Auditoria, Banking, Capacitação, Compliance, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão de Riscos, Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Jurídico & Contratos, Legislação e Contratos, Legislação e Contratos, Processos Corporativos, Riscos Corporativos
A reestruturação da governança financeira
Ministrado por Roberto Luis Troster e Celson Luiz Hupfer
11, 12 e 13 de dezembro de 2023
TREINAMENTO ONLINE
As empresas e organizações precisam considerar a reestruturação da governança financeira para melhorar suas tomadas de decisões estratégicas e assegurar a eficiência nas fontes e nos usos de recursos.
Uma boa governança financeira é específica para cada empresa. Entretanto, há requisitos básicos, que devem ser atendidos, bem como alguns preceitos que devem ser seguidos para seu desenho.
Participe deste Treinamento InterNews para compreender o que deve considerar ao revisar e adequar estruturas, processos, políticas, procedimentos e sistemas de governança financeira na sua organização.
Saiba como analisar e eventualmente modificar um conjunto de práticas para aprimorar a gestão eficiente dos recursos financeiros. Veja como obter equilíbrio financeiro, sustentabilidade das estratégias de crescimento, viabilidade de investimentos, além de garantir a reputação da empresa e o adequado retorno aos acionistas.
As consequências da implantação inadequada de governança financeira passam por desperdícios e vão até a inviabilidade de negócios. Evite a avaliação deficiente de margens e riscos, bem como os desbalanceamentos entre fontes e usos de recursos e os erros na tomada de decisões estratégicas.
Prepare a governança financeira da sua empresa ou organização para um ambiente mais conturbado, que pode ocorrer em 2024.
Este evento de Capacitação InterNews apresentará os principais conceitos e oferecerá ferramentas para uma governança financeira segura e de acordo com a estratégia da empresa, com o objetivo de capacitar executivos de organizações financeiras e não financeiras, a avaliar e implementar sistemas e estruturas adequados.
Instrutores
Roberto Luis Troster
Possui mais de trinta anos de experiência em tesourarias de bancos e empresas. É economista (prêmio Gastão Vidigal) e doutor em economia pela USP. Foi membro fundador da CAAR (Câmara de Administração de Assuntos de Risco) e economista chefe da Febraban e da ABBC. Professor universitário, lecionou na USP, na PUC-SP, no Mackenzie e no CEDES. Autor de artigos e livros, é consultor de empresas, governos e instituições financeiras nacionais e estrangeiras, incluindo o FMI e o Banco Mundial.
Celson Luiz Hupfer
Tem mais de trinta anos de vivência em bancos nacionais e estrangeiros, em gestão de pessoas, em crédito, em riscos e em reestruturação de setores. Também foi fundador e investidor em startups de tecnologia. Economista e doutor em psicologia social pela USP. Pós graduado em Financial Institutions for Private Enterprise Development pela Harvard University. Foi diretor dos bancos Itaú, Noroeste e do BankBoston e CEO da Connekt Tecnologia e Soluções em Recursos Humanos e co-fundador da UnicoRH Tecnologia em Recursos Humanos. Foi professor da FMU. Tem experiência em planejamento estratégico, mentoria e coaching de executivos.
Programa
I – Apresentação
O conceito, a importância, os requisitos da boa governança financeira, estratégias de governança (crescimento, retorno, sustentabilidade) e o imperativo da sobrevivência financeira do negócio.
II – Arquitetura da governança financeira
Tesouraria, operações, riscos, comitês, instrumentos, rotinas, documentos gerenciais e KPI´s. Algumas possibilidades de estruturas, políticas, processos e gestão de riscos e sua mitigação (crédito, compliance, fraudes, liquidez, operacionais, mercado e regulatórios).
III – A armadilha da dívida
O que é, suas etapas, saídas, consequências, fatores externos e internos que a precipitam e erros a evitar, opções de prazos e linhas adequados à estratégia.
IV – Gestão de caixa
Descasamentos, fluxo de caixa, colchão de reserva, indicadores, fontes adicionais de recursos e a definição do caixa mínimo.
V – Atuação em estresses
Construindo cenários, definindo ações antes e testando-as. Comunicação, operação sem parar e planos de contingência e de prontidão. Importância da celeridade, antecipando problemas, defasagens, construindo cenários esperados e de estresse, simulações e identificação de vulnerabilidades.
VI – Tomada de decisão
Decisão operacional, novos negócios, investimentos (modelos de análise de retorno), sustentabilidade no longo prazo, fontes de capital, construção de cenários do mercado interno e externo, consequências de não investir, custos da inovação (ou não).
VII – Crescimento e competitividade
Análise da capacidade de crescimento e sua relação com fontes de recursos, fatores críticos para o crescimento (produtos, serviços, marketing, inteligência, TI, pessoas), fatores de sucesso e de fracasso, estratégias de Ebitda x crescimento (sustentabilidade x futuro).
VIII – Sustentabilidade da empresa
Retomando a estrutura, recursos financeiros, tecnologia, marketing, inovação e melhoria contínua, pessoas (perfis, contratação, remuneração, desenvolvimento de carreiras, conexão entre remuneração e metas) e liderança (modelos de liderança para a gestão financeira).
IX – Juntando as partes
Melhores práticas, controles, indicadores chave, o imperativo de ser proativo, diretrizes importantes e checklist para a estruturação da governança financeira e cuidados a serem observados.