Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Agribusiness, Comércio Exterior, Compliance, EAD, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Jurídico & Contratos, Legislação e Contratos, Legislação e Contratos, Meio Ambiente, Processos Corporativos, Seminário, Sustentabilidade, webinar

Mobilização de Recursos para o Agronegócio: Como viabilizar seus investimentos em um cenário de expansão da produção e aumento da produtividade

25 e 26 de março de 2021

SEMINÁRIO ONLINE

Com a queda dos juros e com a sólida demanda internacional por commodities agrícolas, as empresas brasileiras do agronegócio nunca tiveram condições tão favoráveis para realizar lucrativos investimentos em aumento da produtividade e da produção.

Para atender a demanda mundial por alimentos, estudo recente das Nações Unidas aponta que a produção agrícola brasileira precisa crescer 41% nos próximos dez anos, o que requer o país mobilizar cerca de R$ 1,5 trilhão de recursos em investimentos no setor nesse mesmo período.

É importante sublinhar que as taxas baixas de juros agora garantem ao agricultor a captação de recursos financeiros e de capitais em condições que lhe permite obter lucro com o aumento da escala e do escopo de sua produção, sem necessidade da conversão de biomas nativos em novas áreas de lavoura.

Participe deste Seminário InterNews para compreender melhor o passo a passo para a emissão de instrumentos securitizados de crédito para a agricultura, como CPR (Cédula do Produto Rural), CRA (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) e debentures incentivadas. Considere alternativas do mercado de capitais, através de IPOs e da emissão primária de capital.

Conheça o posicionamento de autoridades dos ministérios da Agricultura e da Economia sobre a política de crédito e de apoio ao aumento da produtividade e da produção agrícola. Saiba através do relato de experiências de sucesso como captar e como utilizar recursos para a expansão das suas atividades. Veja quais são os pontos críticos para a emissão de CPR e CRA. Verifique o que investidores buscam nos papéis de empreendimentos agrícolas.

Dia 25 de março | quinta-feira

9h00 – Política de Crédito: Novos Instrumentos para Financiar o Agronegócio

José Angelo Mazzillo Júnior
Secretário-Adjunto de Política Agrícola no Ministério da Agricultura. No Banco Central atuou durante 26 na Diretoria de Normas e no Departamento de Processos Administrativos Sancionadores. Foi supervisor de Instituições Bancárias e chefe do Departamento de Crédito Rural. Mestre em Finanças (PUC/RJ) e pós-graduado em Economia (George Washington University, EUA).

10h20 – Como Viabilizar a Expansão da Produção e o Aumento da Produtividade no Agronegócio

Rogério Boueri
Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Economia. PhD em Economia pela Universidade de Maryland (EUA). Especialista em Agronegócio pela USP/ESALQ. Conselheiro do Conama, CNPA e CNPC

11h40 – Estudo de caso: SLC Agrícola – Captação de Recursos e Abertura de Capital para uma Estratégia Agressiva de Expansão no Agronegócio

Rodrigo Gelain
Gerente Financeiro e Contábil da SLC Agrícola S/A, responsável pela Tesouraria, Operações Estruturadas e Demonstrações Financeiras. MBA Executivo – Financial Management & Capital Markets pelo New York Institute of Finance

13h00 – Encerramento do 1º dia

Dia 26 de março | sexta-feira

9h00 – Como Otimizar a Emissão de CPR, CRA e outros Instrumentos de Crédito Agrícola

  • Financiamento e reestruturação financeira para o agronegócio, securitização de dívida agrícola

Moacir Ferreira Teixeira
Sócio executivo, fundador da Ecoagro, CEO da Eco Gestão de Ativos, responsável pela área de captação de recursos e relacionamento com investidores é uma referência do mercado brasileiro em operações estruturadas para o agronegócio. Desenvolveu sua carreira no mercado financeiro, atuando em diversos bancos, como o Credibanco e Westlb. Economista. Há mais de uma década dedica-se a promover a interação entre o Mercado de Capitais e o agronegócio.

10h20 – Estratégias de Investimentos com Alto Retorno e com Sustentabilidade no Agronegócio

Mariane Crespolini
Diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Mestra e Doutora em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp.

11h40 – O que o Investidor Busca em uma Emissão de CRA

Mauro Rached
Sócio do Grupo Integral, foi CEO do BNP Paribas Wealth Management

13h00 – Encerramento do seminário