Os melhores conteúdos para a gestão empresarial

Agribusiness, Comércio Exterior, Compliance, EAD, Finanças & Economia, Gestão Corporativa, Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Jurídico & Contratos, Legislação e Contratos, Legislação e Contratos, Meio Ambiente, Processos Corporativos, Realizados, Seminário, Sustentabilidade, webinar

Captação de Recursos para Investimento no Agronegócio

17 e 18 de agosto de 2021

DOWNLOAD

Para acessar o restante do conteúdo, digite a sua senha.

SEMINÁRIO ONLINE

As empresas brasileiras do agronegócio nunca tiveram condições tão favoráveis para realizar lucrativos investimentos em aumento da produtividade e da produção. Diante da sólida demanda internacional por commodities, você precisa aprender a captar recursos a taxas mais favoráveis para viabilizar a expansão dos seus negócios.

Para atender a demanda mundial por alimentos, estudo recente das Nações Unidas aponta que a produção agrícola brasileira precisa crescer 41% nos próximos dez anos, o que requer o país mobilizar cerca de R$ 1,5 trilhão de recursos em investimentos no setor nesse mesmo período.

O produtor pode hoje captar recursos securitizados ou realizar abertura de capital através de IPOs em condições que lhe permitam obter lucro com o aumento da escala e do escopo de sua produção, sem necessidade da conversão de biomas nativos em novas áreas de lavoura.

Uma nova alternativa para a captação de recursos para investimentos em condições favoráveis é através do Fiagro (Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais), que foi recentemente aprovado pelo Congresso Nacional, que derrubou os vetos da presidência da República que teriam diluído a eficácia da legislação.

Participe deste Seminário InterNews para compreender melhor o passo a passo para a emissão de instrumentos securitizados de crédito para a agricultura, como CPR (Cédula do Produto Rural), CRA (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), Títulos de Crédito Eletrônicos e debentures incentivadas. Considere alternativas do mercado de capitais, através de IPOs e da emissão primária de capital. Veja como se beneficiar do Fiagro.

Conheça o posicionamento de representantes dos ministérios da Agricultura e da Economia sobre a política de crédito e de apoio ao aumento da produtividade e da produção agrícola. Saiba através do relato de experiências de sucesso como captar e como utilizar recursos para a expansão das suas atividades. Veja quais são os pontos críticos para a emissão de CPR e CRA. Verifique o que investidores buscam nos papéis de empreendimentos agrícolas.

Dia 17 de agosto | terça-feira

9h00 – Política de Crédito do Ministério da Agricultura: Novos Instrumentos para Financiar o Agronegócio. A Importância do Fiagro.

José Angelo Mazzillo Júnior
Secretário-Adjunto de Política Agrícola no Ministério da Agricultura. No Banco Central atuou durante 26 anos na Diretoria de Normas e no Departamento de Processos Administrativos Sancionadores. Foi supervisor de Instituições Bancárias e chefe do Departamento de Crédito Rural. Mestre em Finanças (PUC/RJ) e pós-graduado em Economia (George Washington University, EUA).

10h20 – Viabilização da Expansão da Produção e do Aumento da Produtividade no Agronegócio

Rogério Boueri
Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Economia. PhD em Economia pela Universidade de Maryland (EUA). Especialista em Agronegócio pela USP/ESALQ. Conselheiro do Conama, CNPA e CNPC

11h40 – Estudo de caso: SLC Agrícola – Captação de Recursos e Abertura de Capital para uma Estratégia Agressiva de Expansão no Agronegócio

Rodrigo Gelain
Gerente Financeiro e Contábil da SLC Agrícola S/A, responsável pela Tesouraria, Operações Estruturadas e Demonstrações Financeiras. MBA Executivo – Financial Management & Capital Markets pelo New York Institute of Finance

13h00 – Encerramento do 1º dia

Dia 18 de agosto | quarta-feira

9h00 – Como Otimizar a Emissão de CPR, CRA e outros Instrumentos de Crédito Agrícola

  • Financiamento e reestruturação financeira para o agronegócio, securitização de dívida agrícola

Moacir Ferreira Teixeira
Sócio executivo, fundador da Ecoagro, CEO da Eco Gestão de Ativos, responsável pela área de captação de recursos e relacionamento com investidores é uma referência do mercado brasileiro em operações estruturadas para o agronegócio. Desenvolveu sua carreira no mercado financeiro, atuando em diversos bancos, como o Credibanco e Westlb. Economista. Há mais de uma década dedica-se a promover a interação entre o Mercado de Capitais e o agronegócio.

10h00 – Titulos de Crédito Eletrônicos e Fiagro

  •  Redução de Custo de Transação

Antonio Carlos de Oliveira Freitas
Mestre em Direito dos Negócios pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, especialista em Direito Processual Civil pela PUC-SP, Indicado ao Prêmio da FGV Direito SP de melhores trabalhos de dissertação de mestrado de 2019. Autor do livro: Título de crédito eletrônico e agronegócio, publicado pela editora Singular em 2020. Membro efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), coordenador da Comissão de Agronegócio do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP), membro do Conselho Diretor da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e sócio do escritório Luchesi Advogados.

11h00 – O que o Investidor Busca em uma Emissão de CRA

Mauro Rached
Graduado em Engenharia Civil na Escola  Politécnica e em Direito pela USP. Especialização em Gestão Industrial pela Fundação Vanzolini e  MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração (USP). No mercado financeiro desde 1994, acumulou diferentes expertises: Consultoria de Investimentos, Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Ativos, Risk Management, Capital Markets, Renda Fixa, Crédito e Real Estate. Foi CEO do BNP Paribas Wealth Management de 2012 a 2019. Foi sócio da Integral responsável pela área de Produtos e Distribuição desde fevereiro 2020. Atualmente é Head da Área de Investimentos da Daycoval.

12h00 – As Perspectivas do Agronegócio na Visão dos Produtores

Bruno Lucchi
Superintendente Técnico da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Possui mestrado em Agronegócio pela UnB (Universidade de Brasília)

13h00 – Encerramento do seminário