Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Auditoria, Capacitação, Contábil, EAD, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Jurídico & Contratos, Legislação e Contratos, Processos Corporativos, Tributário, Tributos

Créditos Escriturais para Pagamento de Tributo e Fornecedor

Ministrado por Sidney D'Agázio

13 e 14 de setembro de 2022

TREINAMENTO ONLINE 

O aproveitamento eficaz de créditos escriturais de tributos permite a sua empresa se tornar mais competitiva e melhorar o fluxo de caixa.

Faz toda a diferença para os resultados corporativos a compreensão dos procedimentos de conversão destes créditos escriturais em recursos financeiros para compensação e quitação dos próprios tributos.

Estes créditos podem ser também utilizados como transferência de saldo acumulado para pagamento a fornecedores de insumos, bem como negociados com terceiros sem a necessidade de vínculo de interdependência, mediante prévia habilitação junto ao Fisco.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews para otimizar o aproveitamento de créditos escriturais da sua empresa, através da abordagem prática e objetiva do renomado especialista em Direito Tributário, Sidney D’Agázio.

Conheça melhor procedimentos devem ser adotados pela sua empresa. Saiba diferenciar critérios físico e critérios financeiros relacionados a créditos de IPI, Pis, Cofins e ICMS. Veja o momento de apropriação dos créditos. Previna situações de “créditos esquecidos na contabilidade”. Entre outras importantes questões, avalie como proceder com crédito presumido de exportação (IPI -e com a restituição do ICMS-ST pago além da presunção.

Instrutor

Sidney D’Agazio
Bacharel em Direito e Contabilista; Especialista em Direito Tributário pelo IBET/USP; ex-auditor fiscal; membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT); Professor de cursos de extensão profissional há mais de vinte anos. Consultor de empresas; Autor do Livro: “Como Atender o Fiscal de Tributos” – Editora Cenofisco.

Público Alvo

Empresários, gerentes tributários, supervisores fiscais, analistas, auditores, administradores, advogados, contadores, gerentes financeiros e demais interessados.

Programa

1 – Considerações iniciais

2 – Quais procedimentos devem ser adotados pela empresa?

3 – Regimes tributários e a não cumulatividade

4 – Créditos IPI/PIS/COFINS/ICMS – Critérios físico x financeiro

6 – Momento da apropriação dos créditos

7 – Créditos esquecidos na contabilidade

8 – Centralização de escrituração fiscal – ICMS

9 – Compensação de tributos federais

10 – Ressarcimento em espécie

11 – Cessão de créditos de terceiros – decisão CARF

12 – Crédito presumido de exportação – IPI

13 – Ativo imobilizado: crédito PIS/COFINS/ICMS

14 – Crédito acumulado de ICMS – moeda tributária e financeira

15 – ICMS-Importação – regime de caixa

16 – Restituição do ICMS-ST pago além da presunção

17 – Restituição x compensação – diferenças

18 – Crédito extemporâneo