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Indicadores, Métricas e Resultados de RH

Ministrado por Cleidimar Alvarenga

13 e 14 de abril de 2021

TREINAMENTO ON-LINE

Medir os resultados em recursos humanos de forma concreta e não subjetiva é uma tarefa bastante desafiadora e tem se mostrado fundamental para posicionar o RH como parceiro estratégico. A mensuração dos resultados auxilia na definição dos sistemas e das ações prioritárias para o alinhamento do RH às estratégias de negócios da organização.

É necessário conhecer as ferramentas disponíveis para medir os resultados da gestão de RH e o impacto gerado ao negócio. Decisões estratégicas devem ser fundamentadas nos indicadores mais adequados à empresa. É preciso desenvolver programas e ações que de fato impactam nos resultados corporativos.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews e saiba como selecionar e utilizar métricas e indicadores para gerenciar o desempenho da gestão de RH, de treinamento e desenvolvimento e da consultoria interna de RH (CIRH). Veja como mensurar sua contribuição ao negócio, construindo um instrumento de integração entre a estratégia, a gestão de pessoas e os resultados organizacionais.

Instrutora

Cleidimar Alvarenga

Diretora da Azo Consultoria de Resultados  e consultora Sênior da SerTotal Consultoria. Advogada, especializada em Direito do Trabalho, MBA em Desenvolvimento de RH e Gestão Empresarial. Consultora, palestrante e Instrutora de cursos para executivos sobre Direito do Trabalho, LGPD e GPDR – Lei Geral de Proteção de Dados, Governança, Compliance (inclusive trabalhista), Riscos (ISO 31000), Danos Morais (assédio moral e assédio sexual) e Gestão e Desenvolvimento de RH. Possui relevante experiência profissional como executiva e consultora em empresas nacionais e multinacionais. Especializada em Planejamento Estratégico de RH, R&S, Gestão de Desempenho, Remuneração e Recompensas, Carreira e Sucessão, Gestão de Talentos, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade Socioambiental.

Programa

Módulo I – O Desafio de fazer o RH Estratégico

  • Alinhamento Estratégico do RH
  • Os papéis de RH, conforme Ulrich
  • Gestão do Capital Humano
  • KPIs e Benchmarking em RH: o que significam e até onde funcionam
  • Big Data e Business Intelligence: como extrair informações estratégicas para o RH
  • People Analytics: O RH orientado por dados. Análise de dados aplicada à gestão de pessoas

Módulo II – Indicadores dos Subsistemas de RH

  • Diferença entre estatística, indicador e métrica
  • Como estabelecer metas e objetivos
  • Como construir e administrar Indicadores RH
  • Fatores críticos de sucesso na implantação de Indicadores
  • Indicadores de Recrutamento e Seleção
  • Indicadores de Treinamento e Desenvolvimento
  • Indicadores de Administração de Pessoal (absenteísmo, retenção, rotatividade, etc.)
  • Indicadores de Remuneração e Benefícios
  • Indicadores de Clima e Engajamento
  • Indicadores de Saúde e Segurança do Trabalho
  • Outros indicadores aplicáveis à gestão de RH: passivo trabalhista, responsabilidade social, comunicação interna etc.
  • Dashboards – painéis de controle
  • Como aplicar e calcular o ROI (retorno sobre investimento)
  • Indicadores Comportamentais X Resultados Organizacionais
  • Gestão de Desempenho X Gestão de Indicadores de RH
  • As exigências das “Normas ISO” quanto aos indicadores de RH

Módulo III – Indicadores e Métricas de resultados em RH na prática

  • Indicadores e Métricas para RH que contribuem para o gerenciamento e tomada de decisão da organização
  • Construção e administração dos indicadores de RH através do desdobramento da estratégia organizacional
  • O Balanced Scorecard (BSC) como metodologia de realização da estratégia
  • Identificação de “gaps” e proposição de Planos de Ação

Exercício Prático – Modelo de Indicadores de RH – Estratégico, Gerencial e Operacional