos para executivos nos bancos Itaú, Bradesco, BCN, Banco do Brasil, CEF, ABN Amro e Santander, entre outros. Guiomede Guilardi Filho Sócio-diretor da Estratege Assessoria Empresarial Ltda. Mestre em Administração de Empresas pela FGV – SP, Administrador de Empresas pelo IMES – SCS e Contador pelas Faculdades Tibiriçá. Atua desde 1995 em projetos de consultoria nas áreas organizacional e de controladoria, implantando modelos de controle gerencial, metodologias de custeio e orçamentos em clientes como Bradesco, Banco do Brasil (em parceria com a FIPECAFI), Banco Nossa Caixa, Banco Central, HSBC, BMB, BMG, Banco IBI, GoodYear, entre outros. Atuou em cargos executivos, principalmente nas áreas de custos e orçamentos, nos Bancos da Bahia, União Comercial e Itaú. Foi professor do Centro de Excelência Bancária da FGV – SP e do curso de pós-graduação na UNINOVE. Instrutor em treinamentos para executivos nos bancos Itaú, Bradesco, BCN, Banco do Brasil, ABN Amro e Santander, entre outros. ProgramaModelo de Gestão; Processo de GestãoObjetivos; benefícios; alguns problemas; limites de atuação dos gestoresControle Gerencial – Desafios do AdministradorModelo de Gestão de Resultados em Bancos
Contabilidade Tradicional x Contabilidade Gerencial
Avaliação de Desempenho Tradicional
Avaliação de Desempenho e a Gestão Estratégica de Custos
– Custeio por Absorção (Tradicional; Baseado em Direcionadores – DBC; Baseado em Atividades – ABC; e Baseado em Atividades e Tempos – TDABC)
Avaliação de Desempenho Ajustado ao Risco:
BSC – Balanced Scorecards:
Processo Orçamentário:
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Resolução CMN nº 4966/21: Contabilidade de Hedge na Prática |
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24 e 25 de junho de 2025Prezado(a) Sr(a) %%First Name%% TREINAMENTO ONLINEA Resolução CMN nº 4.966/2021 entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025. No entanto, a obrigação de aplicação das normas de contabilidade de hedge será exigida apenas a partir de 1º de janeiro de 2026. Isso significa que, enquanto a norma já terá efeitos para outros aspectos a partir de 2025, as regras específicas para operações de hedge terão um prazo adicional de transição, permitindo que as instituições financeiras se adaptem às novas exigências. A correta aplicação das normas de contabilidade de hedge é essencial para garantir a precisão na gestão dos riscos financeiros e na proteção contra oscilações de mercado. Participe deste Evento de Capacitação InterNews Online, que foi desenvolvido para habilitar profissionais do setor a aplicar de forma eficaz os princípios contábeis e regulatórios em operações de hedge exigidos pela Res. 4966. Venha debater conceitos fundamentais, tais como a identificação e qualificação dos instrumentos de hedge, a classificação das operações e a contabilização adequada de estratégias de proteção financeira. Compreenda o impacto dessas operações na estrutura contábil das instituições. Aprimore os processos internos de controle e de evidenciação de informações sobre operações de hedge requeridos pela Res. 4966. O treinamento abordará temas como hedge de valor justo, hedge de fluxo de caixa e hedge de investimento líquido no exterior. Além disso, será detalhado o tratamento tributário das operações de hedge. O curso será conduzido pelo renomado professor Joubert da Silva Jerônimo Leite, especialista em contabilidade, auditoria e controladoria. Sua vasta experiência no setor garantirá uma discussão aprofundada e aplicada dos desafios enfrentados pelas instituições financeiras na adoção da contabilidade de hedge dentro das exigências da Resolução CMN nº 4.966/2021. Não perca a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e garantir que sua instituição esteja plenamente alinhada com as exigências regulatórias. InstrutorJoubert da Silva Jerônimo Leite
PROGRAMAMódulo I – DefiniçõesMódulo II – Instrumentos de HedgeMódulo III – Itens Objeto de HedgeMódulo IV – Qualificação para Contabilidade de HedgeMódulo V – Classificação das Operações de HedgeMódulo VI – Contabilidade de Hedge AplicávelMódulo VII – Hedge de Valor Justo da Exposição à Taxa de Juros de Carteira de Ativos ou de Passivos FinanceirosMódulo VIII – Tratamento Tributário das Operações de HedgeMódulo IX – Evidenciação de InformaçõesMódulo X – Estudos de Casos Práticos |
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Resolução CMN nº 4966/21: Riscos Financeiros de Crédito e Perdas Esperadas com Crédito na Prática |
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4, 5 e 6 de junho de 2025Prezado(a) Sr(a) %%First Name%% TREINAMENTO ONLINEA Resolução CMN nº 4.966/2021 trouxe mudanças significativas na avaliação e mensuração dos riscos financeiros de crédito, exigindo das instituições financeiras um aprimoramento nos critérios de classificação e tratamento contábil da gestão do crédito, inclusive dos ativos problemáticos. Com sua aplicação obrigatória desde 1º de janeiro de 2025, torna-se essencial que profissionais do setor estejam preparados para compreender e implementar as diretrizes estabelecidas, minimizando riscos e assegurando conformidade regulatória. Participe desde Evento de Capacitação InterNews Online para aprofundar conhecimentos sobre a avaliação de riscos de crédito e a mensuração de perdas esperadas, temas fundamentais para a gestão eficaz das carteiras financeiras. A abordagem prática permitirá uma análise detalhada das exigências contábeis, do reconhecimento de ativos problemáticos e da aplicação da taxa efetiva de juros, proporcionando uma visão abrangente sobre os impactos da norma em sua instituição financeira. Com uma metodologia interativa e dinâmica, o treinamento abordará conceitos essenciais como mensuração, reconhecimento e cura de ativos financeiros, além do tratamento tributário das perdas esperadas de crédito. Estudos de casos práticos complementam a programação, permitindo que os participantes compreendam a aplicabilidade da resolução, aprimorando sua capacidade de tomada de decisão. O curso será conduzido pelo professor Joubert da Silva Jerônimo Leite, profissional renomado na área de contabilidade, auditoria e controladoria, com vasta experiência acadêmica e prática no setor financeiro. Sua expertise garantirá um aprendizado qualificado, promovendo discussões aprofundadas sobre os desafios e oportunidades que a Resolução CMN nº 4.966/2021 apresenta para as instituições financeiras. Saiba atuar com excelência na gestão dos riscos de crédito. A adequação às novas exigências regulatórias é fundamental para fortalecer a solidez das instituições e otimizar seus processos contábeis e financeiros. InstrutorJoubert da Silva Jerônimo Leite
PROGRAMAMódulo I – DefiniçõesMódulo II – Avaliação de Riscos de CréditoMódulo III – Tratamento Contábil dos Ativos ProblemáticosMódulo IV – Taxa Efetiva de JurosMódulo V – MensuraçãoMódulo VI – ReconhecimentoMódulo VII – Cura de Ativo FinanceiroMódulo VIII – Tratamento Tributário das Perdas Esperadas de CréditoMódulo IX – Evidenciação de InformaçõesMódulo X – Estudos de Casos Práticos |
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